Aprenda como emitir NF-e de devolução com ST e IPI
Se você tem dúvidas sobre a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) para Devolução de Compras e Trocas quando há ICMS (imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), ST (Substituição Tributária ) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), esse artigo é para você! Ensinaremos como emitir NF-e de devolução nesses casos.
NF-e de devolução
Quando emitimos uma nota fiscal de devolução, esta deve ser uma cópia fiel da nota fiscal de compra no que diz respeito aos valores de itens e tributos.
Empresas do ramo varejistas, quando compram de um Substituto Tributário ou Contribuinte do IPI, não devem devolver a nota destacando o IPI e a ST, nos campos próprios, mas ao invés disso informar os valores no campo dados adicionais da NF-e. Com as alterações da NT a SEFAZ passou a validar a totalização da NF-e e com isso os arquivos XML gerados pelo sistema estavam sendo rejeitados.
Como emitir nota fiscal de devolução com IPI e ST
Para emitir a nota corretamente, simplesmente informe:
- O fornecedor para o qual está sendo efetuada a devolução;
- você deve preencher a NF-e de Devolução observando atentamente o CFOP (se a mercadoria a ser devolvida tiver ST o CFOP a utilizar é o x.411 (5.411 para dentro do Estado e 6.411 para fora do Estado) se a mercadoria tem tributação normal (sem ST) utilize o CFOP 5201 (para devolução produção industrial) ou 5202 (para mercadorias do comercio) dentro do Estado e 6201 ou 6202, para fora do Estado, conforme seja devolução para indústria ou comercio, respectivamente. O CFOP independe de regime tributário das empresas;
- produtos a serem devolvidos com os valores exatamente como na nota de compra;
- valor do produto;
- ICMS próprio(para empresas do regime normal;
- não informe IPI e ST nos campos próprios;
- informe CST 00 para empresas do regime normal e CSOSN 102 para empresas do simples nacional.
- some os valores de IPI e ST de todos os itens a serem devolvidos e informe no campo “Outras despesas acessórias”;
- informe o valor de IPI e ST nos dados adicionais da nota fiscal;
- emita a NF-e de Devolução exatamente pelo valor unitário do produto cobrado na(s) NF-e(s) de origem, sem ST e sem IPI;
- informe em “Dados Adicionais” o(s) numero(s) da(s) NF-e(s) e a chave de acesso da(s) NF-e(s) de origem e a data dela(s).
Pronto! Assim você conseguirá emitir a NF-e de devolução!
Ainda não entendeu? Escreva suas dúvidas para a gente na seção de comentários!
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Consultor TagPlus
Sou indústria do simples nacional, emiti uma nota fiscal destacando icms st, entretanto esta nota fiscal foi devolvida e quando devolveram a nota fiscal só veio com o valor do produto, está correto?
Eu devo pagar o ICMS ST de uma nota fiscal que foi devolvida????
Boa tarde.
Efetuei uma nota de devolução com apenas um item que contém ST de 4,88. Para que os valores pudessem ser apurados, dividi esse valor pela quantidade de produtos e adicionei ao preço de custo, fechando um valor X. Ainda coloquei nas informações adicionais que o ICMS está contido no valor dos produtos e especifiquei de quanto era o valor. Ainda assim, minha nota não foi aceita e preciso realizar outra. Como devo fazer essa nova nota?
PRECISO EMITIR UMA NOTA DE DEVOLUÇÃO PARA DENTRO DO ESTADO MINHA EMPRESA É OPTATANTE PELO LUCRO PRESUMIDO E MEU FORNECEDOR QUER QUER QUE EU EMITA UMA NOTA SEPARADA PARA O RESSARCIMENTO DA ST EU POSSO EMITIR DESSA FORMA?
PRECISO SABER SE NÃO TEREI PROBLEMAS JUNTO A RECEITA.
Boa tarde,
Se eu conseguir validar a nota de devolução com a ST e com o IPI, eu posso, ou é errado?
Olá,minha empresa é do simples,e não gera ICMS,mas a nota de devolução foi rejeitada,pq não preenchi esse campo,como faço nesse caso?
Sou varejista e estou emitindo nota de devolução com produtos de substituição tributária e empresa está recusando a nota por não ter destacado a alíquota ,tenho que destacar a alíquota ?
quero emitir nota fiscal de forma manual com desta de ICMS e ST/IPI qual porcentagem ou como emitir se possível me envie um PDF para ter uma ideia de como fazer esta emissão manualmente
grato.
Meu cliente é uma indústria de confecção no ES, sob regime normal (lucro presumido), aqui, o ramo de atividade dele não paga IPI sobre as roupas confeccionadas, ele fez uma compra de matéria prima que veio com IPI destacado pelo fornecedor, porém foi necessário devolver a mercadoria, como devo proceder pois como não posso destacar no campo próprio, pelo que li, deve ser informado o valor em Despesas Acessórias, porém quando destaco nesse campo, o valor é somado a base de cálculo do ICMS ficando diferente da nota original, o que fazer?
Boa tarde,
Na NF de devoluçãom Empresas do Lucro Real podem destacar o imposto nos campos proprios? ou a regra de não destacar serve para todos os regimes?
desde ja agradeço.
Boa tarde, qual a base legal para essa forma de devolução da ST e do IPI pelo varejista?