Entenda o que é o lockdown e como funciona

Você já deve ter ouvido falar sobre o “lockdown”, certo?
Hoje vou te explicar o que é, o que esperar da situação, e qual é a previsão de funcionamento nas capitais aderentes ao sistema aqui no Brasil.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença, e que se espalha com velocidade por diversas regiões do planeta. 

Devido o alto índice de propagação do vírus e de vítimas fatais, cidades e Estados, estão aderindo ao “lockdown” como forma de frear o avanço do novo coronavírus, evitar o colapso total do Sistema Único de Saúde (SUS), e assim, poupar milhares de mortes. 

O que é lockdown?

Lockdown” é um termo em inglês que significa confinamento ou isolamento compulsório, podendo ter diferentes níveis de rigor, de restrições de transporte público até o fechamento total de vias, cidades ou entrada de Estados. O objetivo é reduzir a velocidade com que o vírus é disseminado.

Como funciona?

O sistema é adotado quando o número de casos e mortes têm um aumento significativo por dias consecutivos. É a medida de distanciamento social mais rígida, na qual as pessoas só são autorizadas a sair de casa em situações excepcionais, como ir ao supermercado, farmácia ou hospital. 

O nível de rigorosidade varia de acordo com a determinação de serviços essenciais em cada local. Pode incluir o bloqueio de vias principais, regiões específicas da cidade, ou todo o distrito.

Diferença entre Lockdown e Isolamento Social

O Isolamento Social se trata de uma recomendação à população, não uma obrigação, como vem sendo feito no Brasil.

O lockdown é um medida extrema e rigorosa, na qual são aplicadas restrições à circulação das pessoas e veículos, como saídas apenas por motivos específicos e com comprovação dessa necessidade, além da possibilidade de aplicação de multas até a prisão, em caso de descumprimento das regras impostas. Postos de controle e agentes públicos de segurança são responsáveis por fiscalizar quem estiver na rua.

Consequências

As consequências dessa determinação podem atingir em cheio a economia, entretanto, demonstra eficácia no achatamento da curva de casos, além de dar o espaço de tempo mínimo necessário para que os profissionais de saúde consigam tratar todos os doentes mais graves.

O que continua funcionando?

Apenas serviços essenciais, como hospitais e farmácias, sem limitações. Supermercados e serviços de delivery podem sofrer restrições de horário e funcionamento.

Locais que decretaram lockdown como medida de controle da pandemia.

Até a data de 13 de maio de 2020, as localidades que aderiram ao lockdown foram:

  • Ilha de São Luis – MA (e mais 4 localidades);
  • Belém – PA (e mais 9 localidades);
  • Fortaleza – CE;
  • Niterói – RJ;
  • Alguns bairros da capital do Rio de Janeiro;
  • Recife – PE (segundo decreto publicado, a medida começa a valer a partir do dia 16/05 e deve expandir até o dia 31/05);
  • Guia Lopes da Laguna – MS (vale até dia 14/05, podendo se estender).

Outras localidades que estudam fazer o mesmo devido ao alto número de infectados:

  • Estado de São Paulo;
  • Estado do Rio de Janeiro;
  • Estado de Sergipe;
  • Estado de Goiás.


Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias