QR CODE: o que é, propriedades e como usar

O avanço da tecnologia tem trazido várias ferramentas facilitadoras para o dia a dia das pessoas. Exemplos disso, são os bancos digitais, a biometria, reconhecimento facial, realidade aumentada, QR CODE e muitos outros. 

Apesar de estar sendo difundido só agora, o QR CODE existe desde 1994, quando foi desenvolvido pela empresa japonesa Denso-Wave, uma subsidiária da Toyota, para facilitar e agilizar a catalogação de peças automotivas.

Utilizado desde 2003 em celulares, o QR CODE é o avanço tecnológico dos códigos de barras, só que contêm informações na vertical e na horizontal, sendo assim, é um código bidimensional;

Propriedades

QR CODE significa Quick Response, ou seja, “resposta rápida” em português.
Códigos e caracteres formam uma imagem quadrada com capacidade de armazenar grande quantidade de dados.

Capacidade de armazenamento

  • Numéricos – máx. 7089 caracteres
  • Binário (8 bits) – máx. 2953 bytes
  • Alfanuméricos – máx. 4296 caracteres
  • Kanji/Kana – máx. 1817 caracteres

Capacidade de correção de erros

  • Nível L 7%
  • Nível M 15%
  • Nível Q 25%
  • Nível H 30%

Como usar

É muito simples e rápido de usar, veja:

Você só precisa de um celular com câmera, acesso à internet e um aplicativo de leitura, caso seu aparelho seja Android (No IOS – Iphone -, a leitura é automática).

Dessa maneira, basta aproximar a câmera do seu telefone celular que automaticamente ele é convertido em informação, direcionado para um link na web.

Gere seu QR CODE clicando aqui.

Aplicações

Dentro dos códigos, você consegue colocar todas as informações relevantes para quem for acessá-lo. 

Flyer

Muito utilizado em ações de marketing para integrar o ambiente físico com o digital, promovendo a interação entre marcas e consumidores.

Cartão de visitas

Cartão que contem dados básicos do responsável, como e-mail, telefone e endereço. Acrescente informações sobre seu trabalho, especialidades, quem são seus clientes, resuma seu currículo, etc.

WhatsApp Web

Para acessar seu WhatsApp pela web é necessário escanear o código do navegador com a câmera do aplicativo no seu celular. Em seguida, irá abrir as conversas na tela da web.

Youtube

Durante a quarentena, houve um “boom” de lives via Instagram e Youtube. Você reparou no QR CODE que ficava no canto inferior da tela? Ele era responsável por receber as doações ao artista em apresentação. O interessante é que o dinheiro podia ser doado a partir do seu banco ou de plataformas de pagamento, como o PicPay. 

PIX

Falando nisso, em novembro de 2020 começará a ser utilizado o PIX, plataforma de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central.
Fique por dentro do assunto e saiba como isso vai te afetar!

CPF

Disponibilizado desde 2017, o modelo de CPF com QR CODE serve para confirmar dados de forma ágil, simples e segura. As informações são atualizadas em tempo real de acordo com a base de dados da Receita Federal. Acesse aqui.

Serviços e produtos

Já pensou utilizar o QR CODE para scanear passe do metrô, passagem de ônibus, pagamento em aplicativos de corrida, para saber preço e descrição de produtos nas prateleiras dos supermercados?

Isso tudo já é real em várias partes do mundo e cada vez mais mostra que veio para ficar e mudar a forma como nos relacionamos com a tecnologia.

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Deixe o seu Comentário

Categorias