8 dicas de como organizar e gerenciar seu estoque
O estoque é a área de armazenamento em que ficam os produtos antes da venda. Mas a gestão de estoque envolve mais do que o espaço propriamente dito, é através dela que se tem conhecimento da quantidade a ser encomendada, programação de novas compras, datas de entrega e agendamento com fornecedores.
Uma boa gestão do estoque faz com que seja possível atender as demandas com mais agilidade e qualidade. Consequentemente, reduz significativamente os custos no processo, desde compra de produtos até o envio ao consumidor.
O estoque de uma empresa representa o capital investido no negócio. Dessa forma, vemos o quanto é essencial o monitoramento diário de entrada e saída de produtos, como também para evitar prejuízos e maiores incidentes.
5 Dicas para manter seu estoque em ordem
Liste e organize todos os produtos do estoque
A primeira coisa a ser feita é conferir se todos os itens estão cadastrados, em uma planilha ou software automatizado.
Para facilitar a visualização e movimentação do estoque, separe-os por categorias e subcategorias de acordo com suas características. Não se esqueça de inserir a data de validade de cada produto.
Controle rígido
Registrar TODAS as entrada e saídas de produtos. Dessa forma, você minimiza ao máximo a possibilidade de erros futuros.
Análise do histórico de vendas
De acordo com os produtos que tem mais saída ou àqueles que ficam encalhados no estoque, é que fará com que se programe para não perder vendas. Se atente ao caso de produtos sazonais (temporada).
Atenção aos fornecedores
Atenção à disponibilidade e cumprimento de prazos de entrega para não faltar mercadorias.
Se o fornecedor atrasar a entrega, consequentemente a entrega do cliente ficará atrasada também, e o maior prejudicado dessa história será sua empresa.
Planejamento
Na hora de definir o local onde será armazenado seus produtos, escolha um ambiente de fácil acesso e boa visualização.
3 maiores vantagens de gerenciar seu estoque
Satisfação do cliente
O planejamento do estoque impacta até mesmo no atendimento ao seu consumidor final. Independente de qual seja o segmento da sua empresa, o objetivo sempre será o de satisfazer o cliente. Por isso, mantenha-o em dia para garantir que seja eficiente.
Ordem de produção e entregas
Como consequência da boa gestão do estoque, é possível saber os produtos que tem e planejar o próximo pedido. Além disso, garante maior efetividade das entregas, pois se há o controle sobre a produção, há também pontualidade nos pedidos.
Relatórios
Relatórios permitem planejar ações, analisar dados e mitigar impactos. Dessa forma, fica claro para o responsável, todas as necessidades e obrigações.
Conclusão
Com o estoque sob controle, uma empresa pode se planejar melhor. Pois, a partir do conhecimento da quantidade de materiais/produtos que possui, é possível calcular entrada e saída de mercadorias e analisar as demandas do mercado no seu segmento. E, com essas informações, fica mais fácil prever desvios e, também, o lucro ao fim do mês.
Para todas as tarefas citadas no texto, o sistema TagPlus automatiza para você! O sistema TagPlus dispõe de procedimentos para gestão comercial, através da gestão completa de estoque, loja de aplicativos, emissão de notas fiscais, suporte pós venda, entre outros.
Imagem de Freepik
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
bomm..