Como escolher o melhor sistema de gestão para sua empresa

Integração: essa é uma das palavras de ordem para que qualquer empresa funcione bem. Há alguns anos, a palavra se referia, na maioria das vezes, ao trabalho em grupo dos funcionários. Mas essa visão foi revista, ampliada e automatizada.

Hoje em dia, integrar é uma ação feita online, fazendo uso dos ERP (Enterprise Resource Planning, SIGE – Sistemas Integrados de Gestão Empresarial). Como estes são sistemas adaptáveis e seu tempo de implantação pode ser grande, vale a pena você saber os critérios para ajudar na escolha do seu. Seguem eles:

Tamanho e necessidade do seu negócio

Em primeiro lugar você deve fazer um levantamento das áreas e processos internos de sua empresa e percorrer os caminhos da informação, como ela vai de um departamento a outro, bem como a forma de armazenamento de dados.

É interessante falar com sua equipe para saber de cada um quais as dificuldades que poderiam ser sanadas com um sistema de informações integrado. Talvez o marketing esteja sentindo falta da possibilidade de checar o estoque para saber como direcionar campanhas, por exemplo. Ou o RH precisa de dados de produtividade dos funcionários que trabalham com metas.

Traçando esse mapa, você poderá ver exatamente os benefícios da implantação do sistema e que tipo de ERP seria ideal para o tamanho e necessidade do seu negócio.

Engajamento da equipe

Um sistema é composto por dados. E quem vai inseri-los? A equipe que trabalha na empresa. Por isso, é fundamental que seu time esteja no mesmo ritmo, para que possam abraçar a novidade. Até porque mudanças precisam ser adaptadas e vão requerer um aprendizado de uma nova forma de trabalhar.

Por isso, todos devem compreender a importância desse passo e estarem engajados para que tudo dê certo. Implantar um novo formato de gestão é um investimento a longo prazo, tanto para retorno financeiro quanto de trabalho para os funcionários.

Tempo

Como falamos acima, mudar ou implantar um sistema não é da noite para o dia. Avalie de forma objetiva os dados: recursos humanos, finanças, comunicação. Veja com a equipe como está o fluxo de trabalho. Se você trabalha com vendas, no segmento de chocolates, por exemplo, escolher o período pré-páscoa pode não ser o mais adequado. Vá com calma. Veja se este é um bom momento para mudanças na empresa. Lembre-se de que não há como se apressar com esse tipo de projeto.

Portanto, dedique a ele o tempo necessário para que se torne o sucesso de que você precisa para crescer.

Fornecedor

Não conhece nada sobre Tecnologia da Informação? Recorra a um especialista para te ajudar a escolher o melhor sistema. Talvez você encontre na equipe da sua empresa ou tenha que recorrer aos que existem no mercado. Caso tenha alguma dúvida nessa questão, entre em contato com a gente pelo comercial@tagplus.com.br, estamos aqui para auxiliá-lo na difícil decisão de escolher um novo sistema de gestão.

O importante é que esta deve ser uma escolha consciente que leve em consideração a qualidade da empresa contratada, facilidade para uso e manutenção, investimento, como é feito o armazenamento e backup das informações, entre outros itens que um profissional qualificado poderá indicar.

O ideal é sempre se informar, conhecer os benefícios do ERP, se preparar para sua implantação e encontrar um excelente fornecedor.

Pretende implantar um ERP para otimizar a produtividade na empresa? Fale conosco!

Imagem: Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias