Como o Inbound Marketing pode ser útil para seu negócio
Também conhecido como “Marketing de Atração” ou “Marketing de entrada”, em sua tradução ao pé da letra, o Inbound Marketing é um dos pilares mais importantes do marketing e vamos explicar o porque!
O que é o Inbound Marketing
Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que incluem a criação e compartilhamento de conteúdo que seja relevante para seu público, seja para suprir necessidades ou solucionar dúvidas.
Ao contrário das campanhas de marketing tradicional que abrangem o público geral, o Inbound foca seus esforços para atrair novos clientes que estejam dentro do nicho específico definido, o chamado público-alvo. Em outras palavras, ele visa atrair e conquistar aqueles que realmente têm interesse no seu produto ou serviço.
No Inbound, é o cliente que chega até você, por meio de mecanismos de busca, como o Google e redes sociais. Por isso é tão importante estar em dia com o uso de palavras-chave e as métricas SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca), que fazem com que seu site ocupe uma boa posição no ranqueamento e seja encontrado com facilidade.
Benefícios do Inbound Marketing
- Alcançar o público desejado;
- estabelecer um relacionamento próximo do público-alvo;
- aumentar a visibilidade da marca;
- aumentar o poder de persuasão;
- encurtar o ciclo de vendas;
- crescer em ticket médio;
- mensuração de resultados em tempo real.
Como funciona a metodologia do Inbound
Existem 4 etapas para transformar aquele simples visitante em promotor gratuito da sua marca. Cada etapa conta com diferentes ferramentas que auxiliam sua execução. São elas:
- atrair tráfego qualificado de visitantes;
- converter os visitantes em leads;
- transformar os leads em clientes;
- encantar o clientes para que se tornem promotores da sua marca.
Atrair tráfego qualificado de visitantes
É o primeiro contato do estranho com os canais digitais da empresa. O objetivo nessa etapa é resolver o problema do consumidor, através de um conteúdo útil para o que ele necessita no momento da busca.
Ferramentas
Marketing de Conteúdo: cria, publica e promove conteúdos personalizados para os clientes. Não existe Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo.
Blog: é o principal canal de produção de conteúdo de uma empresa, além de criar relacionamento e identificação com o público;
Mídias Sociais: permitem um compartilhamento mais fácil e efetivo do que outros canais pela quantidade de pessoas que atingem;
Anúncio: aumenta o reconhecimento da marca no público-alvo;
SEO: tem o objetivo de oferecer a melhor solução possível para o problema que motivou a pesquisa no mecanismo de busca.
Converter os visitantes em leads
É quando os visitantes aceitam o conteúdo ofertado, seja e-books, templates, podcasts e dicas exclusivas que agregue valor, e em troca disponibiliza alguma informação pessoal para a empresa, como e-mail e telefone, para posterior contato.
Ferramentas
Landing pages (formulários, e-books, e-mail marketing): são feitas para convencer os visitantes a aceitar uma oferta em troca de informações pessoais;
CRM (Gestão de relacionamento com o cliente): central de informações sobre todos os contatos. Isso permite saber o que cada um deles precisa, e quando, o que é perfeito para gerar e nutrir leads.
Transformar os leads em clientes (vender)
Quando os leads confiam suas informações pessoais, eles estão passando uma simples recado: “quero saber mais!”.
Aqui começa o processo de construção da confiança entre marca e cliente.
Ferramentas
Automação de Marketing: as ferramentas de automação permitem manter o relacionamento próximo dos leads e conduzi-los pelo funil, mesmo em grande escala.
E-mail Marketing: é o canal perfeito para estimular o interesse dos leads com praticidade e personalização;
Nutrição de leads: sequência de e-mails para deixar o lead mais perto da compra, conduzindo-os pelo funil de vendas;
Lead Scoring: é uma pontuação que te ajuda a saber quem merece a prioridade do time de vendas.
Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca
Não se engane, o funil de vendas não termina quando uma venda é fechada. Na verdade, a relação entre marca e cliente deve continuar, para que se alcance o objetivo de encantar e fidelizar esse cliente, para que ele siga comprando e fale bem da sua marca para amigos, familiares e também nas redes sociais.
Ferramentas
Sucesso do cliente: cliente satisfeito, é cliente que recomenda a marca;
Relacionamento ativo: não deixar que os clientes já existentes esqueçam da empresa. Mensagens e conteúdos relevantes mantém o relacionamento ativo, seja via redes sociais ou newsletter;
Conteúdo avançado: crie conteúdos específicos para suprir suas necessidades, e mostre real preocupação. Isso fará com que eles amem a sua marca e sejam leais a ela.
Conclusão
Com cerca de 3,9 bilhões de usuários no mundo, a internet é um amplo campo de possíveis clientes da sua marca, e por isso o Inbound Marketing é o melhor caminho para promover seu negócio e transformar estranhos em divulgadores da sua marca.
A pesquisa de mercado e o planejamento é extremamente importante para entender quem é seu público-alvo e como se comporta, para assim criar e compartilhar conteúdos que sejam relevantes para eles.
“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.”
– Andrew Davis –
Imagem: Freepik
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Escrito por
Renata Scaff
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