Dia do cliente: veja como encantá-lo com 6 passos
Criado em 2003 pelo empresário João Carlos Rego, especialista em marketing e recursos humanos, o Dia do Cliente surgiu com o objetivo de movimentar o comércio em setembro, época com baixo volume de vendas para todos os setores.
O sucesso foi tanto que, atualmente, o Dia do Cliente é comemorado em 14 estados e 167 municípios do país. A data transformou-se em uma excelente oportunidade para os comerciantes e para o público que deseja aproveitar as promoções e descontos do período!
Para ficar por dentro de tudo que acontece nesse dia especial para o comércio e ainda receber várias dicas de como encantar seu cliente, continue lendo este conteúdo!
Por que o Dia do Cliente é uma data importante?
Comemorado no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente surgiu como uma forma de homenagear os clientes e, claro, estimular o consumo. Para se ter uma ideia, a comemoração da data já faz parte do calendário oficial do comércio e segue sendo amplamente explorada pela mídia e indústrias.
Embora a data seja focada nos clientes, muitas empresas aproveitam para lançar novas campanhas, contar a história da marca por meio de um storytelling bem elaborado, fortalecer o relacionamento com seu público e investir na fidelização. E, ainda, muitas lojas oferecem brindes e mimos, que acabam servindo como um incentivo extra para o consumo e fortalecimento da relação de confiança e busca da satisfação entre clientes e empresas.
Ao preparar seu negócio para o Dia do Cliente, lembre-se de duas coisas:
- este é o momento de mostrar que sua marca é humanizada e que se importa com o cliente;
- seus clientes são os ativos mais importantes da sua empresa. Por isso, foque em atendimentos personalizados e proporcione as melhores experiências de compra, seja na loja física ou online.
Quais são os 6 principais passos para encantar o cliente?
O encantamento do cliente é um processo composto por várias vertentes, necessitando de um bom planejamento, organização e compromisso de toda a equipe.
Veja abaixo as dicas que a TagPlus separou para você aplicar não somente no Dia do Cliente, mas também no dia a dia do seu negócio.
1. Conheça as dores e necessidades dos seus clientes
Identificar a dor ou necessidade do seu cliente é o primeiro passo para conhecê-lo melhor. Algumas iniciativas para isso consistem na realização de pesquisas e criação de personas bem definidas.
Assim, é possível traçar estratégias de vendas eficazes para encantar o público, apresentando o seu produto ou serviço como a solução ideal.
O encantamento começa quando o cliente enxerga o real valor da sua empresa (não confunda preço com valor). É importante que ele ocorra desde o primeiro atendimento e se mantenha por toda a trajetória ao lado da marca.
2. Foque no bom atendimento
Gestores e colaboradores em sintonia fazem com que o negócio caminhe de forma fluida e contínua para o sucesso.
Para tanto, o atendimento deve ser um dos diferenciais da sua empresa. A partir da compreensão das reais necessidades dos seus clientes, se disponha a atendê-los de forma personalizada, fazendo-os sentirem-se especiais.
3. Invista em estratégias para melhorar a experiência do cliente
A experiência do cliente é caracterizada pela interação que ele tem com a marca, colaboradores, produto ou serviço. Todos os setores da empresa deverão estar interligados com foco nesse objetivo.
Se o seu negócio decidir oferecer uma experiência omnichannel, garanta que todos os canais estejam alinhados e propiciem a mesma experiência. Um grande erro do empreendedor é adotar esse modelo de vendas e não conseguir atender todos os canais da mesma forma, o que prejudica a imagem da empresa e abre precedentes para reclamações e possível perda de clientes.
4. Ofereça espaço para feedbacks
Ninguém melhor que os próprios clientes da sua marca para dar feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. Essa é uma excelente forma de analisar o impacto do produto ou serviço que a sua empresa vende e, a partir disso, implementar melhorias de forma rápida.
5. Esteja disponível para seu cliente
Quem não gosta de ser atendido rapidamente, não é mesmo? Estar presente para seu cliente é uma das formas mais eficazes de se destacar da concorrência e conquistar alguns corações.
Então, demonstre preocupação, seja atencioso e aja de forma humanizada. Um cliente satisfeito, torna-se um fiel defensor da marca.
6. Invista no pós-venda
O pós-venda tem relação direta com a fidelização do cliente e, por consequência, com a lucratividade da empresa.
Veja algumas ideias para a relação do pós-venda:
- envio de newsletter com conteúdo relevante;
- apresentação em primeira mão de novos produtos;
- descontos, promoções e códigos exclusivos para clientes;
- cartão fidelidade.
Bônus
Veja, agora, algumas dicas extras para cativar o público no Dia do Cliente!
Estratégias promocionais
Realize promoções limitadas, por tempo ou número de exemplares disponíveis.
Redes sociais
Divulgue promoções e descontos para atrair pessoas e incentivar o engajamento com a sua marca, faça sorteios, concursos ou o que for mais interessante para sua empresa. A criação de campanhas que integrem as redes sociais com o ponto físico também é interessante.
Vale-presente
Disponibilize vales imperdíveis e descomplique a vida de quem não sabe o que escolher.
Combos
Faça um mix de produtos que se complementam ou que sigam a mesma linha. Além de incentivar o consumo desses produtos, instiga a conhecer os novos. Mostre aos clientes o quanto estão economizando ao adquirir um combo ao invés de apenas um produto.
Como a TagPlus pode ajudar?
Gostou das dicas, mas não sabe por onde começar? Calma, nós podemos ajudar. Saiba como!
Controle de estoque
Dentro do sistema TagPlus, todos os usuários conseguem criar promoções e descontos para produtos previamente selecionados, além de montar kits e combos — baseados em informações automatizadas do estoque — que incentivem os clientes a consumirem diferentes produtos e/ou serviços da sua marca.
Outra vantagem da criação de kits e combos é a possibilidade de incluir produtos de maior e menor saída. Assim, é possível incentivar a movimentação física e logística das suas mercadorias, contribuindo para o controle de estoque. E não se esqueça: é mais interessante ganhar menos pelos produtos parados do que não vendê-los. Afinal, produto parado é dinheiro que sua empresa está deixando de ganhar.
Fluxo de caixa
O controle do fluxo de caixa é outra função essencial de um bom sistema de gestão comercial e, com o TagPlus, não poderia ser diferente. Utilizado no dia a dia do negócio, o fluxo de caixa faz o registro das entradas e saídas da sua empresa, tornando-se um demonstrativo de desempenho financeiro e grande auxiliar na tomada de decisões em curto e longo prazo.
Além do controle de estoque e do fluxo de caixa, o sistema entrega relatórios semanais/mensais/anuais, emite boletos e notas fiscais, possui mais de 21 (vinte e uma) integrações com lojas virtuais, e-commerces, automação de vendas e muitos outros.
Viu só como o Dia do Cliente é uma oportunidade incrível para impulsionar seu negócio? Para aproveitar a data da melhor forma, conte com nosso apoio! O time comercial da TagPlus está pronto para te atender!
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Escrito por
Renata Scaff
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