O que é a curva ABC e como utilizá-la na gestão de estoque?
A curva ABC é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão de estoque. O método oferece insights valiosos sobre a classificação dos itens e, inclusive, permite que o processo de tomada de decisão seja cada vez mais preciso.
Neste post, nós vamos explorar o seu conceito e os seus benefícios e explicar como a sua classificação pode ser aplicada de forma prática. Vamos lá?! Continue a leitura!
O que é a curva ABC?
Como introduzido, a curva ABC é uma técnica de categorização de itens que se baseia na importância relativa de cada um. Via de regra, a metodologia classifica os produtos em três categorias:
- A — itens considerados de alta importância, geralmente representando uma pequena porcentagem em quantidade, mas uma grande fatia do valor total do estoque;
- B — produtos de média importância, que têm uma demanda intermediária e que, comumente, correspondem a cerca de 15% das vendas;
- C — itens com menor relevância, com um baixo valor em estoque e que geram um faturamento reduzido.
Quais são os benefícios da curva ABC para a gestão de estoque?
Os benefícios da aplicação dessa técnica na gestão de estoque são inúmeros. A seguir, porém, elencamos os principais. Confira!
Identificação dos itens mais críticos
A técnica viabiliza identificar os itens mais críticos para a sua empresa. Com isso, você pode direcionar corretamente a atenção e os recursos necessários no intuito de garantir um suprimento adequado desses produtos.
Definição de políticas de estoque
Saber como fazer a curva ABC para a categorização dos produtos armazenados auxilia na definição de boas políticas de estoque. A partir disso, torna-se possível otimizar os recursos financeiros e evitar a escassez — ou o excesso — de determinados itens.
Reconhecimento de itens de alto custo
Ao utilizar essa técnica, você poderá identificar rapidamente os itens de alto custo e de grande valor em estoque. Portanto, a sua empresa terá a oportunidade de priorizar ações voltadas a minimizar os riscos financeiros associados a esses produtos. Bons exemplos são:
- monitorar cuidadosamente a sua demanda;
- negociar melhores preços com os fornecedores;
- implementar estratégias de redução de custos.
Previsão mais precisa da demanda
A classificação dos itens por meio da curva ABC oferece insights valiosos sobre a demanda histórica e acerca da demanda atual de cada categoria. Ou seja, a aplicação do método permite que haja uma previsão mais precisa, facilitando o planejamento das compras, o controle do estoque e a redução de custos associados a produtos de menor relevância.
Como funciona a classificação da curva ABC no estoque?
Em geral, a classificação da curva ABC no estoque funciona da seguinte maneira: inicialmente, são coletados dados sobre a demanda, o custo unitário e o valor total de cada item. Após a análise dessas informações, os produtos são dispostos em ordem decrescente, de acordo com o valor acumulado.
A partir dessa classificação, torna-se viável determinar os limites que “dividem” cada uma das categorias. Inclusive, o ideal é que a análise seja feita regularmente no intuito de refletir as mudanças na demanda e no valor das mercadorias.
Como você pôde perceber, a utilização da curva ABC no estoque traz vantagens significativas para as empresas. Ao classificar os itens de acordo com a importância relativa, será possível concentrar esforços nos aspectos em que são mais necessários, garantindo a quantidade adequada dos itens mais críticos. A propósito, a técnica também ajuda a evitar desperdícios financeiros e a melhorar a eficiência operacional — mais um benefício da aplicação.
O post foi útil? Então, aproveite e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como alcançar melhores resultados no seu negócio. Vamos lá!
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
Nenhum comentário