Marketplace: seu shopping virtual!
O crescente investimento em tecnologias mundo afora, fez com que algumas pessoas enxergassem diferentes modelos de plataformas virtuais. Com isso, surgiu o marketplace e a loja virtual. Ambos representam modelos distintos de negócio, apesar de fazerem parte do mesmo nicho mercadológico.
As diferenças entre eles será tema do próximo texto do blog.
Fique ligado!
O que é um marketplace?
Marketplace é como se fosse um shopping virtual. Trata-se de uma plataforma de vendas que reúne diversas marcas em um só lugar, com o intuito de facilitar a procura do produto com melhor preço de mercado.
Vantagens
Visibilidade/ Investimento
Uma das maiores vantagens de se ter um marketplace como modelo de negócio é a visibilidade. Por se tratar de uma plataforma que reúne várias marcas, o número de acesso e alcance é muito alto. Além disso, as lojas ganham exposição e tráfego, resultando no aumento de vendas.
Investimento
Já que as propagandas são feitas pelos donos do marketplace no qual sua loja está inserida, elimina-se a necessidade de investimento em marketing para divulgação.
Aumento das vendas
Essas plataformas de comércio online possuem uma audiência altíssima de potenciais compradores, o que faz com que sempre tenha novos clientes realmente interessados em seus produtos.
Confiança
Se sua marca está inserida em uma plataforma reconhecida no mercado digital, com certeza vai gerar maior confiança e credibilidade, pois subentende que seus produtos são de qualidade superior.
Desvantagens
Concorrentes
Devido ao número de concorrentes que vendem o mesmo produto e no mesmo espaço, seus preços tem que ser atraentes e justos aos olhos do consumidor.
Divulgação
O que por um lado é considerado vantagem, por outro é desvantagem.
O lado positivo é que as lojas não precisam se preocupar com investimento para anúncios. O lado negativo é ausência do poder de escolha das campanhas, já que são feitas pela plataforma base.
Conclusão
Para saber se sua empresa cabe no modelo de marketplace, o melhor a se fazer é conhecer profundamente seu público alvo, seu nicho de mercado e seus produtos.
Sites reconhecidos no mercado, como Submarino, Amazon e Lojas Americanas, trabalham com esse modelo de negócio, que como vimos, reúne no mesmo espaço, vários lojistas com diferentes ofertas de seus produtos.
Os clientes TagPlus podem usufruir de diversas integrações, que ajudam a aumentar as vendas. Confira, e qualquer dúvida, entre em contato com a gente.
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário