Como calcular porcentagem de lucro? Aprenda com exemplos! 

Você sabe quanto está faturando e lucrando? Seu produto ou serviço tem preço coerente com o que vale? Você sabe exatamente quanto vende por dia? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, este texto é para você! 

Saber como calcular a porcentagem de lucro da sua empresa é essencial para o crescimento e sucesso do negócio. E por que isso? Diversos fatores interferem no resultado final do período estimado, além de dizer muito sobre a rentabilidade e sustentabilidade do seu empreendimento.  

Erros e falhas como não saber precificar seu produto ou serviço, confundir faturamento com lucro, não fazer o controle diário das vendas e outros, são os principais problemas observados nesta etapa do trabalho oriunda do setor financeiro das empresas. 

O que é porcentagem de lucro? 

Para entender melhor sobre a porcentagem de lucro ou margem de lucro, é preciso saber que lucro é o que sobra do faturamento quando descontados os custos e despesas. Em outras palavras, a margem de lucro é aquele dinheiro que sobra depois que você paga todas as contas da empresa.  

É por meio desse valor – que é dado em porcentagem – que se consegue determinar a lucratividade do seu produto e/ou serviço, ou do seu negócio como um todo.  

Então, este valor poderá ser utilizado para investir na própria empresa ou ser destinado à sua conta pessoal.  

Por que é importante calcular a porcentagem de lucro? 

Calcular a margem de lucro ideal serve para que o empreendedor saiba exatamente qual é a lucratividade e rentabilidade da sua empresa. Sendo assim, esses dois fatores são fundamentais para manter em equilíbrio a saúde financeira da sua empresa

Além disso, em situações delicadas como empréstimos, por exemplo, o banco questionará a respeito do percentual de lucratividade ou margem de lucro da empresa para avaliar a aprovação ou não do dinheiro, e isso é dado em formato de porcentagem, não em reais. 

Existe uma margem de lucro ideal? 

Cada empresa apresenta uma margem de lucro específica, pois seu percentual muda de acordo com o segmento, porte, tipos e preços de serviços e/ou produtos ofertados. Mas, respondendo à pergunta do título, sim, existe uma margem de lucro ideal.

Em média, o lucro esperado é:  

  • 30% a 20% para serviços;   
  • 10% a 20% para comércio;   
  • 7% a 12% para indústria.  

É importante frisar que todos os custos devem ser detalhadamente revisados e considerados, para que o cálculo da porcentagem de lucro se aproxime ao máximo da realidade do negócio. Além disso, os preços dos produtos e serviços devem seguir o ritmo do mercado, alinhando-se às necessidades demandadas. 

Qual a diferença entre lucro líquido e lucro bruto?

Para que você possa entender o raciocínio dos cálculos da porcentagem de lucro, vamos passar rapidamente por alguns conceitos básicos. O lucro bruto é a diferença entre o total arrecadado e o custo de produzir o produto ou serviço. Sua fórmula é: 

  • Lucro bruto = receita total – custos variáveis (produção, embalagem, entrega) 

Para facilitar, veja um exemplo prático. 

  • Na minha loja de acessórios, meu total de vendas foi de R$ 200, mas foram gastos R$ 70 para a produção e entrega. Dessa forma, temos: 200 – 70 = R$ 130. Ou seja, o meu lucro bruto foi de R$ 130,00. 

Já o lucro líquido leva em consideração todos os custos agregados, tanto os fixos quanto os variáveis, como por exemplo:  

  • contas de água, energia elétrica, internet, telefone e gás;  
  • aluguel;  
  • compra de produtos básicos para o seu funcionamento, como materiais de escritório e de limpeza;  
  • pagamento de impostos.  

Assim, a fórmula para descobrir o lucro líquido é: 

  • Lucro líquido = lucro bruto – despesas (fixas e variáveis)

Seguindo o exemplo acima, temos: 

  • Lucro Líquido: 130 – 100 (despesas totais) = R$ 30 

Como calcular a porcentagem de lucro? 

Agora que você já sabe a diferença entre o lucro bruto e o líquido, você verá como calcular a porcentagem de lucro da sua empresa. Veja como é simples: 

  • Margem de lucro = lucro líquido / receita x 100 

Veja um exemplo: 

  • Receita total: R$ 10.000 
  • Custos: R$ 2.500 
  • Lucro: R$ 10.000 – R$ 2.500 = R$ 7.500 
  • Margem de lucro: R$ 7.500 / R$ 10.000 = 0.75 x 100 = 75% 

Como falamos no tópico da margem de lucro ideal, a porcentagem de lucro de 75% é muito acima do esperado para o setor comercial, industrial e empresas que ofertam serviços.

Caso tenha alguma dúvida específica do seu negócio, consulte um contador. 

Quais são as estratégias para aumentar o lucro?

Confira algumas táticas para aumentar o lucro da sua empresa.

Preços condizentes com os dos concorrentes 

Uma das principais estratégias para aumentar o seu lucro é verificar se os preços de seus serviços e/ou produtos se equiparam aos dos concorrentes do mesmo nicho que seu negócio está inserido. Saber o quanto vale o seu produto e/ou serviço é importante para definir um preço justo. 

Planejamento de despesas  

Como vimos, os custos e despesas têm influência direta no preço dos produtos e/ou serviços que você vende. Nosso conselho aqui é: revise com atenção as suas despesas — elas realmente são necessárias? O que pode ser alterado ou diminuído? 

Esse controle evita possíveis prejuízos, otimiza no longo prazo o seu fluxo de caixa e, consequentemente, traz maior segurança em relação ao futuro do negócio.  

Redução de custos 

Para ajudar a reduzir custos é interessante pensar em formas viáveis e de menor impacto no dia a dia do trabalho, como renegociar com fornecedores e diminuir o consumo de energia, às vezes, readequar setores para tal. 

Essa revisão auxilia no amplo reconhecimento do negócio, o que é necessário para a tomada de decisões futuras e melhoria na margem de lucro. 

Saber o que é, para que serve e como calcular a margem de lucro é de suma importância para a saúde financeira da sua empresa. Concluímos então, que a porcentagem de lucro nada mais é que o valor que resta da sua venda, após subtrair todas as despesas relacionadas aos produtos e/ou serviços.  

A partir da porcentagem obtida do cálculo da margem de lucro, você conseguirá ter uma visão geral do negócio, o que te permitirá traçar estratégias certeiras para aumentar a lucratividade, sustentabilidade e rentabilidade da sua empresa. 

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Imagem: Freepik

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  • Meu produto que eu vendo é 30 reais sendo q comprei por 10 ,meu lucro tá sendo 20 reais e para ter uma margen de lucro de 300% tenho que vender a 40,e isso ?

    • Seu cálculo está certo! Se você quer uma margem de lucro de 300% sobre o custo de compra, precisa vender o produto por R$40. Isso acontece porque o lucro de R$30 (300% de R$10) somado ao custo do produto resulta nesse valor.

      Já hoje, vendendo por R$30, sua margem é de 200% sobre o custo de compra ou 66,67% sobre o preço de venda.

  • ola eu investir 1,286 reais em produtos para fazer pijamas para vender qual valor sendo que comprei 35 metros de tecido a qual cada 1.metro.saiu a 19.90 com 1 metro.de tecido consigo fazer um pijama infantil e com 2 metros.consigo fazer 1 pijama adulto nesses 35 metros gastei 670 reais que ja esta incluso nesse 1,286 total que gastei por quanto eu teria que vender cada pijama?

    • Para calcular o preço de venda de cada pijama, você deve considerar o custo total dos materiais e a quantidade de produtos que você pode produzir.

      Depois de somar o custo da produção total (R$1286) deve definir a quantidade de pijamas que poderá fazer de cada modelo, proporcionalmente para não desperdiçar tecido.

      Vamos supor uma distribuição de pijamas infantis e adultos:
      – 20 metros para pijamas infantis: 20 pijamas
      – 15 metros para pijamas adultos: 7.5 pijamas (arredondar para 7)

      Com essas informações você pode calcular o custo por pijama, exemplo: 1/35 X 670 = 19.14 (aproximadamente) para tecido por pijama infantil e 616/27 = 22.81 (aproximadamente) outros custos por pijama infantil, sendo assim, o custo total por pijama infantil seria 19.14 + 22.81 = 41.95.

      Com o custo total de cada peça em mãos pode definir o preço de venda. Para isso, você deve considerar a margem de lucro desejada, utilizando a fórmula do post.

  • Olá, esclareça uma dúvida por favor
    O custo total do produto é R$35,00 vendo ele por R$50,00 minha Margem de lucro é de 30%(50-35=15/50=30%) se multiplicar 30% x R$35,00= R$45,50 para chegar no R$50,00 tenho que multiplicar R$35,00 x 42,86%
    Então qual a porcentagem de lucro estou tendo neste produto, 30% ou 42,86% ?

    • A margem de lucro é calculada com base na fórmula: lucro líquido dividido pela receita vezes 100. Para calcular o lucro líquido, é necessário subtrair do lucro bruto as despesas.

      Suponhamos que sua receita total com este produto seja R$50, com os custos de R$35. Sendo assim, seu lucro seria R$15. A margem de lucro é igual a: R$15 divido por R$50 = 0,3; vezes 100 é igual a 30%. Com isso, seu lucro é de 30%.

    • Agradecemos o seu retorno, Kai! Se tiver sugestões de temas para nossos especialistas abordarem, pode enviar por aqui ou pelo nosso Instagram: @tagplus.oficial

  • Uma dúvida só, e pode ser até besteira, mas vamos lá…

    Uma proposta que recebi, foi me proposto um salário X + benefício X e 0,25% do faturamento, que em média de um processo da algo em torno de BRL 1.300,00 até 1.700,00 reais…

    Sendo assim, o correto seria eu fazer, BRL 1.300,00 (um exemplo) múltiplicados por 0,25% OU apenas 0,25??

    Pergunto, pois o resultado de um para outro é significado, logo isso iria interferir em minha remuneração diretamente… Aguardo, obrigada!

    • Olá, Daiane! Faturamento é diferente de porcentagem de lucro. O faturamento é o somatório de todas as vendas que foram realizada na empresa, enquanto a porcentagem de lucro é o que sobra quando descontados do faturamento os custos e despesas. Se estiver se referindo ao cálculo de comissão, normalmente ele é feito em cima do valor das vendas realizadas, e você multiplicaria o total por 0,25. Verifique com a empresa o dado correto e solicite qual cálculo é feito, para garantir as informações corretas, assim consegue ver se é viável para você.

  • Bom dia!

    Se tem uma coisa que não entra na minha cabeça, é essa questão do percentual de lucro.

    Segundo apresentado aí, se eu tenho uma despesa de 100 e uma receita de 200, meu lucro seria de 50%.

    Ora, se eu dobrei o valor investido, meu percentual de lucro não deveria ser de 100%?

    No próprio exemplo dado, em que faturei R$ 10.000,00 com uma despesa de R$ 2.500,00, meu lucro não deveria ser de 300% já que, com um gasto inicial de 2.500 eu obtive um lucro de 10.000?

    Você poderia, por favor, esclarecer essa questão?

    Desde já, muito obrigado!

    • Conforme indicado no artigo, lucro é o que sobra do faturamento quando descontados os custos e despesas.

      Sendo assim, 10.000 – 2.500 = 7.500 esse é o total de seu lucro.

      Tendo em vista que seu lucro em cima dos 10.000 foi de 7.500 (valor real, em dinheiro), para calcular a margem de lucro alguns cálculos devem ser feitos:
      7.500 / 10.000 = 0,75
      0,75×100 = 75%

      Ou seja em cima de 10.000 o lucro foi de 75% com base nos custos e despesas que teve.

  • uma dúvida sobre a margem por setor:
    ex: comercio 10 e 20 %
    esse % corresponde ao liquido ou ao bruto?

    • Ei, Alberto!

      A margem de lucro ideal é baseado no dinheiro que sobrou após o pagamento de todos os custos, portanto, essa porcentagem corresponde ao lucro líquido.

  • Não entendi a conta do exemplo da porcentagem de lucro. Achei meio confuso…
    Tem como me explicar essa conta?

    • Ei, Almir. Tudo bem?
      Agradecemos imensamente pelo comentário, pois conseguimos detectar um erro no cálculo final.
      Explicando: a fórmula do lucro líquido é “a receita total, menos os custos”. Sendo assim, temos R$ 10.000 – R$ 2.500 = R$ 7.500
      A fórmula da margem de lucro é “lucro líquido / receita x 100”, sendo assim temos R$ 7.500 / R$ 10.000 = 0.75 x 100 = 75%
      Esperamos ter ajudado, como nos ajudou. 🙂

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