Vai trabalhar de casa? Aprenda a gerenciar seu tempo e espaço!
Cada dia mais as empresas ao redor do globo têm adotado a estratégia de permitir que o empregador realize suas tarefas de casa, o famoso e adorado home office. Serve tanto para funcionários de empresas quanto para empreendedores e pessoas que optaram por ganhar uma renda extra através do trabalho interno.
Todos sabemos da dificuldade que é mesclar as atividades diárias de uma casa e o trabalho. Por isso, é importante separar os espaços e planejar uma rotina para cumprir as metas propostas.
Nesse texto, você vai encontrar X dicas para auxiliar o empreendedor que trabalha de casa.
1. Defina o espaço para trabalhar
Definir qual será o espaço para realizar suas tarefas profissionais é essencial para começar. Separe um cantinho para colocar sua cadeira, computador e materiais necessários.
O maior erro das pessoas nessa situação, é fazer do ambiente de descontração, um mini escritório, ou ficar deitado na cama ao invés de sentado na cadeira. Deixe o ambiente de diversão para divertir!
2. Organize as tarefas
Em casa, não tem ninguém para cobrar diretamente pelas atividades feitas, por isso, separe e organize-as por prioridade de entrega.
Coloque post-its coloridos, etiquetas e clips para destacar o que for preciso.
Além disso, existem vários aplicativos para IOS e Android que servem como agenda e também avisam quando os prazos se aproximam.
3. Organize e separe as finanças
Caso você tenha uma empresa e trabalha de casa, mantenha a movimentação financeira da empresa separada da pessoal, pois além de misturar os valores de entrada e saída, perde-se o controle efetivo dos recursos.
Nada de pagar uma conta pessoal com o dinheiro da empresa!
4. Gerencie seu tempo
Assim como tudo na vida, trabalhar de casa requer muito equilíbrio.
Tendo definido o espaço e as tarefas, é hora de adequar o tempo às atividades, para que não haja desperdício de horas.
Determine um horário e siga-o dia após dia, até entrar para sua rotina diária.
5. Evite ao máximo as distrações
Quando se trabalha no mesmo ambiente do restante da equipe, a atmosfera presente é de foco e concentração. Já em casa, tem a televisão para distrair, a cozinha e as vezes até o teto ou passarinho que pousa em sua janela. Por isso é tão importante a definição do espaço de trabalho.
As redes sociais também são constantes distrações. Se for o caso, desligue-as enquanto estiver no horário de trabalho.
Dica: se você é do tipo de escuta música no trabalho, escolha ritmos que estimulam a concentração, como por exemplo, música clássica e instrumentais.
6. Tenha uma boa conexão de internet
A velocidade e estabilidade da sua internet vai definir quanto de trabalho você conseguirá concluir, por isso, invista em um pacote que vai te atender e não deixar na mão.
Caso seu trabalho seja por alguma empresa, acerte com o responsável um valor para dividir o custo e não sobrecarregar ninguém.
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário