Como reduzir custos no varejo em tempos de pandemia
Com a pandemia e o fechamento do comércio por um tempo, os problemas financeiros aumentaram e milhares de empresas encerraram seus ciclos vida e tiveram que demitir seus funcionários, o que impactou diretamente da produtividade. Esses fatores, quando analisados, indicam uma forte tendência a reduzir custos para sobreviver no agora, e mais adiante, investir novamente.
Mas não se engane, esses momentos de crise podem ser bons aliados para desenvolver novas ideias e encontrar novas oportunidades de crescimento nesse mercado competitivo. É tudo uma questão de conhecer seu segmento de atuação, seus limites, e o comportamento do seu publico alvo.
Veja a seguir, 3 dicas de como reduzir custos no seu negócio em tempos de pandemia.
Verificar e identificar gastos
A ideia aqui é reduzir gastos não essenciais para a empresa. Por isso, existe a necessidade de analisar e identificar exatamente quais são esses gastos, de forma que não afete a produtividade e margem de lucro.
No escritório
Iluminação
O que você pode fazer é trocar lâmpadas amarelas por de LED.
Desktop e monitor
Se no seu escritório ou loja ainda tem aqueles monitores de tubo, saiba que eles consomem muita energia. É interessante trocar por monitores de LCD que tem cerca de 80W.
O ideal é sempre desligar o desktop antes de ir embora. O monitor deve ser desligado sempre que o funcionário se ausentar da mesa.
Frigobar e/ou geladeira
Opte por aqueles produtos de energia limpa. Pois assim, consomem menos energia e, consequentemente, gastam menos também.
Ar condicionado
Um dos grandes vilões da alta na conta de energia é o ar condicionado.
Algumas opções para diminuir esse consumo é colocar películas nos vidros das janelas, assim bloqueia a entrada dos raios solares na sala. Como resultado, tem-se menos calor nos ambientes e a menor necessidade de deixar o ar ligado por muito tempo. Além disso, se for possível, deixe as janelas abertas para que circule o ar interno com o externo.
Serviços
Ao reconhecer seus custos fixos e variáveis, você consegue fazer um planejamento do que pode ser cortado e o que não pode.
Uma boa dica, é eliminar serviços manuais que podem ser automatizados.
Traçar um bom planejamento
Para cortar qualquer tipo de custo, é preciso ter plena certeza de que não impactará na geração de receitas da empresa.
Uma visão estratégica do negócio engloba reconhecer os gastos de cada setor e reduzi-los de acordo com a necessidade, sem colocar todos em um mesmo patamar e que não atrapalhe no crescimento da empresa.
Conhecer o estoque
A gestão eficiente do estoque de sua empresa está diretamente ligada a redução de custos, aumento do lucro e satisfação dos seus clientes.
O estoque representa o capital investido em seu negócio e quanto mais itens obsoletos estiverem estocados, menor o seu capital de giro, diminuindo as possibilidades de investir em outros itens rentáveis.
É muito importante que planeje suas compras de acordo com seu histórico de vendas, assim evita gastos desnecessários e acúmulo de produtos parados.
É interessante que utilize um sistema de gestão ERP para controlar o que entra e sai do estoque, o nível de unidades de cada produto, o que deve ser comprado, etc.
Imagem de tirachardz no Freepik
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário