Quanto custa manter uma loja virtual?
Todos sabemos que manter uma loja virtual em pé não é fácil, mas com a chegada de muitas inovações, a tecnologia vem ajudando bastante os novos negócios. Mas aí você, empreendedor, se pergunta: “Mas quanto eu irei gastar para manter uma loja virtual?”
Se você já se fez essa pergunta, ou vem buscando na internet uma média de gastos, não desgruda desse post que nós vamos sanar todas as suas dúvidas.
Quais são os principais custos de uma loja virtual?
Vamos começar falando que a manutenção do e-commerce vai depender do tamanho dele, pois quanto maior a sua loja online, maior será a necessidade de acompanhamento e de manutenção. Até porque, empresas de pequeno porte têm custos bem distintos de empresas de médio e grande porte.
Além disso, para manter uma loja virtual existem custos acima dos custos tradicionais como: energia elétrica, água, telefone, internet, aluguel de espaço (se for preciso para estoque e sede administrativa), matéria-prima e salário de equipe (caso tenha). Uma loja virtual tem alguns custos anuais e mensais que você deve se planejar.
Cada um desses custos são a base para manter a sua loja funcionando perfeitamente, atualizada e com as funcionalidades em perfeito estado, sem haver sobrecarga no servidor. Por isso, vale a pena investir um pouco mais.
Custos específicos de uma loja virtual
Para falar sobre os custos bases de uma loja virtual, preparamos uma lista para você conhecer cada um dos tópicos e como colocá-los nos seus cálculos mensais e anuais. Além disso, saber se a opção feita está trazendo ou não os resultados esperados.
Domínio
Ter um domínio é o primeiro passo que precisa ser dado quando falamos em criar uma loja online, ele é o endereço da sua loja e como o seu cliente irá encontrá-la.
O primeiro é o nome de domínio, a parte principal do endereço, que deve representar sua marca, produto ou serviço online. Por exemplo, em facebook.com, o nome será “facebook”. O segundo aspecto é a extensão, sendo a última parte da categoria que identifica o domínio, neste caso, será “.com”.
Para possuir um nome de domínio, ele deve ser registrado através de uma empresa especialista, como o Registro.BR, o principal site que cuida de todos os domínios nacionais e com finais “.br”.
O preço da contratação de um domínio de uma loja virtual varia conforme a extensão. Alguns nomes de domínio podem custar 5 reais, enquanto outros podem custar até 500 reais. Outro detalhe: os registros de nomes de domínio geralmente são válidos todos os anos, portanto, devem ser pagos anualmente para permanecerem válidos.
Hospedagem
A hospedagem de um site de loja virtual é um serviço vendido por um fornecedor específico para armazenar dados do site. Portanto, para tornar ativos as imagens, links, integrações, dados e outros arquivos do produto criados pelo código, é necessário deixar espaço no servidor.
Este espaço hospeda esses elementos técnicos da loja virtual, portanto, ao digitar sua URL na barra de endereços do seu navegador, os dados serão carregados e o site será exibido. A hospedagem da loja virtual é essencial, especialmente se você deseja construí-la do zero, personalizando toda a interface do site.
Dependendo do porte da sua loja virtual (quantidade de produtos cadastrados, quantidade de pageviews, aplicativos, etc.), da hospedagem ideal para sua loja virtual e da empresa que você escolher, o custo pode variar muito.
Os custos mensais variam de R$200,00 para a solução mais simples até estruturas mais complexas que podem ultrapassar R$10.000,00 por mês. Algumas empresas negociam pagamentos anuais com desconto no valor total.
Aluguel da plataforma de e-commerce
O aluguel de plataforma de e-commerce funciona como uma forma de ter uma loja online, mas sem ter que criar uma interface própria para sua loja. Essas empresas trabalham com o sistema de aluguel, onde você aluga um espaço online para realizar suas divulgações e suas vendas. Assim, não precisará fazer um registro de domínio, hospedagem ou qualquer outra coisa que necessite para criação de um site de vendas.
Esses formatos de lojas virtuais, pré-prontas, são muito comuns para comerciantes iniciantes e que não querem ter preocupação com sistema de troca ou devolução de mercadoria. Plataformas de e-commerce geralmente já possuem um sistema de logística reversa e de segurança de pagamento.
Portanto, o custo de uma plataforma para uma loja virtual pode variar de 50 reais a até 499 reais por mês. Ou seja, você vai pagar entre R $ 2.388,00 e R $ 5.998,00 por ano para manter seu e-commerce rodando na internet (sem incluir, ainda, o investimento em marketing).
Softwares Acessórios
Os softwares acessórios são formas de tornar sua loja virtual mais interativa e facilitar ainda mais o seu dia a dia como empreendedor digital. Com eles você pode fazer controle de estoque, ter um chat para solução de dúvidas do seu cliente e até mesmo usar softwares de segurança, proporcionando mais conforto para o seu cliente.
Esses softwares não são obrigatórios, mas ajudam muito no desenvolvimento da sua loja virtual e facilitam muito o dia a dia do seu negócio. Esses softwares podem ter um custo mensal ou anual.
Marketing Digital
O marketing digital deve ser focado na divulgação da loja e nos produtos que estão disponíveis, com isso, deve haver um investimento em um projeto que consiga saber exatamente quais são as dores do seu público e como trazer a solução.
Todo o projeto deve ser baseado segundo as necessidades da loja virtual, como divulgação nas redes sociais, divulgações pagas, textos com palavras-chaves que ajudem o cliente a tomar a decisão e principalmente a contratação de uma empresa ou profissional especialista nesta área.
No orçamento médio de marketing digital, geralmente temos:
- Gestão de planos e valores de mídias sociais: desenvolvimento de conteúdo + criação de pós-arte no Facebook e Instagram + publicação + promoção de pós-venda
- Anúncios patrocinados nas redes sociais (Facebook + Instagram), onde recebem informações de contato via formulário ou WhatsApp + investimento publicitário
- Preço para criação, hospedagem e manutenção de sites profissionais
- Landing page, preço de hospedagem e manutenção
- Gestão da Publicidade no Google
- Anúncios no Google, onde há um investimento diário com o número de dias da semana definido por você.
Manter uma loja virtual não é um trabalho simples ou barato, mas, se você realmente quer estar na internet é preciso se preparar financeiramente. Caso queira começar com algo mais simples vale fazer o uso de locação de e-commerce é uma boa saída.
Outra excelente forma de iniciar uma loja virtual é com as redes sociais, divulgando seus produtos e serviços disponíveis. Assim seu cliente irá conhecer melhor tudo aquilo que você faz e o que você pode oferecer.
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário