O CNPJ e o CPF são necessários para impressão do CF-e?
Já comentamos muito a respeito do CF-e e suas vantagens. São inúmeros benefícios agregados com o uso do novo sistema; não somente aos compradores, mas também aos lojistas.
Contudo, muitas são as dúvidas acerca da burocratização em sua emissão. Será que é possível realizar a emissão do documento Cupom Fiscal Eletrônico sem a inserção do CPF ou CNPJ do consumidor final? Vejamos a seguir!
A emissão do CF-e
O equipamento SAT permitirá que seja emitido o CF-e-SAT, mesmo sem a necessidade de preenchimento desses campos.
É possível que a nota seja lançada sem que o consumidor final tenha fornecido o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou mesmo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Isso é algo que já ocorre normalmente no ECF – Emissor de Cupom Fiscal, onde a inserção dessas informações é facultativa.
Assim, para que ocorra o envio do CF-e-SAT para o sistema da Sefaz-SP (ou outro estado no qual haja legislação para o uso desse documento fiscal), basta que o acesso à internet esteja disponível, visto que o SAT envia essas informações automaticamente.
Procedimentos para transmissão de dados
Com o aparelho conectado o contribuinte deve apenas aguardar a transmissão automática dos Cupons.
As empresas que possuírem conexão permanente com a internet terão o envio de seus cupons realizados de forma periódica para a Secretaria da Fazenda.
Não sendo essa a realidade daquele lojista, ou no caso de falha de conexão, o contribuinte precisará transmitir as cópias de segurança do CF-e-SAT por meio da transmissão em contingência, que consiste em fazer o upload dos cupons para os sistemas da Sefaz-SP.
Nesse caso, a cópia realizada é armazenada em um extrato para impressão. O varejista deverá manter essa guardada, pelo prazo previsto na legislação do SAT e para eventual necessidade de transmissão em contingência.
Equipamentos de emissão
Para emitir o CF-e é indispensável o uso do SAT. É necessário que este esteja acoplado em outro equipamento que possui a função de processamento de dados (normalmente um microcomputador) com o Aplicativo Comercial, além de impressora comum e do acesso à Internet.
Utilize o TagPlus, o melhor e maior sistema de Gestão Comercial, também para emissão do CF-e. Passe a trabalhar com um aplicativo confiável na emissão de seus documentos fiscais. Clique aqui e teste grátis por 15 dias.
O que achou da postagem de hoje? Como tem sido a adaptação ao novo sistema SAT-CF-e? Comente a seguir:
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Consultor TagPlus
Nenhum comentário