Corrigindo uma NF-e: Nota Fiscal Complementar
Como agir quando a nota fiscal eletrônica (NF-e) está errada? O que é a Nota Fiscal Complementar?
Se você possui essas dúvidas, hoje vamos tratar sobre a Nota Fiscal Complementar!
O que é Nota Fiscal Complementar?
A Nota Fiscal Complementar é a nota emitida para acrescentar dados e valores antes não informados no documento fiscal original. Ela pode ser complementar de valor, quantidade ou ICMS.
Quando emitir Nota Fiscal Complementar?
A nota complementar deve ser emitida nos seguintes casos:
- Reajuste do preço em qualquer circunstância que implique em aumento do valor original pago;
- Quando o valor do contrato de câmbio de uma exportação acarretar aumento do valor da operação na nota;
- Para regularizar uma nota por alguma diferença de preço ou de quantidade de mercadoria no período de apuração do imposto daquela operação.
Como funciona?
A Nota Fiscal Complementar pode ser usada tanto para NF-e quanto para o modelo 1/1ª, e pode ter o CFOP alterado, mas deve possuir os mesmos produtos da nota original.
É preciso determinar em um campo próprio a qual nota esse complemento se refere, e caso haja algum produto remetido que não tenha sido mencionado na nota de origem, deve-se passar uma nova nota.
A nota complementar é sempre usada para acrescentar algo e nunca para subtrair ou substituir um elemento da operação.
Como preencher uma nota fiscal complementar?
Veja em detalhes o que colocar em cada campo para preencher sua nota fiscal complementar:
- Natureza da Operação: Descreva o que é que a nota está a complementar, como “Complemento de tributo”, “Complemento de preço” ou “Complemento de quantidade”, O CFOP de dentro da tela do produto deve permanecer o mesmo enviado na nota a ser complementada.
- Dados do Destinatário/Remetente: Nesse campo é inserido o nome, endereço, CNPJ do contribuinte ao qual foi impressa a NFe que está sendo complementada.
- Dados do Imposto: Informe apenas o que está sendo complementado, contabilizando somente a diferença da nota original.
- Código do Produto: utilizar o mesmo código da nota emitida com erro.
- Quantidade = 0 (zero) ou a quantidade a ajustar
- Valor total = 0 (zero) ou valor a ajustar- Código de Situação Tributária = utilizar o mesmo código da nota emitida com erro.
- Modalidade de determinação da Base de cálculo = ‘Valor da operação’.
- BC ICMS = Valor do ICMS a complementar, referente ao item ou 0 (zero) caso não seja complemento de ICMS
- Alíquota ICMS = 100. Obs.: campo será preenchido somente para permitir a validação da NF-e; ou 0 (zero) caso não seja complemento de ICMS
- Valor do ICMS = Valor do ICMS a complementar, referente ao item; ou 0 (zero) caso não seja complemento de ICMS- BC ICMS ST = Valor do ICMS ST a complementar, referente ao item ou 0 (zero) caso não seja complemento de ICMS ST
- Alíquota ICMS ST = 100. Obs.: campo será preenchido somente para permitir a validação da NF-e; ou 0 (zero) caso não seja complemento de ICMS ST
- Valor do ICMS ST = Valor do ICMS ST a complementar, referente ao item; ou 0 (zero) caso não seja complemento de ICMS ST Cálculo do Imposto.- Base de Cálculo ICMS = Valor do ICMS a complementar ou ou 0 (zero) caso não seja complemento de ICMS
- Valor do ICMS = Valor do ICMS a complementar ou 0 (zero) caso não seja complemento de ICMS
- Base de Cálculo ICMS ST = Valor do ICMS ST a complementar ou ou 0 (zero) caso não seja complemento de ICMS ST
- Valor do ICMS ICMS ST = Valor do ICMS ST a complementar ou 0 (zero) caso não seja complemento de ICMS ST
- Valor Total dos Produtos = Valor dos produtos, caso seja complemento de valor ou 0 (zero) caso seja outro tipo de complemento
- Valor total da Nota Fiscal = Valor dos produtos, caso seja complemento de valor; ou Valor do ICMS ST, caso exista complemento de ST; ou 0 (zero) caso seja outro tipo de complemento;
- Dados do Transportador: A modalidade de frete deve ser informada como frete por conta do emitente = 0.
- Dados Adicionais / Informações Complementares: Preencher conforme o regulamento.
Ficou ainda alguma dúvida? Utilize a nossa seção de comentários, logo abaixo!
Imagem: Freepik
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Consultor TagPlus
AINDA ESTOU COM DUVIADAS TIREI NF MENOR E ESTOU COM MUITA DIFICULDADE
Bom dia!
Preciso emitir uma no fiscal de complemento de icms st, mas estou na duvida de qual cfop usar. qual devo usa-lo? 5949 ou o mesmo da venda 5101 ou 5401?É preciso incluir o item?
No meu caso o valor do produto foi meno do que deveria, para fazer a nota fiscal complementar eu posso deixar a quantidade e o valo unitário zerados e somente colocar a diferença no total ou o valor unitário preciso preencher também?
Nota Fiscal Original 15/01/2017.
A Nota Fiscal complementar deve ser emitida com qual Data? Data da emissão 15/01/2017 ou data atual.
Não consigo acessar minha conta agis.
Simoneide
posso fazer carta de correção para nota fiscal de complementação
Tenho uma DANFE em que a quantidade e preço unitário foram alterados, porém não houve aumento e nem redução. A questão foi o posicionamento do ponto e vírgula tanto na quantidade, como no preço: Por exemplo:
quantidade de: 5,04 para 5.040
preço unitário de: 339, para 0,0339.
Não houve diferença na base de cálculo para o cálculo dos impostos.
Como devo orientar o cliente? Cabe uma DANFE complementar? Grata.
Olá,
Sim, você pode gerar uma NF Complementar para seu cliente. Veja o artigo para mais informações: http://suporte.tagplus.com.br/knowledgebase/articles/244032-o-que-%C3%A9-uma-nota-fiscal-complementar
Olá,
Preciso emitir uma NF complementar referente ao valor do frete, pois o mesmo não foi destacado na NF de origem, mas foi incluso no boleto. Como faço?
Olá,
No caso de uma nota complementar, será necessário criar uma nota com os produtos que não foram devidamente tributados na nota que você criou anteriormente e indicar a tributação que não havia sido informada. Como é uma nota complementar é fundamental indicar referente a qual nota será o complemento e será indicado em um local próprio. Com relação ao boleto ainda ficará vinculado à nota fiscal anterior.
De qualquer forma, sugerimos que entre em contato com um contador para verificar mais detalhes.
No caso de nota fiscal complementar de exportação, emitida um dia após a emissão da nota fiscal principal, qual taxa de câmbio devo utilizar? A da nota fiscal principal ou D-1? Tem alguma base legal?
Fiz um nota de bonificação para um cliente de MG, porem o cliente esta dizendo que precisava destacar a ST. Como faço a nota de complemento e qual a CFOP que devo utilizar.
Olá!
Esta pergunta abrange a legislação estadual da sua UF. Sendo assim, o mais aconselhável realmente é consultar um contador capacitado.