Como fotografar seus produtos para aumentar vendas

As vendas online vêm conquistando as pessoas e ganhando espaço no mercado há algum tempo. Com o avanço da disseminação do Coronavírus em todo o mundo, as lojas virtuais se tornaram excelentes alternativas para não deixar o comércio parado e fazer a economia girar, mesmo que em passos lentos.

No meio digital, o que atrai os consumidores são boas fotos dos produtos ofertados, pois ajuda a enxergar detalhes e evita um chat cheio de dúvidas.
Para te ajudar, esse texto vai falar de vááárias técnicas e dicas para fazer uma boa foto, caso você não tenha acesso a um fotógrafo.

10 passos para tirar uma ótima foto

1. Câmera

Na ausência de uma câmera, você pode usar seu smartphone para fotografar, sob duas faces:

1. Os novos dispositivos vem acoplados à câmeras de excelente qualidade que consegue suprir fotos mais básicas;

2. Mesmo com toda a evolução tecnológica, os aparelhos celulares não conseguem a mesma resolução das câmeras profissionais.

A decisão de qual dispositivo utilizar, fica por conta do responsável pela marca.

Observação: evite usar flash nas fotos, pois ele altera as cores reais dos objetos. Caso seja mesmo necessário usar o flash, adicione um difusor sobre ele. Se não quiser comprar, adicione uma fita branca ou um plástico branco sobre o flash.

2. Iluminação

Sabe aquela janela ou cantinho com luz natural? Use-a a seu favor e aproveite ao máximo! A luz natural cai bem em qualquer tipo de foto.

O ideal é que você tenha pelo menos duas fontes de luz para poder iluminar o produto, pois irá realçar os detalhes, dando realidade à imagem.

Para ambientes fechados e sem a incidência de luz natural, é necessário o uso de luz artificial. Vale abajur, lanterna e iluminador.

Obervação: Cuidado para não criar sombra e atrapalhar o resultado das fotos.

3. Tripé

O tripé é o equipamento que mantêm sua câmera fixa e estável. Ele serve para garantir que a câmera não irá se mover e que as fotos não sairão tremidas ou borradas.

Se não tiver um tripé (mesmo que um mais barato), você pode usar o timer interno da câmera para diminuir o tremor ao apertar o botão disparador. O timer e o tripé formam uma poderosa combinação para garantir bons resultados nas fotos dos produtos do seu negócio.

Dica: Se não tiver um tripé, improvise com objetos servindo de apoio e fita crepe para colar o celular ao objeto.

4. Ângulos

Tire fotos do seu produto de todos os ângulos que conseguir, para garantir que o consumidor tenha acesso aos mínimos detalhes do que você está vendendo. Os detalhes são muito importantes, pois mostram as especificações e os diferenciais.

O que atrai uma pessoa, não atrai outra e por ai vai. Por isso, garanta o máximo possível de impactos positivos do seu negócio, e tire fotos em posições e ângulos diferentes.

5. Fundo

Fundo infinito: Se o cenário for em ambiente fechado, o uso de fundo infinito destaca o produto, atraindo o olhar do cliente e evitando distrações, além de ser muito útil na hora da edição.

As cores do fundo variam entre o branco, o preto e o verde.

Dica: Para criar um fundo infinito, basta colocar um pedaço de papel ou tecido branco por trás do produto, prendendo na parte de cima com ganchos e criando uma ligeira curva, para passar a ideia de profundidade.

6. Enquadramento

Com a utilização de vários objetos na mesma imagem, preste atenção para que o cenário não fique confuso e perca a atenção do cliente.

Posicione os objetos de maneira objetiva e clara. Enquadre-os na foto. E plim!

7. Escala

O tamanho e dimensão dos produtos é extremamente importante.

Tenho certeza de que você já comprou algo achando que iria servir direitinho na sua parede ou no seu corpo, e quando chegou o produto era uma miniatura, ou grande demais.

Para evitar esse tipo de situação com seus clientes, quando for fotografar objetos, coloque referências, como por exemplo um relógio de pulso. Coloque o pulso de uma pessoa para mostrar o tamanho exato do produto.

8. Edição

Após todos o processo, averiguação de detalhes e aprovação do ensaio, é hora de fazer um bom tratamento de imagem nelas.

Escolha as melhores fotos, coloque todas no mesmo padrão de tamanho e faça a “mágica” acontecer. O importante é fazer com que as imagens se tornem atrativas para seu cliente, e você consiga concluir boas vendas.

Dica:

1. Cuidado com a escolha dos filtros. As pessoas querem ver exatamente como é o produto, e a aplicação excessiva de filtros passa falta de credibilidade;

2. Não apague nenhuma foto antes de vê-la no computador, as fotos podem ser bem diferentes no visor da câmera e na tela do computador.

9. Resolução mínima

A imagem deve ser nítida para que o consumidor consiga visualizar cada pedacinho do produto. Mas para não sobrecarregar seu site, trabalhe com fotos quadradas entre 600×600 (mínimo) e 1200×1200 (máximo).

Para identificar detalhes mínimos, plataformas de e-commerce utilizam o zoom.

10. Informações na imagem

Não é recomendado o uso de preços e informações dos produtos nas fotos, pois atrapalha a visualização e impede a reutilização da imagem.

O ideal é disponibilizar as fotos, e fazer separado uma descrição completa do produto, como normalmente fica localizada na parte inferior da página.

Conta pra gente, você já fez algo do tipo? Conta como foi!

Image by Freepik

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