MEI e impostos: o que deve pagar, o que não deve, vencimentos e imposto de renda
As dúvidas sobre o MEI (microempreendedor individual) são várias. Já tratamos de muitas delas aqui no nosso blog, e hoje vamos abordar mais um tema que gera bastante questionamentos sobre o MEI: Como proceder em relação a impostos?
Impostos que o MEI deve pagar
Os impostos para o MEI tem o seu cálculo baseado no salário mínimo e possuem valores fixos que são independentes da receita bruta mensal do MEI.
Quanto a base de cálculo, funciona da seguinte maneira:
- Para o MEI que possui empregado, o imposto é de 3% sobre o salário (pago ao empregado) recolhe e paga 8% sobre a remuneração do empregado e paga também 11% sobre o salário mínimo;
- os impostos do MEI cobrados para o município é o ISS, com o valor de R$ 5,00 e o ICMS para o Estado, com o valor de R$1,00;
- Em relação ao INSS, o cálculo é de 5% de imposto em cima do salário mínimo;
- O pagamento de impostos do MEI dá direito a ele benefícios tais como os previdenciários.
Isenção de impostos do MEI
Assim como o MEI tem a obrigação de contribuir em alguns impostos, ele também tem a dispensa de outros. Apresentamos os impostos que o MEI é isento:
- Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ;
- Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI;
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL;
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS;
- Contribuição para o PIS/Pasep;
- Contribuição Patronal Previdenciária – CPP para a Seguridade Social;
- Contribuição de Terceiros.
Vencimentos dos Impostos do MEI
Os impostos do MEI que opta pelo SIMEI tem o vencimento até o dia 20 de cada mês (caso esse dia caia em final de semana ou feriado, é considerado então o próximo dia útil a partir dessa data).
O MEI que não opta pelo SIMEI (recolhimento em valores fixos mensais) e que não possuir empregado, deve pagar os seus impostos até o dia 15 de cada mês.
Imposto de Renda MEI
Não é obrigatório ao MEI entregar Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física – DIRPF, salvo se ele se enquadrar em hipóteses de obrigatoriedade estabelecidas na legislação, como por exemplo, no caso do MEI possuir outras fontes de renda, ele deve entregar a DIRPF anualmente.
Fora isso, o controle sobre faturamento e notas fiscais que o MEI deve ter é de registrar o total de suas receitas todo mês, através do Relatório de Receitas Brutas Mensais, que deve ser impresso através do Portal do Empreendedor, e informar a Receita Federal do Brasil uma vez por ano sobre o seu faturamento através da Declaração Anual do MEI – DASN-SIMEI, que pode ser obtida através do Portal do Simples Nacional, e se entregue no período compreendido entre primeiro de janeiro e 31 de maio.
Ainda possui dúvidas em relação ao MEI? Dê uma olhada nos nossos outros artigos ou deixe sua pergunta nos comentários!
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Consultor TagPlus
Sou mei moro em minas gerais e vou comprar mercadorias pelo site em outros estados . A minha dívida é o seguinte todos os impostos já estão incluídos na nota fiscal? Ou preciso imprimir algum boleto separado de ST e diferencial de alíquota? Porque se tiver que pagar separado não compensa pois o mei tem o limite de 5000 mês não pode comprar muito e por isso não consegui te preços bom nas distribuidoras. aí é melhor comprar como o CPF mesmo se o preço com o CNPJ for mais caro.
Olá!
Esta pergunta abrange a legislação estadual da sua UF. Sendo assim, o mais aconselhável realmente é consultar um contador capacitado.
Olá!
Sou MEI fiz a formalização recentemente e estou com muita dúvida com relação ao ICMS. Sou do estado de Sergipe e pretendo fazer compras no estado de São Paulo, irei vender para pessoa física, como posso saber o percentual que será pago de imposto em cima da minha compra? E como é feito o pagamento? Chega depois em minha casa? Desde já agradecida!
Boa tarde,sou do mei, sou de sp e vou vender pra mg tenho que paga icms?a venda é pra pessoa física, vendo pano de prato.
Olá!
O MEI não paga impostos ademais aqueles previstos no carnê mensal.
Olá, sou cadastrada como MEI de SE e compro de fornecedores em SP cujo a alíquota de icms é 18% (igual a de SE)e vou revender para pessoas físicas de outros estados. Qual nota fiscal devo tirar para que a mercadoria não seja apreendida? e eu pago icms substituto na venda dessas mercadorias?
Bom dia!
O ICMS de substituto deve ser recolhido pelo forcedor. Sendo assim, você deve emitir a nota normalmente.
Sou MEI sob o CNAE 87.123/00 (Descrição da Atividade Principal Atividades de fornecimento de infraestrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio), e por realizar um evento em minha cidade, recebi patrocínio de algumas empresas a qual solicitaram emissão de nota fiscal. Para emitir, vou acessar o site da prefeitura de minha cidade e emitir. A pergunta é, vou ´recisar pagar algum imposto a mais sobre o valor da nota? E como faço para pagar em caso afirmativo. Teria alguma incompatibilidade entre o meu CNAE e o evento ocasional?
Obrigado!
Olá!
O evento tem alguma relação com sua atividade?
Sim, o evento é sobre um tema abordado no atendimento em domicílio.
Só reconsiderando a pergunta acima, lembrando (comprando produtos de outros estados)
Ola, em relação ao MEI vi que ele é isento de ICMS ja que recolhemos no pagamento do DAS!! Mas afinal, se eu compro um produto usando o CNPJ cadastrado no MEI, e revendo esse produto e ainda aplicando mão de obra!! Nesse caso como proceder? Pago o imposto do produto? Ou da mão de obra também? Ou não precisa, já que devo ficar atento somente q posso movimentar até 5000 mensais?? fico no aguardo!!
Olá!
Considerando que o MEI não recolhe impostos diversos aqueles da guia, você não será tributado em nenhuma atividade, desde que ambas sejam atividades permitidas pelo MEI e estejam devidamente cadastradas em seu CNAE.
Uma coisa q não entendo. Se eu pago apenas essa contribuição fixa por mês, então porque tenho que gerar nota fiscal? Digo, para o MEI, não seria apenas necessário gerar uma nota fiscal para o cliente, mas uma “feita em casa”?
Boa tarde!
O que seria uma nota fiscal feita em casa?
Boa Tarde, acredito que já tenha respondido nas outras perguntas, mas eu queria só confirmar. Vou abrir um MEI, no comercio, vou comprar a mercadoria de fornecedores e importadores dentro e fora do estado, sei que sendo ME, pago IPI, ST, ICMS etc.O MEI, Também paga esses impostos sobre os produtos? ou é isento?
Bom dia!
O MEI não paga nenhum tipo de impostos sobre vendas.
Olá,
Parabéns pelo blog, ele é muito organizado e está me ajudando muito. Gostaria de saber se MEI com IE é obrigado a pagar imposto comprando no mesmo estado, por exemplo, como de uma importadora de São Paulo e moro em São Paulo, sou obrigado a pagar ST mesmo sendo MEI?
Desde já agradeço a atenção.
Att,
Keisy
Estou comprando de uma empresa de outro estado, mas no orçamento que me passaram vem cobrando IPI, mas parece que o MEI é isento desse imposto, mesmo assim a empresa insiste que tem que ser cobrado. Está correto? Estou comprando produtos de informática!
Prezado, boa tarde!
O IPI cobrado é referente à operação de saída do seu fornecedor. Você é isento de IPI na saída para seu cliente.
Logo, é correto a cobrança do IPI.