Tendências comportamentais exigidas pelo mercado no pós pandemia
A chegada do novo coronavírus afetou todos os níveis empregatícios e comportamentais da sociedade. Os impactos já podem ser sentidos, e seus efeitos serão intensificados com o passar do tempo. No mercado, habilidades emocionais serão cobradas como diferenciais.
É perceptível a mudança nas relações humanas dentro e fora no cenário corporativo, e ainda, há quem diga que é uma oportunidade de crescer e evoluir como seres humanos.
A expectativa de melhorias futuras está diretamente ligada ao desenvolvimento de certas aptidões que serão dadas como diferenciais para manter a competitividade entre empresas atuantes no mercado e permanência no emprego.
Tendências comportamentais
Ter empatia
Empatia é a capacidade de se imaginar no lugar do outro e compreender seus sentimentos e ações como indivíduo.
Será uma das principais qualidades para o novo mercado.
Muitas pessoas perderam seus empregos, ficaram desmotivados e/ou improdutivos, além de grande parte da população ter sido atingida por problemas financeiros.
Por isso, é muito importante que sejamos solidários, principalmente com àqueles que foram mais prejudicados, independente do seu cargo.
Ser comunicativo
Comunicação é um processo que envolve a troca de informações entre duas ou mais pessoas.
O profissional que sabe se comunicar de forma clara e não violenta, dificilmente terá problemas em trabalhar em equipe. Normalmente é aquele que consegue expor seus sentimentos, dúvidas, aceita críticas e mudanças, compreende o outro e tem grandes chances de se tornar um líder eficiente.
E é exatamente o que o mercado precisa agora e no futuro.
Ser resiliente
Resiliência é a capacidade que o indivíduo tem de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Em outras palavras, é a capacidade de dar a volta por cima, se reinventar, superando adversidades e transformando experiências negativas em aprendizado.
No cenário de pós-pandemia, essa habilidade será essencial para crescimento e permanência de cargos e empresas no mercado.
A readaptação cobrará por auto conhecimento, maturidade e persistência para ultrapassar esse momento tão delicado da melhor forma possível.
Ser flexível
Flexibilidade é conseguir se adaptar de forma fácil a diferentes ambientes, atividades ou situações, buscando uma evolução contínua.
A flexibilidade é uma extensão da resiliência e um puxa um pouco da adaptabilidade. A pessoa flexível consegue se adaptar às mudanças do cotidiano para que possa obter melhores resultados.
Ser responsável
Responsabilidade é ter a capacidade de cumprir com seus compromissos e obrigações, além de arcas com as consequências do próprio comportamento ou do comportamento de outras pessoas.
No campo profissional, o pós pandemia, vai cobrar ainda mais responsabilidade por parte dos trabalhadores. Será uma fase de readaptação também de formatos, funções e gestões.
Conclusão
As habilidades comportamentais descritas aqui já fazem parte do dia dia das pessoas no geral, mas com a chegada da pandemia do novo coronavírus, as empresas aceleraram esse processo de humanização.
Em um cenário de retorno das atividades comerciais, é fundamental que tenhamos sabedoria para lidar com as mudanças dos hábitos e costumes, a fim de alcançar novos e surpreendentes resultados.
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Escrito por
Renata Scaff
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