Conheça 4 fatos sobre o boleto MEI (Microempreendedor Individual)

O Microempreendedor Individual (MEI) é aquele que trabalha por conta própria e que possui faturamento máximo de R$ 81.000,00 por ano.

Mesmo se tratando de micro empresas, este modelo de negócio tem suas obrigações fiscais. Uma das principais é pagar o imposto mensal, o DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Ele é responsável por unificar o recolhimento de impostos e repassá-los automaticamente para as contas do Município, Estado e da União. Esse boleto vence todo dia 20 de cada mês.

Lembre-se: Para se manter em dia e obter os benefícios de ser um MEI, pague o DAS.

3 formas de pagar o DAS MEI

Aqui é você quem escolhe a melhor forma para pagar seu boleto DAS.

Débito automático: Fazer a opção pelo débito automático no Portal do Simples Nacional, no meu “Simei Serviços”, na opção de Débito Automático;

Boleto impresso: Acesse o Portal do Empreendedor, na aba Carnê MEI – DAS e informe o número do CNPJ para imprimir os boletos;

Presencial: Procure o SEBRAE mais próximo.

Pagamento é OBRIGATÓRIO, mesmo que seu CNPJ MEI esteja inativo

A partir do momento que seu CNPJ MEI foi aberto, é obrigatório o pagamento do DAS.

ATENÇÃO: Mesmo se você não estiver usando ativamente seu CNPJ, o imposto DAS MEI deve ser pago. Caso encerre seu CNPJ devendo algum boleto, essa dívida continuará a existir e será transferido para o CPF do titular.

Não se altera a data de vencimento do DAS

É possível o pagamento atrasado. Os valores de multa e juros são atualizados automaticamente. Ou seja, quando é emitido um novo boleto, a data de vencimento não muda. O que altera é data de recolhimento, no dia em que é gerado o novo boleto.

Valores do imposto DAS MEI

O valor a ser pago pelo MEI varia de acordo com o setor econômico em que está inserido. Além disso, com o registo MEI, o empreendedor é obrigado a contribuir para o INSS/Previdência Social, de 5% sobre o valor do salário mínimo.

ICMSDo comércio = 1,00. Com o INSS, dá um total de 47,85.
ISS: De serviços = 5,00. Com o INSS, dá um total de 51,85.
ICMS + ISS: Do Comércio e Serviços = 6,00. Com o INSS, dá um total de 52,85.

Para saber se seu negócio entra em comércio e serviço ou apenas em uma categoria, basta conferir a atividade que tem no seu CNPJ MEI, a partir do número do CNAE.

Depois de conferir esses fatos sobre o CNPJ MEI, você acha que sua empresa está em dia? Não deixe de conferir!

Qualquer dúvida, basta nos escrever aqui embaixo que responderemos em breve!



Foto do perfil do autor ou atora

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias