A Bahia já pode usufruir de todas as vantagens da NFC-e

A NFC-e, que traz inúmeros benefícios aos seus usuários, já tem cronograma de implantação obrigatório em alguns estados como a Bahia.

Acompanhe nossas dicas e fique por dentro dos benefícios desse novo sistema de emissão:

A implantação do sistema na Bahia

O sistema já tem calendário de cumprimento no estado. Em 2016 as empresas com faturamento superior a R$ 3,6 milhões têm até 1º de julho para se cadastrar.

A seguir, a emissão da NFC-e por esses contribuintes será obrigatória após a data. Que chegará a ser absoluta em janeiro de 2017, com a imposição de obrigatoriedade para todos os novos estabelecimentos inscritos no cadastro do ICMS da Bahia, com exceção das microempresas, que terão até o final de 2019 para se cadastrarem.

O programa tem sido muito bem recebido no estado e qualquer empresa que se interesse pode espontaneamente se cadastrar e começar a emitir o documento, como já fizeram 1.034 empresas de todos os portes que já emitiram 3,8 milhões de notas nos últimos meses.

Enquanto isso, é bom checar e verificar novamente os benefícios do novo sistema:

Mais economia e melhor flexibilidade

Com a NFC-e, você terá menos despesas com papel, mais espaço e organização, não necessitará de aparelho emissor de cupom fiscal e nem impressora fiscal (que exige autorização pelo fisco e lacres). Isso torna o processo mais fácil, diminui a manutenção e garante muito mais economia para a sua empresa.

É muito mais fácil lidar com a NFC-e na hora de consultar notas fiscais, seu status e informações como por exemplo a data de emissão, que podem ser armazenadas no seu computador para serem acessadas a qualquer hora.

O formato eletrônico também permite o envio do XML da NFC-e e do DANFE por e-mail, e o consumidor pode consultar o documento fiscal com o recebimento do DANFE e do QR Code que é impresso nele.

Inovação e segurança

Com seu caráter eletrônico, a NFC-e é inovadora e permite a utilização de tecnologias móveis, como por exemplo, a possibilidade de emiti-la através de celulares e tablets, e também permite a integração com plataformas de vendas online e físicas.

Além disso, o tempo de parada de caminhões em locais fiscais de fronteira, para caso de vendas que exigem entrega de mercadoria através de uma transportadora, é diminuído.

O QR Code que mencionamos acima é um código de barras bidimensional que a NFC-e possui e que pode ser lido por qualquer celular, fazendo com que a verificação e conferencia da validade da nota e sua legalidade possam ser feitas pelo consumidor de forma fácil e prática, aumentando sua segurança a respeito da compra.

Além dessas vantagens que citamos, a NFC-e possui várias outras, beneficiando o consumidor, as empresas emitentes, o fisco, os contadores, a sociedade e até o meio ambiente.


Para saber mais sobre NFC-e, NF-e e muitas outras dicas para o sucesso de sua empresa, fique de olho no nosso blog.

Passe também a trabalhar com um sistema de gestão automatizado na emissão da NFC-e, conheça o TagPlus. Clique aqui e acesse grátis por 15 dias!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias