Como calcular porcentagem de lucro? Aprenda com exemplos!
Você sabe quanto está faturando e lucrando? Seu produto ou serviço tem preço coerente com o que vale? Você sabe exatamente quanto vende por dia? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, este texto é para você!
Saber como calcular a porcentagem de lucro da sua empresa é essencial para o crescimento e sucesso do negócio. E por que isso? Diversos fatores interferem no resultado final do período estimado, além de dizer muito sobre a rentabilidade e sustentabilidade do seu empreendimento.
Erros e falhas como não saber precificar seu produto ou serviço, confundir faturamento com lucro, não fazer o controle diário das vendas e outros, são os principais problemas observados nesta etapa do trabalho oriunda do setor financeiro das empresas.
O que é porcentagem de lucro?
Para entender melhor sobre a porcentagem de lucro ou margem de lucro, é preciso saber que lucro é o que sobra do faturamento quando descontados os custos e despesas. Em outras palavras, a margem de lucro é aquele dinheiro que sobra depois que você paga todas as contas da empresa.
É por meio desse valor – que é dado em porcentagem – que se consegue determinar a lucratividade do seu produto e/ou serviço, ou do seu negócio como um todo.
Então, este valor poderá ser utilizado para investir na própria empresa ou ser destinado à sua conta pessoal.
Por que é importante calcular a porcentagem de lucro?
Calcular a margem de lucro ideal serve para que o empreendedor saiba exatamente qual é a lucratividade e rentabilidade da sua empresa. Sendo assim, esses dois fatores são fundamentais para manter em equilíbrio a saúde financeira da sua empresa.
Além disso, em situações delicadas como empréstimos, por exemplo, o banco questionará a respeito do percentual de lucratividade ou margem de lucro da empresa para avaliar a aprovação ou não do dinheiro, e isso é dado em formato de porcentagem, não em reais.
Existe uma margem de lucro ideal?
Cada empresa apresenta uma margem de lucro específica, pois seu percentual muda de acordo com o segmento, porte, tipos e preços de serviços e/ou produtos ofertados. Mas, respondendo à pergunta do título, sim, existe uma margem de lucro ideal.
Em média, o lucro esperado é:
- 30% a 20% para serviços;
- 10% a 20% para comércio;
- 7% a 12% para indústria.
É importante frisar que todos os custos devem ser detalhadamente revisados e considerados, para que o cálculo da porcentagem de lucro se aproxime ao máximo da realidade do negócio. Além disso, os preços dos produtos e serviços devem seguir o ritmo do mercado, alinhando-se às necessidades demandadas.
Qual a diferença entre lucro líquido e lucro bruto?
Para que você possa entender o raciocínio dos cálculos da porcentagem de lucro, vamos passar rapidamente por alguns conceitos básicos. O lucro bruto é a diferença entre o total arrecadado e o custo de produzir o produto ou serviço. Sua fórmula é:
- Lucro bruto = receita total – custos variáveis (produção, embalagem, entrega)
Para facilitar, veja um exemplo prático.
- Na minha loja de acessórios, meu total de vendas foi de R$ 200, mas foram gastos R$ 70 para a produção e entrega. Dessa forma, temos: 200 – 70 = R$ 130. Ou seja, o meu lucro bruto foi de R$ 130,00.
Já o lucro líquido leva em consideração todos os custos agregados, tanto os fixos quanto os variáveis, como por exemplo:
- contas de água, energia elétrica, internet, telefone e gás;
- aluguel;
- compra de produtos básicos para o seu funcionamento, como materiais de escritório e de limpeza;
- pagamento de impostos.
Assim, a fórmula para descobrir o lucro líquido é:
- Lucro líquido = lucro bruto – despesas (fixas e variáveis)
Seguindo o exemplo acima, temos:
- Lucro Líquido: 130 – 100 (despesas totais) = R$ 30
Como calcular a porcentagem de lucro?
Agora que você já sabe a diferença entre o lucro bruto e o líquido, você verá como calcular a porcentagem de lucro da sua empresa. Veja como é simples:
- Margem de lucro = lucro líquido / receita x 100
Veja um exemplo:
- Receita total: R$ 10.000
- Custos: R$ 2.500
- Lucro: R$ 10.000 – R$ 2.500 = R$ 7.500
- Margem de lucro: R$ 7.500 / R$ 10.000 = 0.75 x 100 = 75%
Como falamos no tópico da margem de lucro ideal, a porcentagem de lucro de 75% é muito acima do esperado para o setor comercial, industrial e empresas que ofertam serviços.
Caso tenha alguma dúvida específica do seu negócio, consulte um contador.
Quais são as estratégias para aumentar o lucro?
Confira algumas táticas para aumentar o lucro da sua empresa.
Preços condizentes com os dos concorrentes
Uma das principais estratégias para aumentar o seu lucro é verificar se os preços de seus serviços e/ou produtos se equiparam aos dos concorrentes do mesmo nicho que seu negócio está inserido. Saber o quanto vale o seu produto e/ou serviço é importante para definir um preço justo.
Planejamento de despesas
Como vimos, os custos e despesas têm influência direta no preço dos produtos e/ou serviços que você vende. Nosso conselho aqui é: revise com atenção as suas despesas — elas realmente são necessárias? O que pode ser alterado ou diminuído?
Esse controle evita possíveis prejuízos, otimiza no longo prazo o seu fluxo de caixa e, consequentemente, traz maior segurança em relação ao futuro do negócio.
Redução de custos
Para ajudar a reduzir custos é interessante pensar em formas viáveis e de menor impacto no dia a dia do trabalho, como renegociar com fornecedores e diminuir o consumo de energia, às vezes, readequar setores para tal.
Essa revisão auxilia no amplo reconhecimento do negócio, o que é necessário para a tomada de decisões futuras e melhoria na margem de lucro.
Saber o que é, para que serve e como calcular a margem de lucro é de suma importância para a saúde financeira da sua empresa. Concluímos então, que a porcentagem de lucro nada mais é que o valor que resta da sua venda, após subtrair todas as despesas relacionadas aos produtos e/ou serviços.
A partir da porcentagem obtida do cálculo da margem de lucro, você conseguirá ter uma visão geral do negócio, o que te permitirá traçar estratégias certeiras para aumentar a lucratividade, sustentabilidade e rentabilidade da sua empresa.
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Imagem: Freepik
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Escrito por
Renata Scaff
Eu tenho muita dúvida nessa questão de precificar. Quero começar a vender folheados mas não sei ainda qual valor colocar. Gastei 225 em produto juntamente com o frete e 95 de embalagens. Gostaria de saber como devo calcular pra saber quanto devo vender os meus produtos. Sendo que cada peça tem um valor variado, por exemplo, tem uns que é 8, outros 15, 3,50 e por aí vai, calculando tudo ficou 225 junto com o frete.
Olá, Luiza!
Quando as peças têm valores diferentes, o ideal é calcular o custo individual de cada uma. Para isso, você pode dividir o investimento total (R$ 320 entre produtos, frete e embalagens) proporcionalmente ao valor de compra de cada peça.
Por exemplo: se uma peça custou R$8 e outra R$15, o custo do frete e das embalagens deve ser distribuído de forma proporcional entre elas. Assim, cada produto fica com seu custo real, e sobre esse valor você aplica a margem de lucro desejada (ex: 100%, 150% etc.).
Fórmula: Preço de venda = custo total da peça × (1 + margem de lucro)
Outra opção prática é definir uma margem média de lucro para todo o lote (por exemplo, 120%) e aplicar sobre o custo de cada produto. Dessa forma, você mantém coerência nos preços e ainda garante rentabilidade.