NF-e de entrada: o que é, legislação e devolução de produtos
A NF-e de entrada
As notas fiscais de entrada são documentos emitidos por fornecedores. É também utilizada em outros casos, como por exemplo, retorno de industrialização e devolução de vendas.
A gestão de NF-e de Entrada é algo tão importante quanto a gestão das Notas fiscais eletrônicas de Saída (aquelas emitidas para o consumidor final). As informações de entrada são importantes para vários setores da empresa, como por exemplo o controle de estoque, financeiro, contábil, produção, entre outros.
Ao receber uma mercadoria e de posse do DANFE, a empresa pode conferir se a NF-e está realmente autorizada na SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e verificar se o fornecedor encaminhou o arquivo XML da Nota. Com as informações do DANFE a empresa pode efetuar a entrada dos dados em seu sistema de gestão.
Legislação da NF-e de entrada
A legislação especifica que, o contribuinte emissor de NF-e também está obrigado a armazenar as NF-e recebidas e deve cobrar de seus fornecedores o envio delas. é uma exigência fiscal recepcionar, armazenar e garantir a validade de todas as NF-e recebidas. A empresa precisa saber se a NF-e que está recebendo está realmente validada junto a SEFAZ. Se estiver, é preciso armazenar ela durante o período fiscal.
O Livro Registro de Entradas é obrigatório para todas as empresas comerciais, estabelecido pelo Regulamento do ICMS de cada estado, com o objetivo de registrar as notas fiscais de entradas, destacando-se os ICMS incidentes pelas compras.
Nota Fiscal Eletrônica de Entrada no caso de devolução
Quando uma NF-e de venda não é recebida pelo cliente e é devolvida, é preciso gerar uma NF-e de Entrada da mercadoria, através do Faturamento.
Por exemplo, o consumidor final (seu cliente) adquiriu uma mercadoria na qual você emitiu uma NF-e, e logo depois esse cliente devolveu a mercadoria. Você precisa então devolver essa mercadoria para o seu estoque, e a própria empresa é quem deve emitir a NF-e, já que neste caso o cliente final (geralmente pessoa física) não tem como emitir uma nota de devolução.
A forma com a qual você deve retornar essa mercadoria para o seu estoque é emitindo uma NF-e de entrada, com o devido CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) e o tipo de Movimento (que no caso é entrada).
Quanto ao CFOP, deve ser utilizado um dos seguintes:
1.201: Devolução de venda de produção do estabelecimento
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de produtos industrializados pelo estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de produção do estabelecimento”.
1.202: Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.
Você ainda possui alguma dúvida em relação a NF-e de entrada? Deixe sua dúvida nos comentários!
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Consultor TagPlus
Foi dada a entre em uma nota de venda, como nfe, quando o correto seria nfd, qual o precedimento agora? Por favor.
Bom dia!
Nota Fiscal Série D é destinada somente á consumidor final. Sendo assim, não há entrada da mesma.
ola
para abrir minha empresa em um estado especifico tive que comprar o estoque de outra empresa para ser unico a vender, porem preciso fazer uma devolução para a fabrica que produz o que eu vendo. como devo proceder? tem como devolver esse material para a empresa que produz sem eu ter comprado diretamente dela?
Olá Rafael, tudo bem?
O SEBRAE pode lhe informar melhor a respeito de sua dúvida!
Bom dia!
Preciso saber se posso emitir uma nota fiscal de devolução, sendo que, o cliente não é o consumidor final?
Olá Veridiane, tudo bem?
Dê uma olhadinha nessas intruções!
tenho uma duvida em relação de NFs entradas de DEvolução… um cliente me devolve a mercadoria com NF, mais não destacou os imposto que devo aproveitar… é necessario emitir uma NF propria de entrada, ou posso entrar com a NF do cliente??
Olá Deide, tudo bem?
Você precisa de uma nota fiscal de entrada para retornar o produto ao seu estoque!
Nossa garagem enviou para concessionaria um ônibus para revisão.Não enviamos nota de remessa.
a concessionaria então fez uma nota de entrada de conserto/reparo e posteriormente fez uma saída de retorno de conserto. Como devo proceder neste caso.
devo fazer uma nota de remessa pára conserto.
como escriturar esta nota enviada pelo prestador de serviço de retorno de conserto?
Boa tarde, adquiri um reboque porém na NF a numeração do chassi veio diferente da impressa no reboque. Só notei a diferença quando fui fazer o emplacamento porém já havia passado o prazo para uma carta de correção. O vendedor falou que a única solução era eu fazer uma NF de entrada de venda para ele (a qual seria cobrada uma taxa de 7% sobre o valor da nota) para depois ele emitir uma nova nota de venda para mim, agora com o chassi corrigido. No caso o valor da taxa seria de 308 reais. Gostaria de saber se isso está correto e se eu que deveria pagara esse valor, já que o erro da nota veio da parte do vendedor.
Boa Tarde,
Preciso devolver para o fornecedor uma mercadoria com defeito e ele me pediu uma nota de devolução porém sou optante do simples e a única opção de nota fiscal que possuo é de venda(NFVC-online), emitida dendro do site http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br (o site não permite escolher o CFOP,ou outro tipo de nota) Pergunto, o fornecedor pode emitir uma nota de entrada para receber de volta a mercadoria com defeito? O mesmo vale quando a devolução é parcial?
Grata,
Meu cliente emitiu uma nf de remessa para troca,porem nao foi enviada mercadoria para efetuar a troca.Agora ele precisa emitir uma outra nf de remessa com data atual.Como anular essa nf de remessa para troca e emitir outra?
Olá Sualania, tudo bem?
Os requisitos para anular uma NF-e são: Ter expirado o prazo de 2 (duas) horas após a autorização, sem que tenha sido cancelada; não ter havido circulação da mercadoria nem prestação do serviço; somente para erros não sanáveis por Carta de Correção.
Solicitação/Prazo:
Anulação de NF-e que ainda está dentro do prazo legal de apuração do imposto: o contribuinte emitente deve efetuar diretamente a anulação da NF-e sem a formalização de pedido à Sefaz, mediante emissão de NF-e de entrada/saída, conforme o caso, desde que a Autorização de Uso relativa à correspondente NF-e de estorno seja concedida dentro do mesmo período de apuração em que estiver inserida a NF-e que se pretende anular.
Anulação de NF-e após expirado o período de apuração do imposto: nessa hipótese, o emitente deve protocolizar, via E-process, pedido de anulação à Sefaz até o dia 15 (quinze) do mês imediatamente subsequente àquele em que foi concedida a respectiva Autorização de Uso da NF-e que se pretende anular.
1-A Nota fiscal de saída vai para o cliente e o cliente recusa o produto e devolve com a mesma nota de saída.Devo emitir uma NF de entrada NF-e (55)referenciando a NF de saida?
2-A nota fiscal de saída vai para o cliente e o cliente chega a aceitar o produto, mas devolve total ou parcial com outra nota fiscal do próprio cliente.Dou entrada em uma NFe (55) e referncio a NF externa do cliente ou utilizo a numeração EXterna e informo somente o modelo 55?
Olá Roberto, tudo bem?
Vamos as suas questões:
1- A recusa da mercadoria pode ocorrer de duas formas: ou o destinatário emite uma nota fiscal de devolução de compras, ou o destinatário recusa a mercadoria no verso do próprio DANFE, destacando os motivos que o levaram a isso.
Na segunda hipótese, o emitente da NF-e irá emitir uma NF-e de entrada para receber a mercadoria devolvida.
2- Confira esse artigo.
O destinatário, da NF de entrada (devolução) emitida pelo emitente, precisa escriturar a NF de entrada?
Quanto a “Nota Fiscal Eletrônica de Entrada no caso de devolução”
Perg: sendo o cliente pessoa fisica, ao gerar uma nfe de entrada, Emitente e Destinatario da Nfe será a propria Empresa ?
bom dia
Referente nota fiscal devolução,,,,,
faturei nota fiscal para o cliente exemplo: 100 cxs de produto na entrega da mercadoria faltou 10 cxs e o cliente não emite a nota fiscal devolução. Minha pergunta posso dar entrada devolução somente das 10 cxs. parcial ??