Estratégias de marketing para micro e pequenas empresas
Uma das perguntas mais frequentes do micro e pequeno empreendedor é “o que” e “como” fazer para que sua empresa se torne conhecida e se destaque dos concorrentes. A resposta não está somente em um único fator, mas em um conjunto de estratégias de marketing que se forem bem planejadas e executadas, alcançarão o patamar desejado.
A dificuldade competitiva dos pequenos empresários tem fundamento, pois grande empresas possuem maior verba para desenvolver intensas campanhas de marketing. Entretanto, o micro e pequeno também têm suas vantagens e se as forças e fraquezas internas forem usadas de forma estratégica, a marca irá se destacar dentre o mercado de gigantes.
Estratégias de marketing para o micro e pequeno empreendedor
Após ter criado toda a identidade, persona e a essência da marca, feito análise do seu público alvo, concorrentes direto e indiretos, é hora de focar nas estratégias de marketing mais relevantes para a obtenção de resultados positivos.
E-mail marketing
É um dos meios mais efetivos de comunicação, pois é financeiramente acessível e tem o poder de comunicar um grande público de uma vez só.
O objetivo central é fazer com que as pessoas voltem a acessar seu site com o interesse de comprar seu produto ou serviço.
Com a lista de endereços preenchida, o ideal é fornecer conteúdos relevantes para seus consumidores, de acordo com o nível do funil de vendas em que se encontram (topo, meio e fundo).
Vantagens
- Personalização de modelos de texto e imagem;
- comunicação instantânea;
- baixo custo;
- alta cobertura;
- ações automatizadas;
- acompanhamento e controle de resultados.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para atrair clientes com conteúdos que sejam relevantes para eles, seja por vídeo, textos, e-books e outros.
O propósito é fazer com que os clientes encontrem em seu conteúdo, a solução para sua “dor” do momento.
Essa estratégia tem o poder de despertar a atenção à sua marca e mostrar autoridade no assunto.
SEO
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).
É uma das principais estratégias do Marketing Digital, baseado em um conjunto de técnicas para otimizar seu site, blog e outras páginas da Web.
Essas otimizações permitem melhorar o posicionamento da sua página no ranking de buscas, gerando autoridade e tráfego.
Isso significa que seu site ou blog ficará na primeira página de resultados da busca, e assim, será encontrado com maior facilidade.
Presença nas redes sociais
Muitas pessoas que tem o interesse de comprar ou conhecer uma marca, acessam primeiramente as redes sociais para conferir o que as pessoas falam e qual é o comportamento da marca na internet.
Esses fatores influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor.
É uma ótima opção para mostrar o que você vende, sem gastar nada.
Caso queira investir dinheiro, o que você pode fazer é patrocinar posts para impulsionar sua marca no Instagram, por exemplo.
Boca a boca
O marketing boca a boca é a clássica estratégia de indicação. Nada é mais efetivo para atrair novos consumidores que a recomendação positiva (e a negativa, para afastar).
Em outras palavras, funciona assim: o fulano que falou pro ciclano que a loja ‘A’ é muito legal, o serviço de atendimento é ótimo. Assim, quando um outro beltrano perguntar sobre a loja ‘A’, o feedback vai ser positivo, mesmo que essa pessoa ainda não conheça efetivamente a loja.
E o melhor: é totalmente orgânica, ou seja, gratuita.
Parcerias
As parcerias são importantes para dar visibilidade e relevância à sua marca.
Por exemplo, no caso de blogs, as parcerias vem em forma de link building.
Parcerias com empresas que complementam o que você vende, costuma ser interessante para criar outros tipos de necessidades em seus clientes.
Por exemplo, tenho uma empresa que vende celulares. Meu parceiro vende acessórios para celular. Duas empresas diferentes, no qual seus produtos e serviços se assemelham e se complementam.
Conclusão
Existem diversos tipos de estratégias de marketing que servem para dar visibilidade e autoridade à sua marca.
O ideal é que você faça uma pesquisa aprofundada do comportamento do seu público alvo pelo funil de vendas. A partir disso, faça um planejamento de marketing integrado, escolhendo bem quais canais utilizar e como abordar seus consumidores.
As técnicas e estratégias devem ser executadas em conjunto para que sua campanha seja efetiva e traga bons resultados.
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Tem alguma dúvida sobre o conteúdo?
Sua marca já faz alguma dessas estratégias?
Conta pra gente aqui nos comentários!
Imagem: Freepik
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Escrito por
Renata Scaff
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