PIX no varejo: quais os benefícios?

O PIX, novo meio de pagamento criado pelo Banco Central, oferece melhorias significativas para o varejo online e físico. Para o consumidor final, o principal objetivo é melhorar a experiência de compra. Para os lojistas, espera-se custos mais baixos, facilidade na gestão financeira e conciliação bancária, agilidade da gestão de tempos, e outros. 

Além de todas as vantagens e benefícios para os lojistas e consumidores finais, o PIX colocará em evidência a necessidade da Transformação Digital no Brasil.

Benefícios do PIX para os varejistas

Velocidade dos pagamentos instantâneos

A principal característica do PIX é a disponibilidade de pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, mesmo em feriados. Esse sistema é conhecido pelo formato 24/7/365.

Dessa forma, o lojista conseguirá efetuar vendas quando e onde quiser, além de obter a conclusão da transação em, no máximo, 20 segundos.

Melhoria na experiência de compra

A velocidade do pagamento instantâneo é benéfico tanto para o lojista quanto para o consumidor. O usuário só precisará de um aparelho celular com internet para escanear o QR Code e efetuar a compra.

É simples, rápido, cômodo, e funcional.

Redução de filas nos caixas das lojas físicas

Ninguém gosta de ficar em filas esperando a vez de ser atendido.
Como efeito indireto do PIX, haverá redução de filas nos caixas de empreendimentos como bares e restaurantes. O tempo que sobrar, poderá ser utilizado para suprir necessidades de outras áreas da empresa.

Integração com outros meios de pagamento

Com o PIX, plataformas de carteiras digitais como PicPay e Mercado Pago serão automaticamente integradas.

Diminuição dos custos operacionais

Nas lojas físicas, os pagamentos em espécie serão substituídos pelo PIX, que irá diminuir os riscos de roubos e furtos, custos operacionais da manipulação e armazenamento de dinheiro.

Será o fim do boleto bancário?

As transações com boleto bancário são um problema para os e-commerces, pois cerca de metade das compras com boleto não chegam a ser concluídas, por falta de pagamento. A questão é que a desistência gera um custo para o vendedor, pois o boleto já foi emitido e teve a taxa cobrada. Além disso, até o vencimento do boleto, os produtos “comprados” ficam bloqueados de serem vendidos.

Em datas comemorativas esse problema se torna ainda maior, causando problemas sérios de logística ao lojista.

Funcionalidades inéditas: Segundo Breno Lobo, chefe de subunidade do BC na área técnica, existe planos de digitalização de ativos, pagamentos iniciados offline, sistema de parcelamento e uma plataforma para credores e devedores e até mesmo interligação internacional. A curto prazo, a instituição trabalhará para possibilitar saques no PIX por meio do varejo.

Vamos aguardar os próximos capítulos! Fiquem de olho aqui!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

  • Tem alguma posição sobre integração dessas novas formas de oagamento/carteiras digitais aí tagplus? Sei que estão passando por mudanças aí, mas estamos precisando de diversos recursos, como essa conferência, geração automática de link de pagamento, etc..

    • Ei, Ítalo!

      Estamos aguardando a liberação do banco pra que essa integração seja feita, mas até então não foi liberado.
      Assim que tivermos a autorização para funcionar com PIX, todos os clientes serão informados.
      Esperamos que seja em breve! 🙂

    • Samuel,
      O sistema TagPlus será integrado com os bancos e funcionará como forma de pagamento via QR Code mesmo.
      Ainda não disponibilizamos esse recurso, pois estamos aguardando a liberação dos bancos.
      O esperado é que em breve esteja tudo em perfeito funcionamento.

Deixe o seu Comentário

Categorias