Quais são os marketplaces que mais vendem no Brasil
Diante da crescente demanda por compras on-line, os marketplaces se destacam como vitrines virtuais onde milhões de consumidores realizam suas compras diariamente. No Brasil, esse cenário não é diferente, com diversas plataformas disputando a preferência dos consumidores e a atenção dos vendedores.
Neste post, vamos explorar quais são os marketplaces que mais vendem no Brasil, destacando seu alcance e faturamento e, ao final, vamos mostrar como você, vendedor, pode expandir sua presença online no mercado digital, utilizando apenas uma ferramenta.
Vamos lá?
Marketplaces mais populares do Brasil
Segundo dados da Similarweb, as plataformas de marketplace mais acessadas do Brasil, hoje, são:
1. Mercado Livre
O Mercado Livre é o primeiro marketplace mais acessado do Brasil, em dados de abril de 2024.
Segundo informações da própria plataforma, dentre os produtos mais vendidos se encontram as categorias de games, eletrodomésticos, ferramentas, beleza e cuidado pessoal, celulares e telefones, informática, eletrônicos (áudio e vídeo), esportes e fitness (suplementos), moda e acessórios para veículos.
2. Amazon
Em segundo lugar, temos a Amazon. Por lá, as vendas de eletrônicos, moda, itens de cozinha, móveis, automotivo e livros estão em alta.
3. Shopee
Depois temos a Shopee, com seus produtos a preços acessíveis e suas condições de frete grátis, se tornou uma das mais populares plataformas de venda. As categorias que lideram são tecnologia, moda, casa e lazer, bem-estar e lifestyle.
4. Magazine Luiza
A Magazine Luiza chega em quarto lugar. A grande varejista nacional se destaca com produtos eletrônicos, itens para casa, ferramentas e artigos de moda.
5. Ali Express
O marketplace que conta com vendedores nacionais e internacionais chega em quinto, com a liderança de vendas de eletrônicos, moda, produtos para bebês, itens de beleza, artigos para casa e para animais de estimação.
Marketplaces que mais faturam no Brasil
Quando falamos dos que mais movimentaram dinheiro, a ordem muda um pouco. O índice de análise é o GMV, ou Gross Merchandise Value (Valor Bruto de Mercadoria, em português).
No contexto de e-commerce, o GMV representa o total das transações de vendas realizadas na plataforma, incluindo o valor de todos os produtos vendidos, independentemente de terem sido enviados, devolvidos ou cancelados. É uma métrica importante para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa e sua escala de operações.
Segundo o site do ECDB os marketplaces com maior GMV no Brasil (dados de 2023) são:
- Amazon, com um GMV de US$ 14.598,0 milhões de dólares;
- Mercado Livre, com um GMV de US$ 13.434,4 milhões de dólares;
- e Magazine Luiza, com um GMV de US$ 7.095,8 milhões de dólares.
Como escolher o melhor marketplace para vender
Escolher o melhor marketplace para vender requer uma análise cuidadosa das necessidades e objetivos do seu negócio. Sendo assim, é importante verificar os seguintes critérios:
- entenda o perfil do seu público-alvo e pesquise em quais marketplaces eles têm mais probabilidade de fazer compras;
- opte por plataformas bem estabelecidas e amplamente reconhecidas, como as citadas anteriormente (que recebem um grande volume de tráfego, têm uma base de clientes ativa e movimentam muito dinheiro). Isso aumenta bastante a chance de que seus produtos sejam vistos;
- considere os custos e taxas associados a cada marketplace, de acordo com o seu orçamento. Verifique as taxas de inscrição, comissões sobre vendas, taxas de listagem de produtos, entre outros;
- leia e entenda as políticas de vendas de cada marketplace. Verifique se elas estão alinhadas com as políticas da sua empresa e se permitem que você opere da maneira desejada. Esteja ciente de quaisquer restrições ou requisitos específicos de cada plataforma;
- não se esqueça de optar por plataformas bem avaliadas pelos vendedores, que ofereçam suporte técnico eficiente e recursos educacionais para ajudá-lo a ter sucesso;
- para finalizar, considere os recursos e ferramentas oferecidos por cada marketplace. Procure por plataformas com integrações de pagamento, ferramentas de marketing, suporte ao cliente e analytics. Escolha um marketplace que ofereça as ferramentas necessárias para otimizar suas vendas e gerenciar seu negócio de forma eficaz.
Ao considerar esses critérios e avaliar as necessidades específicas do seu negócio, você poderá escolher o melhor marketplace para vender seus produtos e alcançar seus objetivos de venda.
Como integrar diversos marketplaces em uma plataforma
Integrar diversos marketplaces em uma plataforma envolve uma solução tecnológica que permita a conexão entre diferentes sistemas.
Atualmente é possível encontrar no mercado soluções que realizam essa integração de forma simples e intuitiva. Sendo possível, ainda, incorporar ao seu sistema de gestão, TagPlus, como veremos a seguir.
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Baselinker é uma plataforma de gestão de vendas multicanal que permite aos vendedores gerenciar suas operações de comércio eletrônico de maneira centralizada.
A plataforma simplifica e automatiza a gestão de vendas multicanal. Seja a venda realizada em marketplaces ou em sua loja virtual, é possível gerenciar o estoque, processar pedidos recebidos de diferentes canais em um único painel, facilitando o acompanhamento e o cumprimento dos pedidos de maneira eficiente.
Dentre as integrações com plataformas de marketplaces você possui Mercado Livre, Amazon, Shopee, Ali Express, Magalu, entre outros.
Uma das principais características da Baselinker é a automação de processos. Os vendedores podem configurar regras automatizadas para tarefas como atualização de estoque, precificação dinâmica, resposta a perguntas de clientes e muito mais. Isso economiza tempo e permite que os vendedores se concentrem em atividades mais estratégicas.
A Baselinker fornece relatórios detalhados e análises de vendas para ajudar os vendedores a entender o desempenho de seus negócios. É possível acompanhar métricas como vendas totais, vendas por canal, margem de lucro e muito mais, permitindo uma tomada de decisão mais informada.
Para complementar ainda mais a eficiência da ferramenta, é possível integrá-la ao seu sistema de gestão, TagPlus!
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Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
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