9 dicas para aumentar suas vendas no varejo
Só o fato de estar no mercado não garante a sobrevivência de uma marca, é preciso que haja um bom relacionamento com os clientes, com os funcionários e com os parceiros. No geral, a maior preocupação do varejista é saber como aumentar suas vendas sem perder qualidade.
Em um mercado tão competitivo, é essencial entender como sua loja é vista e o que pode ser feito para aumentar sua visibilidade, e consequentemente, suas vendas.
9 dicas para vender mais
Conheça seu cliente
O primeiro passo para direcionar sua publicidade e focar suas vendas é entender quem é seu público alvo, o que o atrai, por que o atrai, o que mais consome, quando consome e para quem consome.
Saiba a jornada de compra do seu cliente
Procure saber como e por qual canal seu cliente chegou até você, quais seus hábitos de compra, qual o ticket médio, qual caminho percorre em seu site/loja física.
Essas respostas serão úteis no planejamento de estratégias para adequação às necessidades do público alvo.
Treine seus funcionários
O atendimento faz TODA a diferença no processo de compra do consumidor. Uma empresa que possui bom atendimento, costuma entregar confiança ao mercado.
A falha na comunicação do atendimento pode ser fatal a um negócio, por isso, treine seus funcionários para serem simpáticos, compreensíveis, atenciosos e atentos com os clientes e potenciais clientes. Às vezes, é o próprio atendimento que garante uma venda, lembre-se disso!
Motive sua equipe
O reconhecimento do seu funcionário pode vir de diversas formas, desde o feedback por fala simples, até premiações, seja por comissão, prêmios, etc.
É importante mostrar que os funcionários são peças fundamentais no sucesso da empresa!
Tenha um Sistema de Gestão
O controle de estoque, do setor financeiro, do que entra e do que sai do caixa, a emissão de notas fiscais e relatórios, são partes vitais para que o negócio ande dentro do planejado. Um bom sistema de gestão garante suas finanças em dia.
Exemplo disso, é o TagPlus, sistema de gestão comercial que automatiza e agiliza suas atividades com total segurança dos dados. Uma gestão organizada dá mais tempo para que você trace novas estratégias de vendas e foque em outras áreas da empresa.
Invista no marketing digital
As redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis para a divulgação e aproximação da marca com o cliente. É ali que muito se sentem próximo da marca. Normalmente os seguidores de uma página apoiam a missão, visão, valores e posicionamento que a marca passa.
Uma ótima forma de aumentar o engajamento da sua página é fazer sorteios e concursos e promoções especiais para seguidores.
O blog serve como apoio ao produto ou serviço que a marca oferece, como por exemplo, quando entrega conteúdos relevantes do mesmo nicho que a marca ocupa. Os clientes são atraídos pelo o que sua marca vende e pelo conteúdo ofertado. Além disso, no blog é possível investir em estratégias SEO para gerar bom posicionamento no campo de busca do Google.
A presença de um site também é importante, seja através de uma loja virtual ou marketplace.
Esteja presente em datas especiais
Dia das Mães, dos Pais, das mulheres, das crianças, dos namorados, Natal, Ano novo, Páscoa, etc.
As datas mais marcantes do ano merecem uma atenção especial se deseja vender mais. Planeje tudo com antecedência, confira estoque, funcionamento, sistema de entregas e outros.
Não esqueça de divulgar promoções e descontos especiais para a data!
Organize a disposição dos produtos na loja física
Um ponto de venda deve ser todo planejado para que o consumidor percorra exatamente o caminho determinado pelo visual merchandising, ou seja, pelos pontos estratégicos de acessos a determinados expositores e produtos.
Essa prática influencia diretamente o comportamento do consumidor na loja e, mais ainda, no momento de decisão de compra.
Garanta o pós venda
O fechamento da venda não significa o término da relação com cliente, pelo contrário, é nesse ponto que começa seu trabalho. O pós venda é considerado um benefício e é a etapa de maior relevância na hora de fidelizar um cliente!
Esteja sempre aberto ao diálogo, seja para responder reclamações, críticas ou mesmo auxiliar em qualquer dúvida sobre o produto ou serviço contratado.
Imagem: Freepik
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
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