Conheça as tecnologias que estão revolucionando o varejo
O constante cenário de competição no varejo vem motivando o mercado a encontrar novas formas de lidar com os consumidores e fornecedores, através do uso de tecnologias que objetivam aumentar a segurança para realização de operações, potencializar a eficiência e comodidade, a fim de agregar valor à marca, aumentar as vendas e criar boas experiências ao consumidor final.
Confira e fique por dentro para não deixar que seu negócio fique para trás!
Big Data
Big Data é um termo utilizado para descrever o grande volume de dados produzidos pelas empresas e o que fazer para transformá-los em uma vantagem competitiva para os varejistas. Os insights, como são chamados, corroboram para tomar decisões melhores, reduzir custos, economizar tempo, otimizar ofertas e traçar novas e mais inteligentes estratégias de negócios.
Para melhor entendimento de como funciona o Big Data, é aconselhável saber exatamente de onde vem os dados da sua empresa, para depois analisá-los e utilizá-los a seu favor.
Plataforma de PDV móvel
Para um melhor funcionamento do PDV, deve-se ter uma equipe treinada para obter informações de forma rápida e precisa dos dispositivos móveis, estratégia essa, que proporciona um trabalho mais dinâmico e interativo, além de deter dados sobre a gestão de estoque, tempo de entrega, aviso caso haja ausência de produtos nas gôndolas do PDV, produtos próximos à data de validade, e o fechamento de vendas. Como consequência, esses dispositivos reduzem bruscamente o risco de perdas operacionais, o que o torna essencial para o bom funcionamento do seu PDV.
Plataformas de Geomarketing
Essas plataformas mapeiam aspectos geográficos e sociais de um PDV e geram relatórios diante das informações adquiridas. Diante disso, o programa cruza com seu sistema e prevê a possibilidade de que a região analisada tem de receber determinado tipo de loja, mix de produtos, definição de promoções e campanhas de marketing mais eficientes.
É interessante também para definir o comportamento do consumidor por meio de smartphones, como onde ele está, como se comporta dentro de lojas físicas e com que frequência ele vai até o PDV. Diante disso, é possível ativar ofertas de produtos/serviços quando ele estiver em determinada região e até mesmo ajudá-lo em suas consultas online.
Plataformas de M-Commerce
O Mobile Commerce, ou M-commerce, é considerado uma evolução do E-commerce, e representa toda transação comercial de bens e serviços realizados através de dispositivos móveis.
Para uma experiência plena e completa, as empresas devem adequar/aperfeiçoar seus sites para que, através do smartphone, o consumidor consiga encontrar tudo o que procura e finalize a compra de maneira rápida e eficiente.
Além disso, o m-commerce aproveita das redes sociais para intensificar suas vendas através do compartilhamento de boas experiências com seus amigos, fato que influencia novos e potenciais clientes a conhecer a marca.
Ferramentas de Automação
No setor varejista, um grande aliado do sucesso são as ferramentas de automação.
Tecnologias que trazem mais velocidade e produtividade aos serviços e, consequentemente, geram mais lucros. Um aparelho que se destaca atualmente e que vemos em funcionamento nos PDV’s, é o leitor de códigos de barra dos produtos.
Incrível o que a tecnologia pode fazer para que seu negócio tenha sucesso, não é mesmo? Conta pra gente o que a sua empresa faz!
Continue nos acompanhando aqui para ter acesso a esse tipo de conteúdo.
Conheça já o TagPlus e realize seu cadastro.
Imagem: Freepik
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário