Microempreendedores e suas formas de vender online

A suspensão de atividades não essenciais durante a pandemia da COVID-19, fez com que muitas empresas buscassem outros canais para conseguir vender, obter receita e continuar no mercado. A salvação foi o comércio online, através de plataformas digitais, como o e-commerce, marketplaces e as redes sociais. 

Segundo pesquisa realizada pela TIC Empresas, os aplicativos de comunicação que já vinham ocupando espaço entre os lojistas, e que agora tiveram um aumento significativo no auxílio de vendas e relacionamento com o cliente, são: o WhatsApp, Skype e Facebook Messenger, seguido do e-mail, redes sociais, site próprio da empresa e marketplaces.

Formas e oportunidades de vender online 

CRIATIVIDADE E ATITUDE, as duas principais características para se manter no mercado no momento atual. 

Sendo assim, bares e restaurantes, que estão fechados, estão disponibilizando a venda de vouchers para ajudar no pagamento de custos fixos e dar visibilidade aos negócios. Além disso, estão vendendo seus produtos, como cerveja e alimentos, via aplicativos de entrega, e com preço justo, de forma que os produtos não passem da validade e haja baixa no estoque e, consequentemente, prejuízo financeiro.

Outra forma que também ganhou o consumidor é o sorteio, pois é a modalidade em que todos conseguem participar, compartilhar, divulgar e ter a chance de ganhar. 

Profissionais de moda, cosméticos e tatuagem são os que mais utilizam desse método para atrair consumidores em suas redes sociais.

As proprietárias de uma loja de aluguel de vestidos de festa com loja em Belo Horizonte e São Paulo, fizeram um bazar de vestidos semi-novos com preços abaixo do normal, para atrair mais pessoas, e obterem algum faturamento nesse momento de crise. Para tirar maior aproveitamento, a empresa passou a realizar atendimento personalizado via chamada de vídeo, o que aproxima ainda mais o cliente e pode levá-lo à fidelização da marca.

Como oportunidade de tirar um dinheirinho, costureiras e MEI’s estão produzindo máscaras personalizadas, tem estampas de flores, de bichos, de desenho animado, com fotos de pessoas amadas, e outros, o que vale é movimentar e ter criatividade.

Conclusão

As micro e pequenas empresas são as mais impactadas com a crise causada pelo novo Coronavírus, mas é importante lembrar que da criatividade é possível sair novas grandes ideias e que podem ser aproveitadas no futuro. 

Os canais digitais de comunicação colocam em prática todo o planejamento desenvolvido para logística de armazenamento dos produtos e entrega, e formas de interação com seu consumidor, procurando entregar experiẽncia e conveniência.

Use e abuse de idéias para o presente e futuro, principalmente para o pós-crise.

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Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

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