Saiba tudo sobre e-commerce B2B e entenda o motivo para ter um
[Guest Post Mercos]
Quando pensamos em compras online, é comum lembrar dos grandes e-commerces de moda e eletrônicos, que trabalham no varejo para pessoas físicas. Contudo, você sabia que também existe o e-commerce B2B? E que ele não apenas existe, como já é bastante popular?
É fato que o segmento B2B funciona de um jeito bem diferente, quando comparado às vendas para o consumidor final (B2C). As relações tendem a ser mais racionais, com os clientes mais sensíveis a preço e condições de pagamento. Entretanto, uma vez que a relação de confiança entre fornecedor e cliente é estabelecida, ela costuma perdurar no longo prazo.
Dito isso, há uma grande semelhança entre B2B e B2C, no sentido de como a tecnologia pode otimizar o trabalho.
A verdade é que muitos representantes e distribuidoras já estão acostumados a fazer contato pelo e-mail ou WhatsApp, marcar reuniões em calendários digitais, controlar roteiros de visita por apps e gerar relatórios de vendas no computador.
Então, por que não levar sua loja também para o ambiente virtual? Com uma boa plataforma de e-commerce B2B, essa é uma possibilidade real.
Como funciona o e-commerce B2B, na prática?
Como dissemos, a grande maioria dos representantes e distribuidoras já envia catálogos em planilhas ou em arquivos PDF e recebe pedidos pelo WhatsApp. A grande diferença é que um e-commerce B2B simplifica e organiza esse processo.
É claro que, nesse ponto, é importante especificar que estamos falando de um bom sistema de e-commerce B2B — como o dos nossos parceiros da Mercos. Essas características podem não estar presentes em todas as opções do mercado.
Dito isso, esse sistema permite que seus clientes tenham autonomia para entrar na loja, ver o catálogo, escolher os produtos, definir quantidades e fazer o pedido. Então, o representante não precisa mais inscrevê-lo no sistema e faturá-lo manualmente, já que a loja virtual B2B é totalmente integrada ao sistema de gestão da empresa.
Sobre isso, é interessante pensar que por trás de todo CNPJ existem CPFs, e seu cliente já se acostumou a comprar outras coisas pela internet, na vida pessoal. Então, a adaptação para o cliente é relativamente simples — até porque o sistema tem uma usabilidade muito amigável.
Porém é óbvio que, pelas próprias características do segmento B2B, o e-commerce também possui uma diferença fundamental: as políticas comerciais. Você pode definir e personalizar todos os preços, descontos e demais detalhes da sua política comercial.
Além disso, sua loja virtual só pode ser acessada pelos clientes que têm cadastro (com login e senha). Logo, cada cliente só conseguirá visualizar as condições disponíveis na sua região ou para a sua empresa.
Sendo assim, em resumo, o e-commerce B2B funciona da seguinte forma:
- você configura sua loja virtual por meio de uma plataforma de e-commerce B2B, como a Mercos;
- você personaliza os produtos, preços, descontos e demais políticas comerciais, de acordo com a sua estratégia (por região, segmento ou etc);
- o cliente acessa sua loja virtual com o cadastro (login e senha) fornecidos por você;
- o próprio cliente escolhe os produtos, define quantidades e faz o pedido;
- todos os pedidos caem direto no seu sistema para faturamento — assim como os pedidos retirados presencialmente.
Quais os benefícios de ter um e-commerce B2B?
O primeiro benefício de ter um e-commerce B2B, com certeza, é a simplicidade. Ele otimiza e simplifica um processo de venda pela internet que já acontece na maioria das empresas. Em vez de receber os pedidos por e-mail ou WhatsApp e faturá-los manualmente, seus representantes podem apenas enviar o link da sua loja virtual para que os clientes escolham os produtos por conta própria.
Isso traz muitos outros benefícios — e nós apresentamos alguns deles a seguir.
Permite aproveitar melhor sua equipe
Muitos representantes temem que o e-commerce B2B seja uma concorrência ao seu trabalho — ao passo que os gestores temem que seus representantes se acomodem com a existência de uma ferramenta tão prática. Nenhuma das duas hipóteses é verdadeira.
A realidade é que a loja virtual complementa o trabalho dos representantes, servindo àquelas situações onde o cliente já sabe o que quer e só precisa faturar o pedido. Nesses casos, não é necessário ter um especialista para fazer isso se o próprio cliente pode listar os produtos que deseja e enviar direto para o sistema, certo?
Diminuir esse trabalho manual permite que os representantes tenham mais tempo para fazer o que fazem melhor: gerar contatos, encontrar oportunidades, conquistar novos negócios.
Otimiza o trabalho dos representantes
Além disso, os próprios representantes podem ter o e-commerce B2B como um aliado do dia a dia. Pense numa situação em que seu representante está numa reunião com um cliente e outro manda uma mensagem pedindo para faturar um pedido.
Em vez do representante esperar essa reunião acabar — e voltar para a empresa — para então faturar o pedido, ele pode enviar um link para a loja virtual. Assim, a empresa garante as duas vendas no tempo de uma reunião.
Inclusive, a loja virtual B2B permite que os representantes saibam quando um cliente a acessou, mas não concluiu um pedido. Assim, eles podem entrar em contato para decidir essa venda — sem “perder a viagem” para visitar um cliente desinteressado.
Reduz custos com pedidos de reposição
Seus representantes fazem muitas visitas importantes: para abrir novas praças, apresentar novos produtos, manter as boas relações com clientes, mas também há visitas que duram poucos minutos, o tempo de um cafezinho, apenas para retirar pedidos de reposição.
Considerando os custos de transporte e a hora de trabalho de um profissional especializado, são visitas que custam caro para a empresa, não é mesmo? Pois bem: esses custos diminuem de forma exponencial, com a adoção do e-commerce B2B.
Oferece indicadores e metas em várias etapas
Como dito, o e-commerce B2B permite que a empresa saiba quando os clientes entraram na loja virtual, mas não concluíram o pedido. Além disso, oferece vários outros dados gerenciais importantes para estabelecer metas e criar estratégias assertivas.
Dá autonomia para o cliente explorar o catálogo
Por fim, o e-commerce B2B é especialmente útil para aquelas empresas que têm um catálogo muito grande ou várias pautas de vendas, com muitas marcas. Afinal, como o tempo de seus representantes é curto, eles podem não ter tempo de apresentar mil ou cinco mil produtos em cada reunião. E uma parte do seu portfólio permanece desconhecida.
Com o e-commerce B2B, o cliente pode explorar o catálogo como quiser em qualquer tempo livre que ele possua — e até conhecer novos produtos que seu representante não ofereceu. Na verdade, nossos parceiros da Mercos contam que isso é bastante comum nas empresas que utilizam seu sistema.
Conclusão: o papel do e-commerce B2B na relação com os clientes
Mesmo com o e-commerce B2B funcionando perfeitamente, os representantes e suas visitas continuam sendo essenciais para agregar valor na relação com os clientes. A loja virtual tem um papel mais transacional na relação, para resolver as compras mais simples do dia a dia.
Ou seja, os canais se complementam.
Além disso, é importante avaliar que o e-commerce se tornou essencial para o segmento B2B, especialmente após a pandemia. O distanciamento social acelerou a adoção dessas soluções tecnológicas em diversos setores — e com o comércio B2B não haveria de ser diferente.
Segundo dados da consultoria Grand View Research, as vendas B2B pelo meio digital deverão crescer 19,7% ao ano, entre 2022 e 2030. Outro dado, da Forrester Research, aponta que 74% dos fabricantes já buscam fornecedores e produtos na internet — e, portanto, vão comprá-los, se tiverem a oportunidade.
Isso significa que, se você não tiver um e-commerce B2B na sua empresa, pode perder seus clientes para outra empresa que possua. Não é isso que queremos, certo?
Então, nós recomendamos que você acesse o link para conhecer a plataforma de e-commerce B2B da Mercos. O sistema é intuitivo, fácil de utilizar e personalizar, de modo que a empresa pode incluir todos os produtos, preços e políticas comerciais sem complicação.
Além disso, como o e-commerce B2B da Mercos é totalmente integrado ao TagPlus, todos os pedidos caem diretamente no sistema — com todas as funcionalidades que você já conhece.
Por isso, se você quer aproveitar todos os benefícios do e-commerce B2B — e vender mais —, acesse agora o site da parceria Mercos + TagPlus e crie sua loja virtual.
Imagem de rawpixel.com no Freepik
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Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
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