O que considerar no momento de decidir o meio de pagamento para o meu negócio

GUEST POST – GALAXY PAY

Se você procura desenvolver o seu comércio e deixá-lo sempre atualizado em questões tecnológicas, é necessário entender sobre os novos meios de pagamento que estão surgindo com a internet.

Em 2019, os cartões e métodos digitais como gateway de pagamento chegaram a quase R$2 trilhão de reais, e os pagamentos digitais nesse número chegaram a 43% para a participação do PIB no Brasil.

Pagamentos hoje, são feitos cada vez mais à distância, e, após o início da pandemia, o nicho de plataformas digitais e aplicativos cresceram 31%, consolidando cada vez mais a extinção dos métodos mais usuais de forma de pagamento e abrindo as portas para o digital.

A mudança de comportamento dos meios de pagamento do consumidor

Desde o final de 2019, temos percebido o impacto do Coronavírus no mundo e, algo que realmente mudou com a pandemia, foi a forma de comprar e comercializar.

Empresas tiveram que desenvolver novos métodos de vendas, afinal, em casa, os consumidores fazem tudo o que podem pela tela do celular e seus computadores.

Segundo o estudo da Visa Back to Business, o uso do papel moeda caiu 78%, e o brasileiro percebeu que é possível resolver a maioria de suas necessidades através dos meios de pagamento digital, sem correr riscos e até mesmo com mais facilidade e opções.

Ou seja, a migração de comércios, restaurantes e todos os tipos de empresas foi necessária e real, aumentando possibilidades de e-commerce, inovando o mercado novamente.

Por isso, considerar diversos métodos de pagamento, entender mais sobre gateway de pagamento e abrir o leque para todos os tipos de consumidores é a melhor saída para seu empreendimento ter uma estabilidade.

Mas para isso, é necessário disponibilizar esses métodos de modo seguro, com qualidade e ter conhecimento sobre eles, para que saiba a melhor opção para você e seu cliente.

Como decidir a melhor forma de pagamento para o seu negócio?

Para que seja possível decidir a melhor forma de pagamento para o seu empreendimento, é necessário:

  • Conhecer o perfil dos clientes;
  • Disponibilizar e conhecer todos os métodos;
  • Saber cobrar corretamente;
  • Ter uma plataforma de cobrança segura e confiável.

Descubra o perfil de seu cliente

Se você tem dúvidas sobre como cobrar, primeiro é necessário entender a sua persona, ou seja, o perfil e necessidades que o seu cliente carrega, além dos problemas que ele procura uma solução, a qual o seu negócio pode proporcionar.

Aposte no marketing, descubra hábitos de compra, faça pesquisas simplificadas, forme representações fictícias de seus clientes com base em informações reais. Além disso procure saber sobre:

  • Região demográfica;
  • Desafios;
  • O que cada um procura;
  • Como preferem pagar.

Assim, você consegue traçar um perfil para decidir os melhores meios de pagamento, conforme sua análise.

Conheça os principais meios de pagamento

Bom, as principais formas de pagamento você já conhece, basta agora entender o que faz sentido para a sua empresa.

  • Dinheiro;
  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito;
  • Boleto Bancário;
  • Pagamento recorrente.

Dinheiro atualmente é útil em estabelecimentos físicos.O cartão de débito também é um dos mais utilizados e basicamente substitui o papel moeda. 

O cartão de crédito é uma ótima saída para consumidores e comerciantes de todos os tipos, seja em estabelecimentos físicos ou on-line. 

O boleto bancário e o pagamento recorrente – que é o método de serviço por assinatura, no qual o cliente tem um valor descontado por mês por um serviço – se mostram uma excelente opção para estabelecimentos e profissionais prestadores de serviços.

Cobre corretamente todos os meios de pagamento

Há três forma para cobrar cartões, que são:

1. Adquirentes

Ao usar cartões em seu negócio, é necessário se conectar com os responsáveis pelas bandeiras, como VISA, Cielo, etc.

Uma taxa é cobrada por cada transação e é possível ter a maquininha de cartão da companhia que preferir.

2. Subadquirentes

São intermediadores de pagamento e ficam responsáveis pelos processos de cobranças e meios de pagamento.

São utilizados em e-commerces e sites online e fazem a comunicação entre cliente e loja, integrando esses sistemas, e cobram maiores taxas para cada transação.

3. Gateway de pagamento

Por fim, o mais conhecido e utilizado atualmente é o gateway de pagamento, que é uma tecnologia que realiza transações e conecta o seu comércio a variados meios de pagamento, proporcionando maior performance. 

Essa comunicação é possível graças ao API (Application Programming Interface), uma tecnologia flexível e que permite o trabalho com variadas adquirentes.

O gateway de pagamento aceita cartões de débito e crédito, pagamento recorrente, PIX, boleto, pagamento recorrente, plataformas como o PayPal e muito mais.

As vantagens do gateway de pagamento entre todas as outras opções são:

  • Simplificar a conexão virtual diretamente com operadoras e instituições financeiras;
  • Adaptação a todos os processos de cobrança;
  • Fornecimento de ferramentas para gestão de risco e financeira;
  • Integração simples com qualquer tipo de sistema.

Uma ótima plataforma que possui gateway de pagamento é o Galax Pay, uma fintech bem reconhecida no mercado, e que já ajudou diversos tipos de empresas e empreendedores a venderem mais, melhor e com segurança.

Plataforma de gestão financeira de todo meio de pagamento

Para que seja possível escolher a melhor opção para os meios de pagamento da sua empresa, tenha em mente que o Galax Pay possui gateway de pagamento com atendimento profissional, painel e relatórios gerenciais, recursos e serviços avançados para otimizar todos os processos de cobrança.

Com esse gateway de pagamento, você fica mais seguro, atualizado em relação ao mercado, possui relatório sempre que desejar sobre o desempenho financeiro de seu empreendimento e conta com uma das melhores empresas de gateway de pagamento do Brasil.

Para saber como realizar seu cadastro em nossa plataforma, preencha o formulário, que iremos entrar em contato com você e resolver os seus problemas!

O TagPlus é o sistema de gestão online que sua empresa precisa!

O TagPlus é um sistema de gestão on-line que já ajudou mais de 60 mil empresas, de diferentes tipos de negócio, a serem mais eficientes e organizadas.

Testar Grátis
Sistema Online de Gestão Comercial, com NF-e, NFS-e, Controle Financeiro, Acompanhamento de NF-e, Sistema emissão Nota Fiscal Eletrônica.
Foto do perfil do autor ou atora

Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias