BLACK FRAUDE: dificuldades encontradas e como NÃO cair em ciladas
Uma das datas mais esperadas pelo comércio online (e-commerce) e offline (pontos físicos), é a Black Friday.
Nessa época do ano, todos somos consumidores.
É o momento que todo comerciante aproveita para vender aqueles produtos a preços que em nenhuma outra época do ano não seria possível. E do consumidor, é a chance de obter produtos desejados, a preços acessíveis.
Como pudemos perceber, o comércio online cresceu muito de alguns anos para cá, principalmente por demandas em datas comemorativas. Diante desse fato, alguns problemas se tornaram recorrentes e geram, até hoje, muita abertura de pequenas causas no PROCON. É preciso ter atenção e cuidado para não cair em ciladas e acabar tendo prejuízos desnecessários.
O maior erro dos lojistas, é não se preparar adequadamente para o período aumento de pedidos e no fim das contas, não conseguir atender à todos. As lojas virtuais são as mais afetadas, já que o sites podem sair do ar diante de tanta demanda e com isso, deixar de vender milhões de reais.
Na lista abaixo, você vai ver as principais dificuldades encontradas pelos consumidores durante toda o evento da Black Friday.
- Produto ou serviço não disponível;
- alteração no preço ao finalizar a compra;
- sites fora do ar/congestionados;
- cancelamento da compra;
- comprar e não receber o produto;
- sites que não permite certos tipos de pagamento;
- falsos descontos.
A fim de evitar esses desconfortos, algumas dicas devem ser levadas em conta, tais como:
- faça uma lista dos produtos desejados e pesquise antes para ter com o que comparar. Assim, fica fácil saber se os preços ofertado na Black Friday é realmente um desconto ou se é uma farsa;
- analise com atenção o valor cobrado no frete, pois às vezes, as lojas abaixam o valor do produto, mas compensam no frete. E quem sai no prejuízo é o consumidor;
- expanda seus horizontes e vá em busca de lojas menores também. Os micro e pequenos comércios também participam com ótimos descontos;
- observe bem antes de comprar, quais são os prazos de entrega e como funciona a política de troca;
- atente-se em consumir apenas de sites oficiais das empresas. É aconselhável não clicar em ofertas vindas de e-mail ou redes sociais, pois, ao clicar nos links, existe a chance de você ser encaminhado para sites fraudulentos, idênticos aos reais, podendo roubar seus dados pessoais.
Um aprendizado valioso que tiramos, é que atenção nunca é demais!
Pesquise com antecedência, não compre na pressa, confira o site e valores ao fim da compra.
Imagem: Freepik
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário