PIX no varejo: quais os benefícios?
O PIX, novo meio de pagamento criado pelo Banco Central, oferece melhorias significativas para o varejo online e físico. Para o consumidor final, o principal objetivo é melhorar a experiência de compra. Para os lojistas, espera-se custos mais baixos, facilidade na gestão financeira e conciliação bancária, agilidade da gestão de tempos, e outros.
Além de todas as vantagens e benefícios para os lojistas e consumidores finais, o PIX colocará em evidência a necessidade da Transformação Digital no Brasil.
Benefícios do PIX para os varejistas
Velocidade dos pagamentos instantâneos
A principal característica do PIX é a disponibilidade de pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, mesmo em feriados. Esse sistema é conhecido pelo formato 24/7/365.
Dessa forma, o lojista conseguirá efetuar vendas quando e onde quiser, além de obter a conclusão da transação em, no máximo, 20 segundos.
Melhoria na experiência de compra
A velocidade do pagamento instantâneo é benéfico tanto para o lojista quanto para o consumidor. O usuário só precisará de um aparelho celular com internet para escanear o QR Code e efetuar a compra.
É simples, rápido, cômodo, e funcional.
Redução de filas nos caixas das lojas físicas
Ninguém gosta de ficar em filas esperando a vez de ser atendido.
Como efeito indireto do PIX, haverá redução de filas nos caixas de empreendimentos como bares e restaurantes. O tempo que sobrar, poderá ser utilizado para suprir necessidades de outras áreas da empresa.
Integração com outros meios de pagamento
Com o PIX, plataformas de carteiras digitais como PicPay e Mercado Pago serão automaticamente integradas.
Diminuição dos custos operacionais
Nas lojas físicas, os pagamentos em espécie serão substituídos pelo PIX, que irá diminuir os riscos de roubos e furtos, custos operacionais da manipulação e armazenamento de dinheiro.
Será o fim do boleto bancário?
As transações com boleto bancário são um problema para os e-commerces, pois cerca de metade das compras com boleto não chegam a ser concluídas, por falta de pagamento. A questão é que a desistência gera um custo para o vendedor, pois o boleto já foi emitido e teve a taxa cobrada. Além disso, até o vencimento do boleto, os produtos “comprados” ficam bloqueados de serem vendidos.
Em datas comemorativas esse problema se torna ainda maior, causando problemas sérios de logística ao lojista.
Funcionalidades inéditas: Segundo Breno Lobo, chefe de subunidade do BC na área técnica, existe planos de digitalização de ativos, pagamentos iniciados offline, sistema de parcelamento e uma plataforma para credores e devedores e até mesmo interligação internacional. A curto prazo, a instituição trabalhará para possibilitar saques no PIX por meio do varejo.
Vamos aguardar os próximos capítulos! Fiquem de olho aqui!
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Tem alguma posição sobre integração dessas novas formas de oagamento/carteiras digitais aí tagplus? Sei que estão passando por mudanças aí, mas estamos precisando de diversos recursos, como essa conferência, geração automática de link de pagamento, etc..
Ei, Ítalo!
Estamos aguardando a liberação do banco pra que essa integração seja feita, mas até então não foi liberado.
Assim que tivermos a autorização para funcionar com PIX, todos os clientes serão informados.
Esperamos que seja em breve! 🙂
E qual é a novidade que PIX vai trazer para o sistema TAGPLUS?
Samuel,
O sistema TagPlus será integrado com os bancos e funcionará como forma de pagamento via QR Code mesmo.
Ainda não disponibilizamos esse recurso, pois estamos aguardando a liberação dos bancos.
O esperado é que em breve esteja tudo em perfeito funcionamento.