12 dicas para impulsionar suas vendas no Dia dos Namorados

Quando chega aquela data em que os casais celebram a união, a paixão, a amizade e o companheirismo, é também uma oportunidade para impulsionar seu ponto de venda e garantir um dinheiro a mais. Essa é uma das épocas mais lucrativas para o varejo, então saiba como explorar o seu PDV de Dia dos Namorados.

Mas não se preocupe, porque não é nada complicado. Bastam algumas estratégias para que você possa fazer o seu negócio ser mais atrativo para o público, criando novas oportunidades. Nós vamos ajudar você a alcançar esse objetivo.

Confira dicas simples para o seu negócio ser apaixonante nesse dia tão cheio de amor!

1. Faça um bom planejamento

Em datas comemorativas, a concorrência se mostra muito ativa e requer maior planejamento para que sua loja obtenha sucesso. Diante disso, alguns pontos se tornam importantes para criar um PDV criativo de Dia dos Namorados, como:

  • a checagem de estoque;
  • a preparação do ambiente da sua loja para receber uma grande quantidade de pessoas;
  • a criação de estratégias de vendas baseadas na situação do setor;
  • a adequação do mix de produtos e serviços que melhor atendam à expectativa do mercado.

2. Capriche no atendimento

Em caso de vendas online, o indicado é não deixar os clientes esperando. Sabemos que as pessoas costumam deixar tudo para a última hora e que a demanda cresce radicalmente nos dias anteriores à data. Por isso, garanta agilidade e qualidade no atendimento, como por meio de contatos rápidos via dispositivos móveis e chats.

Em vendas presenciais, foque em satisfazer os desejos dos clientes, considerando as informações dadas sobre as pessoas amadas no momento da compra. Procure mostrar os produtos que mais combinam com seu target.

3. Tenha diferenciais

Faça uma pesquisa de mercado para conferir o que os seus concorrentes estão fazendo e verificar aquilo que o seu negócio faz a mais ou melhor. O objetivo é destacar os diferenciais da sua empresa perante a concorrência para que ela seja mais atrativa para o público.

Se após a pesquisa de mercado você perceber que sua empresa ainda está fazendo o mais do mesmo, procure criar um diferencial se reinventando e inovando. Seu PDV de Dia dos Namorados precisa ser apaixonante, assim como a data, para se destacar e brilhar!

4. Organize promoções limitadas

Faça promoções inesquecíveis e imperdíveis em sua campanha de Dia dos Namorados no PDV. A estratégia de realizar promoções limitadas atrai mais clientes, principalmente por se sentirem especiais e por esta ser uma oportunidade única para eles.

Determine se sua promoção será por tempo ou por número de exemplares dos produtos, para que ela tenha uma programação. Isso vai facilitar o seu próprio controle da ação que está sendo feita. Use a criatividade!

5. Ofereça descontos, brindes personalizados, vale-presentes e combos

Quem não gosta de ganhar um brinde ou um desconto, não é mesmo? Ações como essas são atrativos interessantes para o seu PDV de Dia dos Namorados. Além disso, podem configurar aquele diferencial que a gente citou, que tem o potencial de atrair o público por disponibilizar algo a mais do que a concorrência.

Vale-presentes

Por mais amor que exista, algumas pessoas simplesmente não são boas em presentear seus parceiros. Aproveite o gancho e ofereça vale-presentes vantajosos e imperdíveis. Isso vai ajudar a descomplicar a vida de muitos.

Combos

Tem muito cliente que não sabe se leva um produto ou outro. Você pode usar essa indecisão a seu favor e oferecer um combo especial. Assim, a pessoa não terá que escolher e ainda sentirá que está economizando. Afinal, a ideia do combo é oferecer um pequeno desconto nos itens comprados juntos.

Descontos surpresa e relâmpago

Essas ações de vendas têm como objetivo atrair novos clientes e aproximar os antigos. Coloque sua criatividade em jogo. Ações momentâneas no PDV costumam fazer sucesso, principalmente baseado na experiência do cliente.

Brindes

Pode até mesmo ser simples, mas o brinde é sempre um bom atrativo porque é algo que a pessoa está ganhando. Ela sente que foi presenteada ou que saiu na vantagem, sem falar que a personalização é tudo. As pessoas comentam e isso gera maior visibilidade para a marca.

6. Trabalhe com embalagens diferenciadas

Como a maioria dos produtos adquiridos nessa data é para presentear alguém, vale investir em embalagens que agreguem valor ao produto. Pode ser, por exemplo, reutilizável para fins de enfeite ou novas aplicações. Assim, o cliente continua lembrando da sua marca.

7. Disponibilize vários meios de pagamento

Prepare-se para qualquer tipo de eventualidade. Procure oferecer as mais diversas formas de pagamento aos seus clientes, pois, dessa maneira, ninguém deixará de consumir na sua loja por falta de opções para pagar.

Diante do significativo crescimento das vendas online, o comércio deve aproveitar o embalo e disponibilizar, por exemplo, vantagens e ofertas únicas para os clientes que comprarem via e-commerce.

8. Reforce as ações nas redes sociais

As redes sociais são instrumentos maravilhosos de divulgação de produtos e serviços. Por isso, mantenha seus perfis sempre ativos, mas observando quais são as plataformas mais utilizadas pelo seu público-alvo, a fim de que você consiga alcançar as pessoas certas.

Aproveite que as redes sociais fazem uma conexão direta com o cliente e oferecem diversos recursos gratuitos para você se comunicar com essas pessoas, divulgar e vender os seus produtos.

É possível estender o PDV de Dia dos Namorados para esses canais oferecendo links de compra para as lojas virtuais. Ou então, divulgando as promoções, ofertas e outras ações que a sua loja está realizando.

É interessante reforçar as ações entregando algo diferente também, por exemplo: os sorteios, algum tipo de concurso ou qualquer outra estratégia que atraia o interesse e gere engajamento.

9. Encante o público

Experiência é o novo nome do momento. É o que todas as empresas estão buscando oferecer para o cliente, de maneira que ele se divirta, compartilhe nas redes e traga maior engajamento à marca. Uma ideia é apostar em uma boa decoração de Dia dos Namorados em seu PDV, com balões de coração em espaço instagramável.

Lembre-se: pequenas ações fazem toda a diferença no momento da decisão de compra dos consumidores. Sendo assim, até um atendimento com tempo de resposta reduzido pode fazer com que o cliente escolha a sua empresa em vez da concorrência, já que ele recebeu a atenção imediata e ficou encantado com essa agilidade.

10. Apresente sugestões de presentes

Você lembra que falamos das pessoas que ficam indecisas na hora de comprar presentes? Mais uma opção para ajudar clientes com esse perfil é trazer algumas sugestões de produtos que podem ser interessantes para o Dia dos Namorados.

Você pode, inclusive, criar um quiz para entender qual é a personalidade e o estilo da pessoa que será presenteada. Assim, gera engajamento com a sua marca e ainda pode sugerir os seus produtos para tentar a conversão de compra.

11. Ofereça opções de presentes para serem usufruídos a dois

Como essa data foi criada para o casal, então é interessante que você também ofereça um PDV ativo de Dia dos Namorados, com opções de presentes que possam ser usufruídos pelos dois.

É o caso, por exemplo, de um jantar, um dia no SPA ou então uma viagem de final de semana. Esse tipo de presente é interessante porque quem adquire está investindo no próprio casal, e isso pode fortalecer ainda mais a relação.

12. Aposte em produtos personalizados

Um toque de exclusividade pode fazer com que o presente seja ainda mais especial. Por isso, vale a pena investir na personalização dos produtos, já que ela confere identidade para ele.

A personalização pode ser feita por meio da inserção do nome da pessoa, uma frase especial ou data. Também pode ser uma fotografia ou qualquer outro recurso que indique que aquilo é específico da pessoa ou do casal e que não existe mais nenhum igual.

Como você viu, é possível aumentar o volume de vendas explorando de uma forma estratégica o seu PDV de Dia dos Namorados. Então, siga nossas dicas e faça um bom planejamento, capriche na hora de atender, desenvolva diferenciais, ações atrativas e aplique a criatividade para chamar a atenção do público.

Já que estamos falando sobre ponto de venda, confira como realizar uma operação de PDV e o que é possível fazer.

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Escrito por

Analista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.

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