Auditoria Contábil: descubra o que é como sua empresa pode se beneficiar com ela!

Se na hora de montar a sua empresa você se deparou com o termo “auditoria contábil” e ficou perdido, não se preocupe! Hoje vamos explicar o que é e para que serve a auditoria contábil.

Conceito de auditoria contábil

Auditoria significa revisão, perícia, intervenção ou exame de contas ou de toda uma escrita periódica ou constantemente, eventual ou definitivamente. Então, a auditoria contábil se define por um conjunto procedimentos e de atividades técnicas, aplicadas de forma sistematizada em uma determinada entidade, compreendendo a avaliação e exame dos procedimentos e das operações praticadas, visando apurar a exatidão dos registros contábeis e a realidade das operações, e dessa forma, poder emitir opiniões sobre tais.

Em outras palavras, a auditoria contábil é como se fosse o exame científico e sistemático dos livros, contas, comprovantes e outros registros financeiros de uma entidade, seja pública ou privada. O principal objetivo dessa prática é verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas, avaliando a qualidade das informações fornecidas pela contabilidade. A partir da avaliação do sistema de controle interno relacionado com a parte contábil e revisão analítica das contas do ativo, passivo, despesas e receita o auditor irá emitir um parecer sobre essas informações.

Podendo ser realizada em qualquer empresa, a auditoria contábil combate fraudes, previne irregularidades dentro de uma empresa e aumenta o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. As informações fornecidas por meio da auditoria contábil são seguras e transparentes, e com elas é possível identificar falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa.

Outras vantagens da Auditoria Contábil

A auditoria contábil traz uma série de vantagens tanto para a administração da empresa, quanto para os investidores, fisco e outras pessoas envolvidas em uma entidade.

A administração pode contar com benefícios como: a fiscalização da eficiência dos controles internos, e também tem uma correção dos registros contábeis mais assegurada. Recebe também opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis, contribuição para obtenção de melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira da empresa auditada, a apuração de omissões no registro das receitas, na realização oportuna de créditos ou na liquidação oportuna de débitos é possibilitada, falhas na organização administrativa da empresa e nos controles internos são apontadas, e com tudo isso, a auditoria contábil também dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas, aspectos que também beneficiam os investidores e os sócios da empresa, devido a exatidão de resultados e melhor informação sobre a real situação da empresa.

O Fisco também se beneficia pela exatidão das demonstrações contábeis e dos resultados apurados, além da auditoria contábil contribuir para maior observância das leis fiscais.

Já para a sociedade (trabalhadores, população, etc.), a auditoria contábil promove maior credibilidade das demonstrações contábeis da entidade auditada, assegura a veracidade das informações, das quais dependerá a tranqüilidade quanto à sanidade das empresas e garantias de empregos.

Uma boa auditoria contábil deve ser independente, imparcial, clara, objetiva, precisando acompanhar o serviço de perto e sempre disponibilizando seus dados para análise.

Caso você ainda possua alguma dúvida sobre o que é Auditoria Contábil, é só utilizar a nossa seção de comentários!

Continue seguindo o nosso blog para mais dicas para a sua empresa!

Imagem de DCStudio no Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias