Motivos para ter uma loja virtual
Imagine ter uma loja física em cada município do país? E também em outros países? Confesse que a tentação é bloqueada em apenas um segundo pelo pânico ao pensar no gerenciamento de tanta coisa e nos gastos que isso iria gerar. Mas saiba que este é um acontecimento possível! Com a internet você pode diminuir as barreiras, fazendo sua loja presente no mundo todo, gastando pouco.
Se você já tem uma loja física, abrir e gerenciar as filiais online se torna ainda mais fácil. Uma não suplanta a outra, cabe esclarecer. Na verdade, elas se completam para aumentar o alcance de mercado.
Para que você possa se inteirar e compreender mais sobre essa “dupla dinâmica” – loja virtual + loja física – separamos os principais motivos pelos quais vale a pena .
Mais visibilidade para o seu negócio
É muito comum ouvir que na internet não existem fronteiras. Afinal, com uma boa estratégia de posicionamento como SEO, anúncios pagos e outros é possível fazer com que a sua loja e os produtos que vende sejam mais conhecidos.
E o objetivo de qualquer negócio na área de vendas é conquistar e manter clientes. Para tanto, a visibilidade é fundamental. Enquanto as lojas físicas permitem ao público de uma praça terem acesso aos seus produtos, a aplicação para o universo virtual permitirá que outros potenciais clientes – que talvez nunca viessem a conhecê-lo por questões geográficas, possam se tornar consumidores satisfeitos.
Maior alcance de clientes
Conforme mencionamos no tópico anterior, contar com uma versão online da loja ampliará a geografia do seu negócio. Se antes o seu alcance era apenas o de um bairro, município, região ou redondezas, na internet essas linhas são apagadas, permitindo um alcance muito maior de possíveis compradores.
Um fato que deve ser levado em consideração é o cuidado cada vez maior tomado pelos consumidores de lojas online, que fazem uma pesquisa minuciosa da reputação de uma loja online antes de efetuar a sua compra. E, assim, obviamente que possuir uma loja física – um contato direto e real, caso necessário – é um diferencial na hora de fechar o negócio. Mais uma prova de que a dobradinha loja física + virtual funciona bem para todos os envolvidos.
Diminuição de custos com espaços físicos
Logo no início do texto apresentamos uma proposta de negócio que fez sua cabeça girar. Uma infinidade de lojas físicas. Gastos com impostos, taxas e recolhimentos municipais, estaduais e federais, somados à gestão de pessoas, direitos trabalhistas, segurança tanto para os clientes quanto para as mercadorias são alguns dos gastos envolvidos. Um desafio enorme para a equipe de gestão mais experiente.
A loja virtual se encarregará de ser o meio de compra dos consumidores sem aqueles custos para a gestão de espaços físicos espalhados pelo país, podendo tudo ficar a cargo de uma central de distribuição nacional. Isso significa um aumento de receita com a diminuição de custos, em um jogo entre a loja física e a virtual. Quem não quer um modelo de negócios como esse?
Atração de clientes da loja virtual para as lojas físicas
Compras online bem-sucedidas são uma maravilha tanto para o lojista quanto para o consumidor. Significam o estabelecimento de uma relação de confiança.
Quem compra online na sua loja, tem a possibilidade de comprar novamente quando vê o ponto de venda porque já conhece o serviço, bem como sua qualidade.
Com o crescimento da internet muitas empresas trilharam um caminho de sucesso: ao investirem em lojas físicas e uma versão virtual, criaram novos nichos de mercado nos lugares menos esperados, em outros estados ou regiões. Assim, a loja física também se expande, se tronando referência em uma área.
Gerenciamento online das finanças e emissão de nota fiscal
Lojas online contam com sistemas de gerenciamento automático que facilitam a rotina do comerciante. Entre emissão de nota fiscal eletrônica, controle das finanças, vendas, estoque, CRM e pós-venda, inclusive sincronizando os dados das lojas física e virtual. Basta que você tenha atenção e saiba calibrar o sistema com os dados necessários para ter as facilidades de ambos os lados em uma só solução.
Conveniência para o cliente
O mundo está cada vez mais dinâmico. Muitas vezes passamos na frente de uma loja e vemos um produto que queremos por um preço que cabe no bolso, porém as circunstâncias nos impedem de parar, entrar na loja, procurar o vendedor, enfrentar a fila no caixa e depois ainda ter de carregar o produto conosco até o carro ou casa.
A loja online acaba oferecendo ao cliente a oportunidade de ouro, não apenas de ter o produto visto, como o de recebê-lo no endereço mais conveniente (algumas vezes com a possibilidade de agendar o horário). Impossível deixar de mencionar também a questão do horário: enquanto as lojas físicas funcionam no horário comercial, no online fica aberto 24 horas, 7 dias na semana, incluindo domingos e feriados. E sem problema para achar vaga no estacionamento!
Quem já tem sua loja física estabelecida, deve apostar também nas lojas online. São muitas facilidades, poucos custos e um grande número de vendas. Não perca a chance de crescer!
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