Conheça 4 fatos sobre o boleto MEI (Microempreendedor Individual)

O Microempreendedor Individual (MEI) é aquele que trabalha por conta própria e que possui faturamento máximo de R$ 81.000,00 por ano.

Mesmo se tratando de micro empresas, este modelo de negócio tem suas obrigações fiscais. Uma das principais é pagar o imposto mensal, o DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Ele é responsável por unificar o recolhimento de impostos e repassá-los automaticamente para as contas do Município, Estado e da União. Esse boleto vence todo dia 20 de cada mês.

Lembre-se: Para se manter em dia e obter os benefícios de ser um MEI, pague o DAS.

3 formas de pagar o DAS MEI

Aqui é você quem escolhe a melhor forma para pagar seu boleto DAS.

Débito automático: Fazer a opção pelo débito automático no Portal do Simples Nacional, no meu “Simei Serviços”, na opção de Débito Automático;

Boleto impresso: Acesse o Portal do Empreendedor, na aba Carnê MEI – DAS e informe o número do CNPJ para imprimir os boletos;

Presencial: Procure o SEBRAE mais próximo.

Pagamento é OBRIGATÓRIO, mesmo que seu CNPJ MEI esteja inativo

A partir do momento que seu CNPJ MEI foi aberto, é obrigatório o pagamento do DAS.

ATENÇÃO: Mesmo se você não estiver usando ativamente seu CNPJ, o imposto DAS MEI deve ser pago. Caso encerre seu CNPJ devendo algum boleto, essa dívida continuará a existir e será transferido para o CPF do titular.

Não se altera a data de vencimento do DAS

É possível o pagamento atrasado. Os valores de multa e juros são atualizados automaticamente. Ou seja, quando é emitido um novo boleto, a data de vencimento não muda. O que altera é data de recolhimento, no dia em que é gerado o novo boleto.

Valores do imposto DAS MEI

O valor a ser pago pelo MEI varia de acordo com o setor econômico em que está inserido. Além disso, com o registo MEI, o empreendedor é obrigado a contribuir para o INSS/Previdência Social, de 5% sobre o valor do salário mínimo.

ICMSDo comércio = 1,00. Com o INSS, dá um total de 47,85.
ISS: De serviços = 5,00. Com o INSS, dá um total de 51,85.
ICMS + ISS: Do Comércio e Serviços = 6,00. Com o INSS, dá um total de 52,85.

Para saber se seu negócio entra em comércio e serviço ou apenas em uma categoria, basta conferir a atividade que tem no seu CNPJ MEI, a partir do número do CNAE.

Depois de conferir esses fatos sobre o CNPJ MEI, você acha que sua empresa está em dia? Não deixe de conferir!

Qualquer dúvida, basta nos escrever aqui embaixo que responderemos em breve!



O TagPlus é o sistema de gestão online que sua empresa precisa!

O TagPlus é um sistema de gestão on-line que já ajudou mais de 60 mil empresas, de diferentes tipos de negócio, a serem mais eficientes e organizadas.

Testar Grátis
Sistema Online de Gestão Comercial, com NF-e, NFS-e, Controle Financeiro, Acompanhamento de NF-e, Sistema emissão Nota Fiscal Eletrônica.
Foto do perfil do autor ou atora

Escrito por

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias