Fidelidade no varejo e seus benefícios
Para a empresa e para o consumidor
A busca pela fidelização de clientes é o foco de todo empreendimento que busca se tornar referência em indicações, aumento do faturamento e obtenção de feedbacks que corroboram para um maior crescimento da empresa.
Então vamos lá!
Você sabe o que são os programas de fidelidade?
Os programas de fidelidade surgiram para incrementar a relação da marca com seu consumidor final, dando força e reconhecimento à marca.
Podemos dizer então, que se trata de estratégias de marketing que tem como objetivo a fidelização dos clientes atuais, seja à uma marca, produto ou serviço.
Os programas são desenvolvidos a partir de uma pesquisa geral sobre o comportamento do consumidor durante as compras, suas preferências de produtos/serviços, frequência e formas de pagamento. Além disso, a retenção de informações pessoais dos clientes permitem que o varejista consiga se comunicar diretamente com o cliente.
Ter algum diferencial vai fazer com que o cliente opte por consumir na sua loja e não na do concorrente, principalmente se focar em estratégias voltadas para experiências do consumidor.
Atualmente, tem-se uma vantagem ainda maior e que pode agilizar e melhorar esse processo: a tecnologia. Use-a a seu favor!
Estamos vivendo a era da internet e nada melhor do que aproveitar dos benefícios que ela nos traz, tanto para os varejistas quanto para os consumidores.
Então, por que fidelizar?
A publicidade do ‘boca a boca’ ainda é o melhor meio para propagar coisas boas ou ruins de um negócio. Por isso, procure passar confiança aos clientes através de experiências no PDV, atendimento e na qualidade de seus produtos e serviços.
Atendimento
Um ponto inicial de extrema importância é o atendimento, seja local ou virtual. Ele deve ser considerado um diferencial do seu neǵocio, por isso, invista em treinamento para seus funcionários e busque formas inovadoras de turbinar esse contato com o cliente. O tratamento vip para clientes mais frequentes é uma ótima forma de mantê-los por perto, como por exemplo, o uso de cartões, aplicativos e sistemas que colaboram com o processo de fidelização.
Relacionamento com o cliente
É muito importante que a empresa saiba exatamente quem são seus clientes e tenha métodos para que o cliente se fidelize. Os usuários querem ser fidelizados, principalmente se a marca fornecer conteúdos exclusivos e de credibilidade e, ofertas personalizadas e irrecusáveis.
Brindes para quem aproveitou uma oferta exclusiva, serviços de descontos para quem consome com frequência, cupons digitais, como por exemplo, a partir do scanner do QR Code, mensagens específicas para o tipo de consumidor, tratamento VIP, e-mail diferenciado, entre outros.
Fidelização a longo prazo
A relação próxima com seus clientes trará uma reputação sólida e confiável para seu negócio. A cultura de fidelização une a satisfação e benefícios, fatores que aumentam seu poder de competitividade no mercado, garantindo que sua marca seja a primeira alternativa em caso de necessidade de compra dos clientes.
Não se esqueçam de fazer uma campanha em paralelo, nas redes sociais, a fim de aumentar seu alcance da captação de clientes e, posteriormente, fidelizá-los. O feedback dos clientes também deve ser lida com atenção, pois o uso de maneira correta, colabora para a escolha de sua marca.
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Imagem: Freepik
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Escrito por
Renata Scaff
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