Como fotografar seus produtos para aumentar vendas

As vendas online vêm conquistando as pessoas e ganhando espaço no mercado há algum tempo. Com o avanço da disseminação do Coronavírus em todo o mundo, as lojas virtuais se tornaram excelentes alternativas para não deixar o comércio parado e fazer a economia girar, mesmo que em passos lentos.

No meio digital, o que atrai os consumidores são boas fotos dos produtos ofertados, pois ajuda a enxergar detalhes e evita um chat cheio de dúvidas.
Para te ajudar, esse texto vai falar de vááárias técnicas e dicas para fazer uma boa foto, caso você não tenha acesso a um fotógrafo.

10 passos para tirar uma ótima foto

1. Câmera

Na ausência de uma câmera, você pode usar seu smartphone para fotografar, sob duas faces: 1. Os novos dispositivos vem acoplados à câmeras de excelente qualidade que consegue suprir fotos mais básicas;
2. Mesmo com toda a evolução tecnológica, os aparelhos celulares não conseguem a mesma resolução das câmeras profissionais.

A decisão de qual dispositivo utilizar, fica por conta do responsável pela marca.

Observação: evite usar flash nas fotos, pois ele altera as cores reais dos objetos. Caso seja mesmo necessário usar o flash, adicione um difusor sobre ele. Se não quiser comprar, adicione uma fita branca ou um plástico branco sobre o flash.

2. Iluminação

Sabe aquela janela ou cantinho com luz natural? Use-a a seu favor e aproveite ao máximo! A luz natural cai bem em qualquer tipo de foto.

O ideal é que você tenha pelo menos duas fontes de luz para poder iluminar o produto, pois irá realçar os detalhes, dando realidade à imagem.

Para ambientes fechados e sem a incidência de luz natural, é necessário o uso de luz artificial. Vale abajur, lanterna e iluminador.

Obervação: Cuidado para não criar sombra e atrapalhar o resultado das fotos.

3. Tripé

O tripé é o equipamento que mantêm sua câmera fixa e estável. Ele serve para garantir que a câmera não irá se mover e que as fotos não sairão tremidas ou borradas.

Se não tiver um tripé (mesmo que um mais barato), você pode usar o timer interno da câmera para diminuir o tremor ao apertar o botão disparador. O timer e o tripé formam uma poderosa combinação para garantir bons resultados nas fotos dos produtos do seu negócio.

Dica: Se não tiver um tripé, improvise com objetos servindo de apoio e fita crepe para colar o celular ao objeto.

4. Ângulos

Tire fotos do seu produto de todos os ângulos que conseguir, para garantir que o consumidor tenha acesso aos mínimos detalhes do que você está vendendo. Os detalhes são muito importantes, pois mostram as especificações e os diferenciais.

O que atrai uma pessoa, não atrai outra e por ai vai. Por isso, garanta o máximo possível de impactos positivos do seu negócio, e tire fotos em posições e ângulos diferentes.

5. Fundo

Fundo infinito: Se o cenário for em ambiente fechado, o uso de fundo infinito destaca o produto, atraindo o olhar do cliente e evitando distrações, além de ser muito útil na hora da edição.

As cores do fundo variam entre o branco, o preto e o verde.

Dica: Para criar um fundo infinito, basta colocar um pedaço de papel ou tecido branco por trás do produto, prendendo na parte de cima com ganchos e criando uma ligeira curva, para passar a ideia de profundidade.

6. Enquadramento

Com a utilização de vários objetos na mesma imagem, preste atenção para que o cenário não fique confuso e perca a atenção do cliente.

Posicione os objetos de maneira objetiva e clara. Enquadre-os na foto. E plim!

7. Escala

O tamanho e dimensão dos produtos é extremamente importante.

Tenho certeza de que você já comprou algo achando que iria servir direitinho na sua parede ou no seu corpo, e quando chegou o produto era uma miniatura, ou grande demais.

Para evitar esse tipo de situação com seus clientes, quando for fotografar objetos, coloque referências, como por exemplo um relógio de pulso. Coloque o pulso de uma pessoa para mostrar o tamanho exato do produto.

8. Edição

Após todos o processo, averiguação de detalhes e aprovação do ensaio, é hora de fazer um bom tratamento de imagem nelas.

Escolha as melhores fotos, coloque todas no mesmo padrão de tamanho e faça a “mágica” acontecer. O importante é fazer com que as imagens se tornem atrativas para seu cliente, e você consiga concluir boas vendas.

Dica: 1. Cuidado com a escolha dos filtros. As pessoas querem ver exatamente como é o produto, e a aplicação excessiva de filtros passa falta de credibilidade. 2.- Não apague nenhuma foto antes de vê-la no computador, as fotos podem ser bem diferentes no visor da câmera e na tela do computador;

9. Resolução mínima

A imagem deve ser nítida para que o consumidor consiga visualizar cada pedacinho do produto. Mas para não sobrecarregar seu site, trabalhe com fotos quadradas entre 600×600 (mínimo) e 1200×1200 (máximo).

Para identificar detalhes mínimos, plataformas de e-commerce utilizam o zoom.

10. Informações na imagem

Não é recomendado o uso de preços e informações dos produtos nas fotos, pois atrapalha a visualização e impede a reutilização da imagem.

O ideal é disponibilizar as fotos, e fazer separado uma descrição completa do produto, como normalmente fica localizada na parte inferior da página.

Conta pra gente, você já fez algo do tipo? Conta como foi!

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Escrito por

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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