Tudo sobre controle de estoque
A falta de um controle de estoque eficiente gera descontrole financeiro e de espaço físico para a empresa e é um dos tópicos mais requeridos aqui em nosso Blog.
A gestão de estoque é uma ferramenta essencial para apoiar os principais propósitos de toda empresa: lucro e a satisfação dos clientes.
Exercendo um controle de estoque eficiente, uma empresa é capaz de praticar melhores preços, atender com mais agilidade e também qualidade em seus serviços ou produtos comercializados.
Tendo isso em mente, apresentamos algumas noções e dicas de controle de estoque para melhorar a qualidade de serviço da sua empresa.
Vantagens da gestão de estoque
- Utilizar adequadamente o capital de giro do negócio.
- evitar atrasos no fornecimento de materiais e componentes.
- suprir as necessidades de vendas na medida da demanda.
- evitar a obsolescência e desvios de produtos e materiais.
- adequar-se às cotas de fornecimento.
- liberar espaços produtivos.
- identificar produtos que estão sem giro.
- conhecer a influência do estoque nos resultados financeiros.
- estratégia frente ao capital de giro e o atendimento a clientes.
Iniciando o controle de estoque
Onde estocar?
Escolha bem o lugar onde ficará o seu estoque, se atentando a itens como melhores condições de armazenamento, visualização, acesso e controle dos artigos. E lembre-se, quanto mais área se ocupa com armazenagem, menos área se torna disponível para vendas!
O que devo estocar?
O que você deve estocar depende do consumo previsto. Itens de fácil reposição e que não alterem o desempenho da atividade não devem ser uma preocupação, já itens de grande demanda ou expostos em vitrine sempre devem ter um bom estoque, para que você não perca a chance de promover uma boa venda e deixar seu cliente insatisfeito. Nunca estoque o desnecessário.
Quanto estocar e por quanto tempo?
O estoque não deve estar alto quando o caixa (dinheiro disponível) está baixo, e o nível dos estoques deve acompanhar a venda dos produtos.
Dicas para um melhor controle de estoque
Realize a contabilização do inventário
Contabilize a quantidade de cada produto em estoque para ter conhecimento dos investimentos parados e facilitar o processo de gestão.
Defina controles periódicos
A contabilização do estoque deve ser feita por períodos. Isso também ajuda a identificar possíveis desvios e evitar falhas, e é necessário para garantir que o estoque físico está batendo com o controle de estoque.
Utilize indicadores de desempenho
Faça relatórios com base nas entradas e saídas dos itens do estoque, para auxiliar a tomada de decisão e a gestão.
Conte com um software para auxiliar o controle
A melhor e mais assertiva forma de ter um bom controle de estoque é utilizando um software de gestão, onde é possível gerar relatórios, registrar entradas e saídas, compartilhar informações, agilizar o processo economizando tempo, dinheiro e evitando possíveis erros.
Imagem de senivpetro no Freepik
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Consultor TagPlus
Nenhum comentário