Gestão da empresa e o histórico dos clientes

[GUEST POST DONUZ]

Um dos grandes fatores de sucesso de uma empresa está numa boa gestão, mas o que pouca gente sabe, é que nesta boa gestão se inclui conhecer os clientes, saber seu histórico de consumo e criar ações de marketing e relacionamento direcionado ao perfil de cada cliente.

Saber quanto você faturou e quanto teve de lucro nos últimos meses é essencial, mas você sabe quantos clientes compraram de você nos últimos três meses? Você sabe quem são os clientes que não compraram neste período?

Muitos clientes deixam de comprar de uma empresa por vários motivos, mas o grande problema é que algumas empresas não fazem a mínima ideia de quem são estes clientes e nem tem um processo para fazer este cliente voltar a comprar.

Agora imagina se você tivesse uma lista destes clientes, soubesse o que cada cliente já comprou e quando foi a última compra?

Você, ao ter acesso a esta lista poderia criar uma ação para fazer aquele cliente voltar, ao invés de simplesmente ficar esperando que ele retorne.

Muitos clientes compram, ficam satisfeitos e não voltam. As vezes eles esquecem da sua empresa, ou acaba sendo seduzido por uma oferta do concorrente e isso pode levar seu negócio ao fracasso.

Como gerir o histórico de compras dos clientes?

Para gerir o histórico de compras dos seus clientes, você precisa de uma ferramenta de CRM integrado ao seu sistema de vendas.

O cenário ideal, seria você registrar o cpf do cliente em cada compra e também ter o cadastro destes clientes, assim você saberia o que cada cliente comprou e saberia o histórico de compra deles, porém muitos clientes não querem ter o trabalho de se cadastrar em sua empresa, afinal isso vai tomar o tempo deles e eles não vão ganhar nada em troca.

Como obter o cadastro dos clientes?

Clientes gostam de ter vantagens e gastar o tempo fazendo um cadastro sem ganhar nada em troca, não é uma vantagem para eles. Então ter apenas um bom CRM integrado ao seu software de vendas, não vai resolver seu problema e você não terá muito sucesso conhecendo o histórico do seu cliente para criar ações para eles voltarem.

A melhor forma convencer o cliente é criando um programa de fidelidade e mostrando ao cliente que se ele se cadastrar ele vai ganhar uma série de vantagens em seu programa. Desta forma o cliente se cadastra no seu programa de fidelidade e o próprio cliente vai querer informar o cpf a cada compra para que ele possa ganhar pontos que serão trocados por prêmios desejados pelos seus clientes.

Como automatizar a gestão do histórico dos clientes?

Além de criar um bom programa de fidelidade, você precisa automatizar boa parte do trabalho para reduzir o tempo e tornar os dados mais eficientes.

O ideal é ter um programa de fidelidade totalmente integrado ao seu software e de vendas, de forma que ao realizar uma venda e digitar o cpf do cliente que fez a compra, estas informações da venda e do cliente vá direto para seu programa de fidelidade de forma automatiza. Comprou ganhou pontos!

Fazer a inserção de pontos para o cliente de forma manual, abre a possibilidade para fraudes ou erros, sem contar tempo perdido numa tarefa manual. Então, esqueça o trabalho manual.

Quais dados do histórico do cliente eu posso ter?

Após implantar um programa de fidelidade integrado ao software de vendas e começar a registrar o cpf do cliente em cada compra, o CRM de fidelidade vai receber os dados de cada venda e vai organizar as informações de cada cliente de forma que você saberá de forma precisa as seguintes informações:

  1. Quem são meu melhores clientes
  2. Quais produtos eles compram
  3. Quem são os clientes que não voltaram a comprar nos últimos 3, 6, 9 ou 12 meses
  4. Quais clientes compram um produto A e não comprou um produto B. Com esta informação você pode criar uma ação para vender outros produtos.
  5. Quais são os clientes que compram menos. Com esta informação você pode criar ações para aumentar o ticket médio.
  6. Quais produtos cada cliente comprou
  7. Qual a frequência de compra de cada cliente

Agora que você sabe a importância de gerir o histórico dos clientes chegou a hora de colocar em prática e no blog da Donuz você encontra artigos que podem te ajudar ainda mais nisso. Acesse agora e aumente os resultados do seu negócio.

A Donuz é a uma plataforma de fidelização de clientes que permite criar um programa de fidelidade, medir a satisfação dos clientes e criar ações de marketing de relacionamento para fazer os clientes voltarem a comprar mais vezes.

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