Como reduzir custos no varejo em tempos de pandemia

Com a pandemia e o fechamento do comércio por um tempo, os problemas financeiros aumentaram e milhares de empresas encerraram seus ciclos vida e tiveram que demitir seus funcionários, o que impactou diretamente da produtividade. Esses fatores, quando analisados, indicam uma forte tendência a reduzir custos para sobreviver no agora, e mais adiante, investir novamente.

Mas não se engane, esses momentos de crise podem ser bons aliados para desenvolver novas ideias e encontrar novas oportunidades de crescimento nesse mercado competitivo. É tudo uma questão de conhecer seu segmento de atuação, seus limites, e o comportamento do seu publico alvo.

Veja a seguir, 3 dicas de como reduzir custos no seu negócio em tempos de pandemia.

Verificar e identificar gastos

A ideia aqui é reduzir gastos não essenciais para a empresa. Por isso, existe a necessidade de analisar e identificar exatamente quais são esses gastos, de forma que não afete a produtividade e margem de lucro.

No escritório

Iluminação

O que você pode fazer é trocar lâmpadas amarelas por de LED.

Desktop e monitor

Se no seu escritório ou loja ainda tem aqueles monitores de tubo, saiba que eles consomem muita energia. É interessante trocar por monitores de LCD que tem cerca de 80W.

O ideal é sempre desligar o desktop antes de ir embora. O monitor deve ser desligado sempre que o funcionário se ausentar da mesa.

Frigobar e/ou geladeira

Opte por aqueles produtos de energia limpa. Pois assim, consomem menos energia e, consequentemente, gastam menos também.

Ar condicionado

Um dos grandes vilões da alta na conta de energia é o ar condicionado.

Algumas opções para diminuir esse consumo é colocar películas nos vidros das janelas, assim bloqueia a entrada dos raios solares na sala. Como resultado, tem-se menos calor nos ambientes e a menor necessidade de deixar o ar ligado por muito tempo. Além disso, se for possível, deixe as janelas abertas para que circule o ar interno com o externo.

Serviços

Ao reconhecer seus custos fixos e variáveis, você consegue fazer um planejamento do que pode ser cortado e o que não pode.

Uma boa dica, é eliminar serviços manuais que podem ser automatizados.

Traçar um bom planejamento

Para cortar qualquer tipo de custo, é preciso ter plena certeza de que não impactará na geração de receitas da empresa.

Uma visão estratégica do negócio engloba reconhecer os gastos de cada setor e reduzi-los de acordo com a necessidade, sem colocar todos em um mesmo patamar e que não atrapalhe no crescimento da empresa.

Conhecer o estoque

A gestão eficiente do estoque de sua empresa está diretamente ligada a redução de custos, aumento do lucro e satisfação dos seus clientes.

O estoque representa o capital investido em seu negócio e quanto mais itens obsoletos estiverem estocados, menor o seu capital de giro, diminuindo as possibilidades de investir em outros itens rentáveis.

É muito importante que planeje suas compras de acordo com seu histórico de vendas, assim evita gastos desnecessários e acúmulo de produtos parados.

É interessante que utilize um sistema de gestão ERP para controlar o que entra e sai do estoque, o nível de unidades de cada produto, o que deve ser comprado, etc.

Imagem de tirachardz no Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias