Marketing Digital para PMEs: por que é importante investir?
O marketing digital para PMEs é um investimento muito estratégico. De acordo com um levantamento realizado pela EY-Parthenon1, 58% dos pequenos e médios negócios entrevistados pretendem usar mais canais de venda e 66% planejam expandir o marketing digital no pós-pandemia.
Isso não é por acaso. Afinal, a transformação digital permite que as empresas atraiam mais clientes e melhore a experiência de compra dessas pessoas, favorecendo a fidelização e diferenciando a marca.
É claro que, além do marketing digital, é importante que outros setores do seu negócio estejam estruturados para essa mudança, como a gestão de estoque e o controle e o planejamento financeiro.
Quer entender melhor como o marketing digital pode ajudar sua PME? Siga a leitura!
Por que investir em marketing digital para PMEs?
A pandemia modificou a forma como as pessoas consomem e acelerou a transformação digital. Aplicativos de compra e delivery, take away, entre outras modalidades passaram a integrar a rotina de diversos brasileiros.
Hoje, o consumidor usa a internet para comprar, pesquisar e descobrir novos negócios. Uma pesquisa realizada pela In&Social Miner2 mostrou que comprar pelo site é algo que deixa 56% dos consumidores confortáveis, seguido de receber as compras em casa, escolhido por 53% dos entrevistados.
Também é válido destacar outro dado, desta vez levantado pelo Relatório da Cisco3: até 2023, 5,3 bilhões de pessoas estarão conectados à internet – sendo a busca por produtos e serviços um dos principais motivos.Isso significa que estar na internet já não é mais uma escolha. Se as pequenas e médias empresas desejam sobreviver no mercado atual, elas precisam investir no marketing digital.
Quais são os retornos do marketing digital para PMEs?
Veja alguns dos retornos que uma boa estratégia de marketing digital pode trazer a sua empresa:
- melhor posicionamento nas buscas orgânicas do Google, atraindo mais usuários de forma gratuita;
- alta segmentação, permitindo atingir exatamente o público que interessa ao seu negócio;
- melhoria da experiência de compra do seu cliente;
- aumento da confiança do consumidor na sua marca, uma vez que 97% dos internautas pesquisam por informações online antes de comprar4;
- expansão das vendas e da porcentagem de lucros;
- produção de conteúdo relevante para fidelização dos clientes, permitindo criar um relacionamento de longo prazo;
- possibilidade de medir em detalhes os resultados de cada campanha, otimizando o seu orçamento e investindo nas ações que trazem melhor retorno.
Além desses pontos, ao investir em marketing digital, a sua empresa tem a chance de ser vista como uma autoridade no seu setor, competindo com os grandes players de igual para igual, mesmo sem ter a mesma verba disponível para publicidade, já que o ambiente digital é muito mais democrático.
Como fazer marketing digital para PMEs?
Já está convencido de que o marketing digital para PMEs é uma excelente estratégia para atrair mais clientes e fortalecer a sua marca? Separamos algumas dicas importantes para atingir esses objetivos!
Tenha um bom site e um blog
Impossível falarmos em estratégia de marketing digital sem o básico, que é um site. Ele deve ser responsivo (otimizado para acesso via celulares e outros dispositivos móveis), fácil de navegar, veloz e contar com as principais informações do seu negócio.
Outra dica importante é aliar um blog ao seu site. Assim, você poderá começar a desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, postando artigos otimizados para as principais palavras-chaves do setor. Isso ajuda a melhorar o posicionamento da sua marca no Google e, consequentemente, atrair mais clientes em potencial.
Entenda quem você deseja atrair
Estudar o seu público-alvo é outra dica crucial para qualquer estratégia de marketing digital. Quanto mais informações você tiver sobre essas pessoas, mais fácil será direcionar suas ações para atraí-las.
No marketing digital, é muito usado o conceito de persona. Ela é um perfil semifictício que retrata o consumidor ideal do seu negócio e deve contar com informações socioeconômicas e também comportamentais.
Para desenvolver suas personas, algumas informações básicas devem ser levantadas sobre seus clientes, como: idade, renda, sexo, localização, preferências de compra, problemas que seus produtos ou serviços ajudam a resolver, principais dúvidas e inseguranças, redes sociais que mais usam etc.
Marque presença nas principais redes sociais
Além do site e do blog, não se esqueça de criar perfis nas redes sociais que seus clientes mais usam. O Facebook e o Instagram costumam ser as principais, mas tudo depende do seus setor e das características do seu público.
Quem vende para pessoas mais jovens, pode investir no TikTok, por exemplo. Já se você trabalha no setor B2B, o LinkedIn pode ser uma boa ideia. Para quem vende produtos bastante visuais, como itens ou serviços de decoração, o Pinterest é excelente.
Além de estar nas redes certas, foque em criar postagens interessantes e relevantes para o seu público, que favoreçam o engajamento. Use a regra dos 80-20: 80% de conteúdos informativos e 20% institucionais, como promoções, lançamentos e novidades do seu negócio.
Você também pode usar as redes para criar posts altamente engajadores e que promovam sua marca, como sorteios de brindes, produtos ou serviços, convidando os usuários a compartilharem e marcarem outras pessoas nas suas publicações.
Use o poder do videomarketing
Os vídeos são tendência na internet, porque conseguem se comunicar de maneira mais eficiente com os usuários. Então, aproveite essa oportunidade para engajar as pessoas!
Você pode criar vídeos para:
- mostrar como seus produtos ou serviços funcionam, educando a clientela;
- apresentar os bastidores do seu negócio, aumentando a confiança;
- divulgar depoimentos de outros clientes que atestam sua idoneidade.
Capte leads e faça a nutrição com e-mail marketing
Os leads são usuários que demonstraram algum interesse na sua marca e poderão vir a se tornar clientes. Captar o contato desses leads é algo muito importante. Você pode, por exemplo, focar em criar materiais ricos, como e-books e webinars, e distribuí-los gratuitamente aos usuários que disponibilizarem seus e-mails.
Depois, é possível fazer a nutrição desses leads usando e-mail marketing. Ou seja, enviando dicas de conteúdos relevantes que favoreçam o relacionamento e ajudem a pessoa a se decidir pela compra com o seu negócio.
Mensure suas ações
Para saber se os resultados atingidos estão dentro do esperado, é muito importante mensurar as ações. Assim, defina alguns indicadores de acordo com as metas estabelecidas.
É fundamental fazer esse acompanhamento periodicamente, pois, se alguma ideia não estiver trazendo o retorno esperado, você poderá modificá-la rapidamente, evitando perder dinheiro.
Contrate uma equipe especializada
Nem sempre os empresários de pequenas e médias empresas têm tempo e conhecimento suficientes para cuidarem sozinho do marketing digital. Por isso, a recomendação é contratar uma agência especializada que ajude a dar o suporte tanto na parte de planejamento como de execução das estratégias.
Além disso, é válido investir em tecnologias adicionais que suportem toda essa estrutura. Um bom exemplo são sistemas online que oferecem ao gestor uma visão mais ampla do seu negócio e ajudam todos os departamentos a estarem interligados, favorecendo, ainda, o controle das suas vendas.
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1 Levantamento realizado pela EY-Parthenon
2 Pesquisa realizada pela In&Social Miner
4 Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil
Image by aleksandarlittlewolf on Freepik
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Escrito por
Renata Scaff
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