Termos da contabilidade que todo profissional deve saber
Conheça 12 termos oriundos da contabilidade que está presente na vida de todo mundo.
Assim como em toda profissão, o especialista que trabalha com contabilidade tem termos próprios que são constantemente usados em sua rotina. Até mesmo quem não é da área, provavelmente, utiliza expressões oriundas dela. A variedade de termos é tão grande, que até mesmo profissionais mais experientes devem ficar atentos e não hesitar em consultar um glossário quando a dúvida surgir.
Para quem está chegando agora é preciso ficar atento aos significados, pois um entendimento errado pode colocar abaixo todo esforço de um trabalho e trazer prejuízos para empresa.
Veja a seguir as expressões mais usadas na Contabilidade:
- Acionista – Um acionista pode ser a pessoa física ou jurídica que possui ações de uma determinada empresa.
- Ação – As ações são documentos que representam pequena parte do capital de uma empresa
- Ativo – este termo refere-se ao patrimônio de um estabelecimento. Trata-se de bens que estão sob direito daquela empresa.
- Balanço Patrimonial – é um documento que tem como objetivo fazer uma análise econômica e financeira de uma Instituição, em determinado período de tempo.
- Capital Social – Este termo é fundamental para as empresas que estão começando. Ele se refere ao valor necessário para fundar e amparar uma corporação, durante o período em que ela ainda não fornece capital o suficiente para manter-se.
- Estoque – Parte fundamental de uma organização o estoque é bem mais que o espaço físico onde se armazena o produto de uma empresa. Com uma boa gestão, ele é quem dá suporte para todo o sistema de produção e ou operações.
- Imposto – Palavra bem conhecida pelos brasileiros o imposto é uma taxa que que os cidadãos de um país pagam ao governo para garantir um bom funcionamento de serviços públicos e coletivos.
- Juros – é uma taxa de rendimento extra cobrada em cima de empréstimo.
- Lucro – é o resultado da seguinte conta: saldo das vendas, menos o valor da sua mercadoria e menos as despesas que você tem para produzir o produto, deve entrar todo e qualquer gasto. Simplificando, é quando o dinheiro que retorna para a sua empresa é maior que o valor investido.
- Fluxo de caixa – É a análise de movimentação financeira em um período determinado. Controlando a entrada e saída de dinheiro com dados detalhados.
- ROI – a sigla significa Retorno Sobre o Investimento. Bastante usado na contabilidade e também no marketing, a métrica se baseia em taxa de retorno para analisar investidor ganhou ou perdeu em com determinado investimento.
- Selic – A taxa Selic é bastante conhecida e utilizada por todos. Sempre presente no noticiário, a sigla é muito usada pelo mercado financeiro. Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia e representa a taxa básica de juros no Brasil. Na prática, ela define o piso dos juros no país.
Image by katemangostar on Freepik
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Guilherme Lucas
Nenhum comentário