Como calcular porcentagem de lucro? Aprenda com exemplos!
Você sabe quanto está faturando e lucrando? Seu produto ou serviço tem preço coerente com o que vale? Você sabe exatamente quanto vende por dia? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, este texto é para você!
Saber como calcular a porcentagem de lucro da sua empresa é essencial para o crescimento e sucesso do negócio. E por que isso? Diversos fatores interferem no resultado final do período estimado, além de dizer muito sobre a rentabilidade e sustentabilidade do seu empreendimento.
Erros e falhas como não saber precificar seu produto ou serviço, confundir faturamento com lucro, não fazer o controle diário das vendas e outros, são os principais problemas observados nesta etapa do trabalho oriunda do setor financeiro das empresas.
O que é porcentagem de lucro?
Para entender melhor sobre a porcentagem de lucro ou margem de lucro, é preciso saber que lucro é o que sobra do faturamento quando descontados os custos e despesas. Em outras palavras, a margem de lucro é aquele dinheiro que sobra depois que você paga todas as contas da empresa.
É por meio desse valor – que é dado em porcentagem – que se consegue determinar a lucratividade do seu produto e/ou serviço, ou do seu negócio como um todo.
Então, este valor poderá ser utilizado para investir na própria empresa ou ser destinado à sua conta pessoal.
Por que é importante calcular a porcentagem de lucro?
Calcular a margem de lucro ideal serve para que o empreendedor saiba exatamente qual é a lucratividade e rentabilidade da sua empresa. Sendo assim, esses dois fatores são fundamentais para manter em equilíbrio a saúde financeira da sua empresa.
Além disso, em situações delicadas como empréstimos, por exemplo, o banco questionará a respeito do percentual de lucratividade ou margem de lucro da empresa para avaliar a aprovação ou não do dinheiro, e isso é dado em formato de porcentagem, não em reais.
Existe uma margem de lucro ideal?
Cada empresa apresenta uma margem de lucro específica, pois seu percentual muda de acordo com o segmento, porte, tipos e preços de serviços e/ou produtos ofertados. Mas, respondendo à pergunta do título, sim, existe uma margem de lucro ideal.
Em média, o lucro esperado é:
- 30% a 20% para serviços;
- 10% a 20% para comércio;
- 7% a 12% para indústria.
É importante frisar que todos os custos devem ser detalhadamente revisados e considerados, para que o cálculo da porcentagem de lucro se aproxime ao máximo da realidade do negócio. Além disso, os preços dos produtos e serviços devem seguir o ritmo do mercado, alinhando-se às necessidades demandadas.
Qual a diferença entre lucro líquido e lucro bruto?
Para que você possa entender o raciocínio dos cálculos da porcentagem de lucro, vamos passar rapidamente por alguns conceitos básicos. O lucro bruto é a diferença entre o total arrecadado e o custo de produzir o produto ou serviço. Sua fórmula é:
- Lucro bruto = receita total – custos variáveis (produção, embalagem, entrega)
Para facilitar, veja um exemplo prático.
- Na minha loja de acessórios, meu total de vendas foi de R$ 200, mas foram gastos R$ 70 para a produção e entrega. Dessa forma, temos: 200 – 70 = R$ 130. Ou seja, o meu lucro bruto foi de R$ 130,00.
Já o lucro líquido leva em consideração todos os custos agregados, tanto os fixos quanto os variáveis, como por exemplo:
- contas de água, energia elétrica, internet, telefone e gás;
- aluguel;
- compra de produtos básicos para o seu funcionamento, como materiais de escritório e de limpeza;
- pagamento de impostos.
Assim, a fórmula para descobrir o lucro líquido é:
- Lucro líquido = lucro bruto – despesas (fixas e variáveis)
Seguindo o exemplo acima, temos:
- Lucro Líquido: 130 – 100 (despesas totais) = R$ 30
Como calcular a porcentagem de lucro?
Agora que você já sabe a diferença entre o lucro bruto e o líquido, você verá como calcular a porcentagem de lucro da sua empresa. Veja como é simples:
- Margem de lucro = lucro líquido / receita x 100
Veja um exemplo:
- Receita total: R$ 10.000
- Custos: R$ 2.500
- Lucro: R$ 10.000 – R$ 2.500 = R$ 7.500
- Margem de lucro: R$ 7.500 / R$ 10.000 = 0.75 x 100 = 75%
Como falamos no tópico da margem de lucro ideal, a porcentagem de lucro de 75% é muito acima do esperado para o setor comercial, industrial e empresas que ofertam serviços.
Caso tenha alguma dúvida específica do seu negócio, consulte um contador.
Quais são as estratégias para aumentar o lucro?
Confira algumas táticas para aumentar o lucro da sua empresa.
Preços condizentes com os dos concorrentes
Uma das principais estratégias para aumentar o seu lucro é verificar se os preços de seus serviços e/ou produtos se equiparam aos dos concorrentes do mesmo nicho que seu negócio está inserido. Saber o quanto vale o seu produto e/ou serviço é importante para definir um preço justo.
Planejamento de despesas
Como vimos, os custos e despesas têm influência direta no preço dos produtos e/ou serviços que você vende. Nosso conselho aqui é: revise com atenção as suas despesas — elas realmente são necessárias? O que pode ser alterado ou diminuído?
Esse controle evita possíveis prejuízos, otimiza no longo prazo o seu fluxo de caixa e, consequentemente, traz maior segurança em relação ao futuro do negócio.
Redução de custos
Para ajudar a reduzir custos é interessante pensar em formas viáveis e de menor impacto no dia a dia do trabalho, como renegociar com fornecedores e diminuir o consumo de energia, às vezes, readequar setores para tal.
Essa revisão auxilia no amplo reconhecimento do negócio, o que é necessário para a tomada de decisões futuras e melhoria na margem de lucro.
Saber o que é, para que serve e como calcular a margem de lucro é de suma importância para a saúde financeira da sua empresa. Concluímos então, que a porcentagem de lucro nada mais é que o valor que resta da sua venda, após subtrair todas as despesas relacionadas aos produtos e/ou serviços.
A partir da porcentagem obtida do cálculo da margem de lucro, você conseguirá ter uma visão geral do negócio, o que te permitirá traçar estratégias certeiras para aumentar a lucratividade, sustentabilidade e rentabilidade da sua empresa.
Para se manter em dia com informações, notícias e conteúdos como este, acesse nossas redes sociais: Linkedin, Instagram, Facebook.
Imagem: Freepik
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Meu produto que eu vendo é 30 reais sendo q comprei por 10 ,meu lucro tá sendo 20 reais e para ter uma margen de lucro de 300% tenho que vender a 40,e isso ?
Seu cálculo está certo! Se você quer uma margem de lucro de 300% sobre o custo de compra, precisa vender o produto por R$40. Isso acontece porque o lucro de R$30 (300% de R$10) somado ao custo do produto resulta nesse valor.
Já hoje, vendendo por R$30, sua margem é de 200% sobre o custo de compra ou 66,67% sobre o preço de venda.
ola eu investir 1,286 reais em produtos para fazer pijamas para vender qual valor sendo que comprei 35 metros de tecido a qual cada 1.metro.saiu a 19.90 com 1 metro.de tecido consigo fazer um pijama infantil e com 2 metros.consigo fazer 1 pijama adulto nesses 35 metros gastei 670 reais que ja esta incluso nesse 1,286 total que gastei por quanto eu teria que vender cada pijama?
Para calcular o preço de venda de cada pijama, você deve considerar o custo total dos materiais e a quantidade de produtos que você pode produzir.
Depois de somar o custo da produção total (R$1286) deve definir a quantidade de pijamas que poderá fazer de cada modelo, proporcionalmente para não desperdiçar tecido.
Vamos supor uma distribuição de pijamas infantis e adultos:
– 20 metros para pijamas infantis: 20 pijamas
– 15 metros para pijamas adultos: 7.5 pijamas (arredondar para 7)
Com essas informações você pode calcular o custo por pijama, exemplo: 1/35 X 670 = 19.14 (aproximadamente) para tecido por pijama infantil e 616/27 = 22.81 (aproximadamente) outros custos por pijama infantil, sendo assim, o custo total por pijama infantil seria 19.14 + 22.81 = 41.95.
Com o custo total de cada peça em mãos pode definir o preço de venda. Para isso, você deve considerar a margem de lucro desejada, utilizando a fórmula do post.
Olá, esclareça uma dúvida por favor
O custo total do produto é R$35,00 vendo ele por R$50,00 minha Margem de lucro é de 30%(50-35=15/50=30%) se multiplicar 30% x R$35,00= R$45,50 para chegar no R$50,00 tenho que multiplicar R$35,00 x 42,86%
Então qual a porcentagem de lucro estou tendo neste produto, 30% ou 42,86% ?
A margem de lucro é calculada com base na fórmula: lucro líquido dividido pela receita vezes 100. Para calcular o lucro líquido, é necessário subtrair do lucro bruto as despesas.
Suponhamos que sua receita total com este produto seja R$50, com os custos de R$35. Sendo assim, seu lucro seria R$15. A margem de lucro é igual a: R$15 divido por R$50 = 0,3; vezes 100 é igual a 30%. Com isso, seu lucro é de 30%.
Gostei do esclarecimento.
Bastante útil. Continuem assim!
Agradecemos o seu retorno, Kai! Se tiver sugestões de temas para nossos especialistas abordarem, pode enviar por aqui ou pelo nosso Instagram: @tagplus.oficial
Uma dúvida só, e pode ser até besteira, mas vamos lá…
Uma proposta que recebi, foi me proposto um salário X + benefício X e 0,25% do faturamento, que em média de um processo da algo em torno de BRL 1.300,00 até 1.700,00 reais…
Sendo assim, o correto seria eu fazer, BRL 1.300,00 (um exemplo) múltiplicados por 0,25% OU apenas 0,25??
Pergunto, pois o resultado de um para outro é significado, logo isso iria interferir em minha remuneração diretamente… Aguardo, obrigada!
Olá, Daiane! Faturamento é diferente de porcentagem de lucro. O faturamento é o somatório de todas as vendas que foram realizada na empresa, enquanto a porcentagem de lucro é o que sobra quando descontados do faturamento os custos e despesas. Se estiver se referindo ao cálculo de comissão, normalmente ele é feito em cima do valor das vendas realizadas, e você multiplicaria o total por 0,25. Verifique com a empresa o dado correto e solicite qual cálculo é feito, para garantir as informações corretas, assim consegue ver se é viável para você.
Ótima explicação, ajudou bastante. Parabéns pelo seu trabalho
Agradecemos o seu feedback, Bella! Conte com a gente!
Foi muito bom muito útil obrigado
Ficamos felizes que o conteúdo te ajudou, Silmara!
Bom dia!
Se tem uma coisa que não entra na minha cabeça, é essa questão do percentual de lucro.
Segundo apresentado aí, se eu tenho uma despesa de 100 e uma receita de 200, meu lucro seria de 50%.
Ora, se eu dobrei o valor investido, meu percentual de lucro não deveria ser de 100%?
No próprio exemplo dado, em que faturei R$ 10.000,00 com uma despesa de R$ 2.500,00, meu lucro não deveria ser de 300% já que, com um gasto inicial de 2.500 eu obtive um lucro de 10.000?
Você poderia, por favor, esclarecer essa questão?
Desde já, muito obrigado!
Conforme indicado no artigo, lucro é o que sobra do faturamento quando descontados os custos e despesas.
Sendo assim, 10.000 – 2.500 = 7.500 esse é o total de seu lucro.
Tendo em vista que seu lucro em cima dos 10.000 foi de 7.500 (valor real, em dinheiro), para calcular a margem de lucro alguns cálculos devem ser feitos:
7.500 / 10.000 = 0,75
0,75×100 = 75%
Ou seja em cima de 10.000 o lucro foi de 75% com base nos custos e despesas que teve.
uma dúvida sobre a margem por setor:
ex: comercio 10 e 20 %
esse % corresponde ao liquido ou ao bruto?
Ei, Alberto!
A margem de lucro ideal é baseado no dinheiro que sobrou após o pagamento de todos os custos, portanto, essa porcentagem corresponde ao lucro líquido.
Não entendi a conta do exemplo da porcentagem de lucro. Achei meio confuso…
Tem como me explicar essa conta?
Ei, Almir. Tudo bem?
Agradecemos imensamente pelo comentário, pois conseguimos detectar um erro no cálculo final.
Explicando: a fórmula do lucro líquido é “a receita total, menos os custos”. Sendo assim, temos R$ 10.000 – R$ 2.500 = R$ 7.500
A fórmula da margem de lucro é “lucro líquido / receita x 100”, sendo assim temos R$ 7.500 / R$ 10.000 = 0.75 x 100 = 75%
Esperamos ter ajudado, como nos ajudou. 🙂