CCMEI: veja como emitir o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual

Fazer a inscrição no MEI (Microempreendedor Individual) e abrir uma empresa é um passo enorme para sua formalização, mas também pode ser uma etapa confusa para muita gente. Afinal, são tantos termos, documentos e conceitos que não faziam parte do dia a dia.

Um deles é o Certificado da Condição do Microempreendedor, conhecido também como CCMEI. Esse documento é a comprovação de que a sua empresa existe, como uma certidão de nascimento dela.

Gostaria de saber como fazer a consulta do CCMEI e emitir esse documento? É bem fácil, a gente promete! Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é o CCMEI?

O CCMEI é o cadastro necessário para formalizar um microempreendedor individual no Brasil, ou seja, o documento que mostra que a sua empresa está ativa, funcionando e de acordo com todas as normas legais.

Para que serve o CCMEI?

Ele comprova a sua inscrição no MEI de seu estado, assim como as conformidades de acordo com a Junta Comercial da sua região. É, ao mesmo tempo, uma certidão de nascimento da sua empresa e a comprovação de que tudo está certo com ela.

No CCMEI, você também vai poder conferir várias informações importantes sobre o seu negócio, sendo interessante deixá-lo sempre à mão para eventuais consultas e comprovações variadas.

Qual é a diferença entre CCMEI e o cartão de CNPJ?

CCMEI e cartão de CNPJ são documentos diferentes, mas que estão interligados. O primeiro comprova a abertura de empresa e a sua legalidade, já o segundo traz o número de identificação do negócio. O número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) está contido no CCMEI.

Se compararmos, novamente, com nossas documentações, o cartão do CNPJ seria como a nossa cédula de identidade, conhecida também como RG.

Como emitir o CCMEI?

Emissão de nota fiscal, cuidados com o controle financeiro, abertura de contas PJ… são tantas coisas novas! A boa notícia é que a emissão do CCMEI não é nada complicada. Veja agora o passo a passo:

  • entre no Portal do Empreendedor do Governo Federal;
  • clique na opção “Já sou MEI”;
  • vá até a página de serviços do MEI;
  • escolha a opção “Emissão de Comprovante (CCMEI)”;
  • entre no sistema utilizando seu login e senha do gov.br;
  • siga os passos, informando seu CPF ou CNPJ para acessar;
  • observe as informações e encontre o seu CNPJ na página;
  • emita seu CCMEI;
  • clique em “Fazer download do certificado em PDF”;
  • abra o arquivo e pronto!

Agora, a dica é guardar a documentação em uma pasta segura. Mas não se preocupe caso perca o documento, pois ele pode ser emitido quantas vezes você quiser.

Viu só como emitir o CCMEI é simples? Aproveite e deixe esse documento em um lugar de fácil acesso, como o seu e-mail. Assim, você pode conferir informações relevantes sobre a sua empresa em qualquer lugar. Vale lembrar que essa documentação comprova sua atuação como MEI.

Gostou do conteúdo? Antes de ir, aproveite para conferir nosso artigo sobre como emitir nota fiscal MEI. Esse passo a passo vai deixar tudo mais simples!

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Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

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