Os 6 melhores livros sobre gestão de negócios!

[GUEST POST PocketBook4You]

Da teoria à prática: confira os melhores insights de gestão de negócios de todos os tempos e transforme a sua empresa em uma referência do mercado.

Falar em gestão de negócios é falar sobre um conjunto de ações e estratégias direcionadas aos objetivos para garantir que a empresa consiga realizar seus intentos. Nesse sentido, o rápido progresso das organizações exige que o administrador moderno seja mais completo e atuante, capaz de se adaptar ao contexto atual e aos movimentos do mercado.

Há ainda outro fator de grande impacto que vem transformando cada vez mais a gestão empresarial mundial: a volatilidade do momento. Isto posto, a forma como cada organização se prepara para as dificuldades, novas tendências e oportunidades é determinante para o seu êxito.

Ademais, ao obter um panorama geral do negócio e eliminar sua complexidade, é possível ter uma visão mais clara do que está acontecendo no mundo real corporativo.

Quer saber como? Descubra agora com as nossas 6 indicações de leitura!

1. Empresas Feitas para Vencer – Jim Collins

Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura, enquanto outras não conseguem se manter no topo e acabam caindo? Esta é a pergunta que norteia o best-seller mundial, “Empresas Feitas para Vencer”, escrito pelo renomado consultor de negócios norte-americano, Jim Collins.

O livro, que foi todo baseado em uma extensa pesquisa desenvolvida pelo autor e sua equipe, destaca empresas centenárias e enumera as razões para o longevo sucesso, considerando os retornos financeiros acumulados em investimentos em ações de determinados períodos, independente do ramo de atuação.

Seus temas abordados, dentre eles a valorização dos colaboradores, a liderança nível 5, que define as principais características dos líderes de sucesso, e o conceito do porco-espinho, expõem ao leitor, pragmaticamente, questões importantes a fim de facilitar a tomada de decisão dos líderes e gestores.

Sem dúvidas, essa é uma leitura indispensável a todos que almejam simplificar o complexo mundo dos negócios através do gerenciamento de pessoas de alto nível hierárquico, da busca pelo caminho rumo à excelência enfrentando a realidade dos fatos, além da sabedoria para reconhecer onde o mercado indica a direção.

Capa do livro "Empresas Feitas Para Vencer"

2. O Mito do Empreendedor – Michael E. Gerber

Se você pensa em empreender, abrir sua própria empresa, ou mesmo já possui uma, mas está enfrentando dificuldades, deve estudar mais a fundo o livro “O Mito do Empreendedor”, que possui mais de três milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo e tornou-se um dos principais best-sellers de gestão de negócios.

Michael E. Gerber, apontado como o guru das pequenas empresas e líder do pensamento empreendedor, apresenta em sua obra a importância de sistematizar os processos dentro da organização, suscitando casos reais de negócios que cresceram a partir desta metodologia.

Em síntese, o autor discorre sobre o modelo de franquias como uma alternativa viável para construir um negócio gerenciável, levando o leitor a questionamentos bem claros, de como fazer a junção do propósito pessoal com o propósito da sua empresa e equilibrar os perfis do técnico, administrativo e empreendedor.

Assim, por meio dessa fonte de conhecimento valiosa que se revela, ao longo de suas páginas, uma mentoria empresarial, os gestores de negócios aprenderão métodos e estratégias para colocar em prática uma boa ideia, criar e fortalecer uma pequena empresa e também fazer o seu sonho acontecer.

Capa do livro "O Mito do Empreendedor"

3. Feitas para Durar – Jim Collins, Jerry I. Porras

Mais um best-seller de Jim Collins que não poderia faltar na nossa lista, sendo este em coautoria com Jerry I. Porras, membro honorável da Universidade de Stanford e teórico organizacional americano, “Feitas para Durar” mostra as razões que fazem algumas empresas serem visionárias, duradouras e diferenciadas das demais.

O livro é resultado de um estudo que durou mais de 6 anos, o qual os notáveis autores coletaram fatores comuns em empresas lendárias e centenárias que possibilitaram mais de um século de sucessos e inspirações para demais, como Walt Disney Company, Sony, IBM e Ford.

Nesse contexto, eles fornecem insights poderosos a respeito da essência da empresa visionária que vem da tradução de sua ideologia estrutural e de seu impulso particular para evoluir, proveniente não apenas do resultado de uma grande ideia ou um único grande líder.

Esta é, portanto, uma leitura obrigatória a quem se interessa por negócios e deseja construir uma empresa imune à força do tempo e do conformismo, tal qual produza um impacto distinto no mundo, de modo a preservar a estrutura empresarial e fomentar o progresso. 

Capa do livro "Feitas para Durar"

4. A Quinta Disciplina – Peter Senge

A capacidade de aprender mais rápido que os concorrentes é a única vantagem competitiva sustentável a longo prazo, em que as pessoas são o principal meio de alavancagem de qualquer processo de mudança organizacional. Esta é a premissa do livro “A Quinta Disciplina”, que revolucionou o modo de gerenciar empresas.

Eleita pelo Financial Times como um dos cinco maiores guias de negócios de todos os tempos, esta obra, que foi escrita por Peter Senge, célebre professor e diretor do Centro para a Aprendizagem Organizacional no MIT, revela a rota das competências necessárias para que uma organização seja capaz de aprender.

Elas consistem em cinco disciplinas: Domínio pessoal; Modelos mentais; Visão compartilhada; Aprendizado em equipe; e Pensamento sistêmico, sendo esta quinta disciplina a que integra todos os compartimentos do saber e da prática, considerada o alicerce de ampliação dos conhecimentos dentro da empresa.

Ao desenvolver essa associação disciplinar em todos os níveis da sua empresa, você terá uma visão sistêmica e poderá implementá-la a fim de elevar o aprimoramento da sua gestão de negócios, garantindo o sucesso pleno e o crescimento vertiginoso.

Capa do livro "A Quinta Disciplina"

5. O Que as Escolas de Negócios Não Ensinam – José Salibi Neto, Sandro Magaldi

Desenvolver uma gestão que seja capaz de acompanhar a 4ª Revolução Industrial e as constantes transformações do mercado é um dos grandes desafios organizacionais do século XXI, o qual pode ser vencido apenas através das práticas de negócios que proporcionam um conhecimento intrínseco e tácito.

Dado isso, falaremos sobre o livro brasileiro “O Que as Escolas de Negócios Não Ensinam”, no qual os “gladiadores da gestão” José Salibi Neto, fundador da empresa HSM, e Sandro Magaldi, fundador da plataforma meuSucesso.com, reúnem 10 insights sobre gestão baseados em suas vastas experiências no ramo.

Dentre os aprendizados e lições compartilhadas pelos autores para causar impacto e mudar sua perspectiva de negócio, destacam-se a gestão orientada por princípios, a ênfase nas alianças estratégicas, a arte de fazer perguntas transformadoras e o sistema de poder movido por relacionamentos.

Seus conceitos incríveis trazidos de forma leve, simples e fácil compreensão lhe conduzirão a reflexões profundas no que diz respeito à procura por ideias novas e transformadoras que façam a diferença em sua empresa e carreira profissional como gestor.

Capa do livro "O Que as Escolas de Negócios Não Ensinam"

6. A Meta Eliyahu M. Goldratt

Escrito em forma de romance, o livro conta a história de Alex Rogo, o gerente de uma fábrica que está perto da falência. Já praticamente sem esperanças de reverter a situação e prestes a perder o emprego, Alex um dia se encontra com Jonah, seu antigo professor de física, que por uma feliz coincidência havia desenvolvido um novo método de gestão. Após uma breve conversa, Jonah se dispõe a ajudar Alex a salvar sua fábrica.

No decorrer da história, o livro aborda de forma leve e envolvente os princípios da Teoria das Restrições. Aprovada por milhares de empresas e ensinada em mais de 200 faculdades pelo mundo, a Teoria das Restrições hoje é mundialmente reconhecida como um dos métodos mais bem-sucedidos para implantar um processo de melhoria contínua em empresas.

O livro de autoria de Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox é um best-seller consagrado, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos no mundo e traduzido em mais de 20 idiomas. A razão do sucesso da obra se deve não apenas à comprovação de suas teorias quando postas em prática, mas também à forma clara e objetiva com que os autores as expõem.

Como fazer uma gestão de negócios de excelência!

Colocar em prática o aprendizado proporcionado pelas obras citadas é um grande diferencial que permitirá o desenvolvimento do seu negócio de forma sustentável e segura, consagrando a sua empresa em meio à competitividade.

Dessa forma, persista na busca contínua por conhecimento em estratégias de gestão de negócios, pesquise exemplos do mundo corporativo que obtiveram êxito, e o sucesso da sua empresa será implacável!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias