Certificado Digital: O que é, como funciona e quais seus benefícios

O Certificado Digital funciona como um documento de identidade eletrônica, composto por chaves criptografadas, com validade de jurisdição, o que garante segurança e integridade às suas transações e demais serviços via internet, evitando assim, riscos de roubo de identidade e de suas informações.

Para quem?

É obrigatório para pessoas físicas ou jurídicas que pretendem realizar transações via internet de forma segura e autenticada.

As empresas inscritas no Simples, como não são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica, não precisam de certificação digital.

Como funciona e para que serve?

Funciona como um facilitador, já que não é presencial, tudo é feito via internet, de modo seguro e prático.

O certificado serve para o controle fiscal, assinatura e envio de documentos remotamente, realização de transações bancárias online, etc.

Tipos de certificado

O A1 é instalado apenas uma única vez no computador do usuário, podendo ser acessado sem cartões ou pendrives, além da possibilidade de trabalhar em diversas plataformas ao mesmo tempo, como tablets, smartphones e notebooks. A senha só é pedida no momento da instalação, o que possibilita a emissão de notas fiscais de onde você estiver. Sua validade é de 1 ano.

Já o certificado do tipo A3, precisa que os arquivos estejam armazenados em algum dispositivo, como cartão ou pendrive, podendo somente ser utilizado em uma plataforma de cada vez (a que tiver com o dispositivo plugado). A senha é usada sempre que conectar o dispositivo, caso digite a senha errada por 3 vezes, será necessário adquirir um novo certificado. Sua validade é de 3 anos.

Clique aqui e adquira seu certificado com a Infoco.

Vantagens

Segurança

Por ser composto por chaves criptografadas, os documentos não correm riscos de serem fraudados e/ou alterados.
Transações bancárias rápidas e seguras.

Prático e econômico

A praticidade e comodidade é, pelo fato, de ser possível fazer tudo sem sair de casa, via internet. A economia fica por conta da redução de gastos com a impressão de papéis, armazenagem de documentos fiscais e logística. Tudo que é assinado, inclusive e-mails, passa a ter validade jurídica.

Questões legais

Compartilhamento de informações entre os fiscos e melhora o processo de controle fiscal.

Agilidade na assinatura de documentos

Com o certificado digital para empresas, a assinatura é segura e impede a alteração de informações do arquivo. Além disso, as procurações podem ser enviadas por meio eletrônico.

Imposto de Renda

A facilidade de obtenção da Declaração do Imposto de Renda é grande, já que existe a possibilidade de baixar o programa para ajustes e inclusão de despesas e acompanhamento do processo da declaração.

Conheça já o TagPlus e realize seu cadastro.

Imagem: Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias