Vendas no Instagram: mais que apenas curtidas

Chegou o momento em que não apenas sites vendem produtos e serviços, como por exemplo, o Instagram, rede social de compartilhamento de fotos, disponível para dispositivos móveis e não móveis, que vende a ideia de se ter novos estilos de vida e gostos, além de vender espaço para que se consiga atingir destaque e visibilidade no mundo digital.

Marcas que estão começando e as que já mantém um nome no mercado, aderiram ao aplicativo devido a praticidade e contato direto com o consumidor, o que traz aquela sensação de intimidade, sentimento essencial para o cliente que pretende continuar comprando o serviço ou produto que sua marca oferece.

Atualmente, o Instagram conta com mais de um 1 bilhão de perfis, pessoal ou comercial e, desde 2016, um novo algoritmo foi concebido, tendo como princípios básicos a temporalidade (conteúdos recentes), engajamento (posts com mais curtidas e comentários) e relacionamento (contas mais interativas), com o objetivo de gratificar as publicações de maior relevância.

Diante disso, empresas começaram a perceber que o Instagram poderia ser a porta de entrada para ganhar visibilidade e engajamento de forma rápida e direta. Para vocês terem ideia, 70% das marcas estão ativas hoje no Instagram, antes mesmo da criação de um site oficial. Uma conta comercial oferece mais recursos de análise de dados, métrica, impulsionamento e possibilidade de link nos stories.

Vejamos a seguir, alguns passos para te ajudar nessa empreitada de conquistar consumidores e destaque no Instagram.

Como criar uma conta COMERCIAL no Instagram?

Criação: Para criar um perfil na rede, basta baixar o aplicativo em seu dispositivo, através da loja, localizado em seu telefone;

Perfil: Transforme seu perfil pessoal em perfil comercial, voltado especificamente para negócios;

Preenchimento: Para preencher seu perfil, faça uma breve descrição, destacando pontos fortes de sua marca. Não se esqueça de aproveitar a BIO, área no topo do perfil, próximo a foto, para colocar o link do seu site;

Foto: Coloque a foto do perfil, aquela que identifica sua marca dentre as outras, pois será o primeiro contato que os usuários terão;

Perfil Público: Não se esqueça de deixar seu perfil público para que os usuários consigam acessar sem ter que pedir autorização (às vezes, isso pode dar preguiça em algumas pessoas e elas acabam optando por deixar pra ĺá);

Tudo ok: Pronto, agora seu perfil está no Instagram e já pode começar a ser utilizado!

DICAS:
– Conectar o Instagram a outras redes sociais facilita para que suas postagens subam simultaneamente juntas.
– Poste pelo menos uma vez por dia para seu perfil ganhar destaque

Formatos

Fotos: O Instagram foi criado para a publicação e compartilhamento de fotos. Os usuários seguem perfis de marcas justamente para ver fotos. Publique-as de maneira consciente, se atente à qualidade e lembre-se de não colocar filtros, pois altera a cor e diminui a nitidez.

Vídeos: Os vídeos para feed possuem duração de até 60 segundos, ou 1 minuto. A facilidade do vídeo é o fato de poder falar e mostrar o funcionamento do seu produto ao mesmo tempo, por exemplo.
O storie também é uma alternativa interessante, já que são vídeos pequenos, de até 15 segundos e permanece ativo por 24 horas. E ainda tem a opção de boomerang, recurso que faz com que os  movimentos fiquem divertidos e diferentes.

IGTV: Nova plataforma do Instagram, voltada exclusivamente para vídeos gravados na vertical e que tenha no máximo 1 hora. É um aplicativo independente do Instagram, mas com integração total. A conta usada para entrar no IGTV é a mesma do Instagram, consequentemente, os seguidores também são os mesmos.

Texto: Apresentar com clareza e objetividade seus produtos é essencial para um perfil atrativo. Explore sua criatividade, crie legendas inovadoras e use hashtags!

Live: Quando um usuário inicia uma live, automaticamente o Instagram notifica seus seguidores. Esse recurso pode ser muito relevante para um perfil comercial, pois lá, a interação é ao vivo e permite maior visualização do produto/serviço ofertado.

Conteúdo relevante: Procure postar conteúdos que sejam relevantes e que tenham a ver com o que você quer passar aos seus usuários, de forma a criar uma boa experiência para eles.

Interação com usuários

Interaja com seus seguidores!
Defina sua persona, responda directs e comentários rapidamente (não deixe acumular), poste com frequência mas sem poluir seu feed, confira sempre ferramentas que informam dados para melhor funcionamento de seu perfil, como melhor horário para postagens de acordo com o acesso de seus seguidores, siga o mesmo raciocínio de postagens mais curtidas e comentadas, ou seja, mantenha um padrão, mas não faça sempre a mesma coisa.
Outra coisa que atrai muitos seguidores, é o uso de ofertas, cupons e descontos exclusivos, afinal, quem não quer ganhar, não é mesmo?

Formas de pagamento

Linkar o whatsapp para contato direto dos usuários com sua marca, facilita bastante a conversa e aumenta as chances de fechar a venda. Boletos bancários e transferências são formas de pagamento que costumam atrair consumidores.

Parcerias

Influenciadores e formadores de opinião têm poder sobre o público, por isso que empresas de todos os segmentos investem em parcerias que vincula sua marca a uma celebridade, por exemplo. Escolha influenciadores que tenham a ver com seu nicho mercadológico.

Como conclusão, destaco a importância em aderir ao mundo digital para aumentar suas vendas e dar maior visibilidade ao seu negócio!

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Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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