As 5 empresas mais inovadoras do Brasil

Todos os anos a Forbes – revista de negócios e economia – publica a lista das Empresas Mais Inovadoras do Brasil. As companhias selecionadas são nacionais ou estrangeiras que desenvolveram seus produtos e serviços no Brasil e ganharam visibilidade no mundo.

O último ranking foi idealizado em 2018 e contemplou diversos segmentos, como saúde, finanças, tecnologia, inovação, bebida, agronegócio, comunicação, comércio, mobilidade urbana e até delivery.

O Brasil vem ocupando um importante espaço se tratando de empresas inovadoras e tecnológicas. Essas instituições vem ganhando visibilidade em diversos segmentos pelo mundo afora, e a tendência é crescer mais e mais.

Abaixo estão apenas algumas empresas selecionadas para ocupar o ranking das brasileiras.

Cielo

Empresa completamente brasileira, integra o segmento de meios pagamento e está entre as 100 mais inovadoras do mundo.
Atualmente, a marca já conta com o serviço de leitura de QR Code como meio de pagamento. Basta mirar a câmera do seu smartphone para o QR Code, e por meio de um app, realizar o pagamento, inserindo sua senha bancária ou a partir de sua digital.

Inovação: Para ficar ainda mais dentro do mundo da tecnologia, a Cielo lançou um produto inédito no mundo: um aparelho que é celular e maquina de pagamento ao mesmo tempo! O celular possui funções comuns para uso de aplicativos. Para utilizar a máquina de pagamento, basta encostrá-la na parte traseira do telefone, que o encaixe é magnético.

Coimma

A marca é hoje a maior fabricante de balanças e troncos de contenção para gado da América Latina.

Inovação: A Coimma em parceria com a Embrapa, desenvolveu um sistema remoto que pesa o gado em uma balança de pesagem no campo e envia os dados em tempo real. O sistema remoto fica no pasto, instalado em um corredor que afunila quando os animais vão ao bebedouro, e é ai que os animais são pesados, um a um, através de um microchip de bottom na orelha. A partir de sua identificação, a informação é encaminhada para seu computador ou celular em tempo real.

Pespsico

Mesmo não sendo uma empresa se origem brasileira, a Pepsico se instalou e desenvolveu por aqui.
Em 2018, a tática de seguir uma linha mais saudável, colocou no mercado alguns de seus produtos com menos açúcar, menos gordura e até mesmo com proteínas.
Esses alimentos menos calóricos e mais saudáveis já alcançam, em âmbito global, 45% do faturamento.

Inovação: Com o objetivo de se livrar do estigma de fabricante de junk food, a Pepsico desenvolveu uma estratégia batizada de “Performance com Propósito”, que tem como intuito entregar um crescimento sustentável de longo prazo e deixar uma marca positiva na sociedade e no meio ambiente.
As palavras chaves são: pessoas, planeta, produto.

Vivo

Inovação: Em setembro de 2018, a Vivo disponibilizou acesso ao serviço de transmissão dos jogos da NFL (Liga de futebol americano) em tempo real, além de diversos outros conteúdos exclusivos, com valor muito inferior ao disponível no mercado. No mesmo mês desse lançamento, foi divulgado que qualquer pessoa que tem algum plano da Vivo, enviando um SMS, teria direito a 3 meses do Amazon Prime Video, concorrente direto da Netflix.
E por último, mas não menos importante, lançou assiantura para uma plataforma de música por streaming Tidal.
Palavras chave: UX (experiência do usuário) e Big data.

Yellow

Fundada em 2017, a Yellow é a primeira empresa a oferecer aluguel de bicicletas no Brasil. O funcionamento é bem simples: baixe o aplicativo gratuitamente (maiores de 18 anos), encontre no mapa a Yellow mais próxima à você, pague com cartão de crédito ou dinheiro os créditos em sua conta, localize a bike e escaneie o QR Code para destravar e poder usar a bike. Antes de pedalar, verifique os freios e altura do banco. Para finalizar a corrida, feche o cadeado manualmente e encerre direto no aplicativo.

Inovação: O objetivo da empresa sempre foi de fazer parte da solução para os problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos (que convenhamos, não está fácil). As operações começaram com 500 bicicletas na capital paulista e deve chegar a 100 mil em 2019, ocupando também outras capitais. A novidade está na no local onde são disponibilizadas: espaços públicos, ou seja, QUALQUER LUGAR.
Além disso, a Yellow é a primeira empresa do segmento a controlar sua própria cadeia de valor.

Essas foram apenas algumas empresas que ganharam visibilidade por inovar seus produtos e serviços, sempre pensando no melhor para seus consumidores. Assim como elas, existem várias outras no Brasil, que estão em vigente crescimento e só a acrescentar!

Gostou do texto? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Foto do perfil do autor ou atora

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias