Conheça 7 estratégias para ter sucesso na abordagem de vendas

De alguns anos para cá, tem sido possível notar uma mudança no comportamento do consumidor e como ele gosta de ser tratado na hora de comprar. A forma da abordagem de vendas pode definir toda a trajetória do potencial cliente dentro da empresa.

Ao entrar em uma loja ou atender a um telefonema de uma empresa, o objetivo do cliente é ter seu problema solucionado. Esse problema por ser também uma necessidade que ele deseja suprir. E é aí que entra o vendedor, aquele profissional que vai oferecer a solução que essa pessoa procura. 

Esse momento de primeiro contato é crucial para a formação de opinião do consumidor sobre a sua empresa, por isso, capriche na abordagem, deixe a pessoa confortável, individualize e personalize o tratamento. Escute o que ele(a) tem a dizer, procure entender suas necessidades e o que espera que sua empresa faça por ele. 

O que você tem que ter em mente é que sua empresa deve entregar a solução para a necessidade do seu cliente, por isso, é muito importante saber na ponta da língua quais benefícios e diferenciais seu produto ou serviço oferecem.

Formas de abordar seu potencial cliente 

Mais que um produto ou serviço, venda solução!

Venda mais que um produto e/ou serviço, venda soluções!
Foque em entregar os benefícios e diferenciais da sua empresa. 

Quando você entende a real necessidade do seu cliente, só depende de você mostrar que seu produto e/ou serviço é a melhor solução para ele. Fale, exemplifique e mostre os reais benefícios e diferenciais do que você vende!

Personalize o discurso 

Evite aquelas abordagens tradicionais que estão no mercado desde sempre, essa técnica não cola mais! É preciso inovar com criatividade!

Estamos na era do tratamento especial, no qual o cliente quer se sentir parte de algo, ele não quer ser só mais um número para sua empresa!

Uma coisa legal que você deve fazer, é observar o comportamento do seu consumidor. Se for na sua loja física perceba para onde vai seu olhar dentro da loja, trejeitos, assim você vai conseguir entender melhor o universo daquela pessoa e abordar de acordo. Se for pelo telefone, tente “pescar” algumas falas para descobrir a melhor maneira de ter aquele primeiro contato.

Se mostre disponível, mas saiba o limite.

Vai até o seu potencial consumidor, se apresenta, conversa e deixe claro sua disponibilidade para qualquer dúvida ou maiores informações sobre o produto e/ou serviço que você vende. 

Atenção: não fique “em cima”, rodeando o tempo inteiro, deixe-o à vontade para ir até você caso precise. 

Isso vale para abordagem de vendas em todos os tipos de segmentos. E mais, cabe ao processo de escolha e no fechamento de vendas também.

Desperte a curiosidade do seu potencial cliente

Esta é uma das técnicas de abordagem de vendas mais importante. 

Veja bem, quando seu potencial cliente entra em contato com você, ele provavelmente já sabe o que você vende e qual o valor do seu produto e/ou serviço.

Portanto, aquele discurso decorado, já não serve mais. Diga coisas que ele não saiba, e às vezes, nem imagina!

Com a curiosidade ativada, esse potencial cliente vai procurar mais sobre a empresa, cases de sucesso e pode até descobrir problemas que nem ele mesmo sabia que tinha, e que sua empresa oferece a solução!

Escute seu cliente

As pessoas, de forma geral, gostam de atenção e de serem ouvidas enquanto falam. Na hora de consumir não é diferente! Mostre interesse com o que é falado, deixe que falem suas ideias, façam perguntas e tirem dúvidas. 

Nesse momento, aja mais como um consultor de vendas do que propriamente um vendedor. Pode ter certeza de que isso será valorizado!

Procure uma conexão 

A melhor maneira de recepcionar o seu potencial cliente é encontrando um elo em comum. Pode ser um elo emocional, um assunto, um gosto ou um hobbie em comum.

Em casos de uma negociação maior, essa conexão facilita o diálogo e dá maiores chances de sucesso.

Mas não adianta forçar, porque se ele(a) desconfiar dessa falsidade, a venda definitivamente não irá acontecer!

Fale a linguagem do seu cliente

Nem todos que consomem seu produto e/ou serviço entendem a linguagem da área. 

Sua equipe de vendas deve estar preparada para lidar com todo tipo de público. Não adianta tentar falar a linguagem técnica para um leigo no assunto, porque ele não vai entender e vai procurar em outro lugar o que ele precisa. 

A adaptação de linguagem gera credibilidade. A equipe de vendas demonstra capacidade de adaptação, e o cliente se sente confortável e confiante.

Imagem: Freepik

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