Vendas no Instagram: mais que apenas curtidas

Chegou o momento em que não apenas sites vendem produtos e serviços, mas também as redes sociais. Exemplo disso, é o Instagram, rede social de compartilhamento de fotos, disponível para dispositivos móveis e não móveis, que vende a ideia de se ter novos estilos de vida, além de espaço para atingir destaque e visibilidade no mundo digital.

Marcas que estão começando e as que já mantém um nome no mercado, aderiram ao aplicativo devido a praticidade e contato direto com o consumidor, o que traz aquela sensação de intimidade, sentimento essencial para o cliente que pretende continuar comprando o serviço ou produto que sua marca oferece.

Atualmente, o Instagram conta com mais de um 1 bilhão de perfis, pessoal ou comercial e, desde 2016, um novo algoritmo foi concebido, tendo como princípios básicos a temporalidade (conteúdos recentes), engajamento (posts com mais curtidas e comentários) e relacionamento (contas mais interativas), com o objetivo de gratificar as publicações de maior relevância.

Diante disso, empresas começaram a perceber que o Instagram poderia ser a porta de entrada para ganhar visibilidade e engajamento de forma rápida e direta. Para vocês terem ideia, 70% das marcas estão ativas hoje no Instagram, antes mesmo da criação de um site oficial. Uma conta comercial oferece mais recursos de análise de dados, métrica, impulsionamento e possibilidade de link nos stories.

Veja a seguir, alguns passos para te ajudar nessa empreitada de conquistar consumidores e destaque no Instagram.

Como criar uma conta comercial no Instagram?

Criação

Para criar um perfil na rede, basta baixar o aplicativo em seu dispositivo, através da loja, localizado em seu telefone;

Perfil

Transforme seu perfil pessoal em perfil comercial, voltado especificamente para negócios;

Preenchimento

Para preencher seu perfil, faça uma breve descrição, destacando pontos fortes de sua marca. Não se esqueça de aproveitar a BIO, área no topo do perfil, próximo a foto, para colocar o link do seu site;

Foto

Coloque a foto do perfil, aquela que identifica sua marca dentre as outras, pois será o primeiro contato que os usuários terão;

Perfil Público

Não se esqueça de deixar seu perfil público para que os usuários consigam acessar sem ter que pedir autorização.

Tudo ok: Pronto, agora seu perfil está no Instagram e já pode começar a ser utilizado!

Dicas

  • Conectar o Instagram a outras redes sociais facilita que suas postagens subam simultaneamente;
  • Procure postar uma vez por dia para que seu perfil ganhe mais visibilidade.

Formatos

Fotos

O Instagram foi criado que fotos e vídeos sejam compartilhados. Os usuários seguem perfis de marcas justamente para ver fotos. Publique-as de maneira consciente, se atente à qualidade e lembre-se de não colocar filtros, pois altera a cor do produto.

Vídeos

Os vídeos para feed possuem duração de até 60 segundos, ou 1 minuto. A facilidade do vídeo é o fato de poder falar e mostrar o funcionamento do seu produto ao mesmo tempo, por exemplo.

O Story também é uma alternativa interessante, já que são vídeos pequenos, de até 15 segundos e permanece ativo por 24 horas. E ainda tem a opção de boomerang, recurso que faz com que os movimentos fiquem divertidos e diferentes.

Legendas

Apresentar com clareza e objetividade seus produtos é essencial para um perfil atrativo. Explore sua criatividade, crie legendas inovadoras e use hashtags!

Live

Quando um usuário inicia uma live, automaticamente o Instagram notifica seus seguidores. Esse recurso pode ser muito relevante para um perfil comercial, pois lá, a interação é ao vivo e permite maior visualização do produto/serviço ofertado.

Conteúdo relevante

Procure postar conteúdos que sejam relevantes e que tenham a ver com o que você quer passar aos seus usuários, de forma a criar uma boa experiência para eles.

Interação com usuários

Interaja com seus seguidores!

Defina sua persona, responda directs e comentários rapidamente (não deixe acumular), poste com frequência mas sem poluir seu feed, confira sempre ferramentas que informam dados para melhor funcionamento de seu perfil, como melhor horário para postagens de acordo com o acesso de seus seguidores, siga o mesmo raciocínio de postagens mais curtidas e comentadas, ou seja, mantenha um padrão, mas não faça sempre a mesma coisa.


Outra coisa que atrai muitos seguidores, é o uso de ofertas, cupons e descontos exclusivos, afinal, quem não quer ganhar, não é mesmo?

Formas de pagamento

Linkar o whatsapp para contato direto dos usuários com sua marca, facilita bastante a conversa e aumenta as chances de fechar a venda. Boletos bancários e transferências são formas de pagamento que costumam atrair consumidores.

Parcerias

Influenciadores e formadores de opinião têm poder sobre o público, por isso que empresas de todos os segmentos investem em parcerias que vincula sua marca a uma celebridade, por exemplo. Escolha influenciadores que tenham a ver com seu nicho mercadológico.

Como conclusão, destaco a importância em aderir ao mundo digital para aumentar suas vendas e dar maior visibilidade ao seu negócio!

Conheça já o TagPlus e realize seu cadastro.

Imagem: Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias