Branding: A construção da sua marca na cabeça do consumidor

As pessoas não compram O QUE você vende, mas PORQUE você vende.

O que é branding?

Branding significa gestão de marcas. É um conjunto de ações estratégicas que contribui para tornar sua marca mais conhecida, respeitada e positiva na mente do consumidor, através de experiências vividas e sentimentos.

O OBJETIVO DO BRANDING É CONQUISTAR UM LUGAR ÚNICO NA VIDA DO CLIENTE DA MARCA.

O Branding pode ser considerado um processo de estruturação de uma marca, incluindo o nome da marca, a logo, os valores da empresa, quais emoções busca gerar nos consumidores, tom de voz (padrão), quais propósitos e missão da marca, como, o quê, onde, quando e quem será atingido pela marca e diferenciais do produto/serviço ofertado.

O que é marca? O que representa?

A sua marca é tudo aquilo que remete a você. É um conjunto de coisas que te representa, mas que não depende só de você, envolve também a percepção das pessoas sobre sua marca.

O valor de uma marca

É totalmente abstrato e intangível.


Marca é a imagem que fica marcada na mente dos consumidores sobre determinado produto ou serviço.
A sua marca adquire personalidade, forma e posicionamento quando você transfere seus motivos para suas peças, discursos e ações de marketing. Isso fortalece, cria presença, cria vínculos e valor.

Exemplo:


Uma camisa branca, é só uma camisa branca.

Uma camisa com a logo de alguma marca consolidada no mercado, por exemplo a Lacoste, torna-se um produto no qual as pessoas pagam um preço elevado, por considerarem uma marca de excelente qualidade, de identidade definida e credibilidade no meio. Todas essas características agregam valor à marca e alteram a percepção dos consumidores, se a marca segue com os valores iniciais impostos.

Qual a importância do branding para sua empresa?

Acho importante dizer que um plano estratégico de branding nem sempre vai ter um precinho que cabe no bolso inicialmente, mas é válido pensar que criar a identidade de uma marca e conseguir passar valores e missão às pessoas, demora um certo tempo, então não tenha pressa, faça com calma que vai dar certo!


Quando uma marca consegue passar ao cliente o seu propósito, valor e missão, a percepção de preço pode mudar. Boas experiências com a marca são a chave para boa recomendação, ação muito valorizada atualmente para aquisição de novos clientes.


O branding apresenta vários benefícios para quem o utiliza, como associação com um nicho de mercado, reconhecimento da marca no mercado, maior valor agregado à marca, mais presença na mente dos consumidores, relação de lealdade e confiança com o público.

Alguns pontos para entender melhor:

1. Identidade visual

Representação visual da marca que a identifica, por exemplo, logo, cores, tipografia, traços, etc. Quanto mais alinhada for, maior a associação na mente de quem busca opções de marcas de um mesmo segmento. Ou seja, adeque sua logo, crie seu manual de marca e determine uma linha de estilo.

2. Estratégia

É o intangível, são os valores da marca que cria ligação com os consumidores.

2.1 Personalidade da marca

MISSÃO: Quais são as necessidades da audiência que sua marca atende? Como a empresa supre essas necessidades? Quais são os princípios que guiam a abordagem da empresa? Por que os consumidores compram com você ao invés de outra marca?

VISÃO: Quais são seus produtos e serviços mais importantes? Quais produtos você nunca irá oferecer? Como seus consumidores descreveriam sua marca? Onde você quer chegar com a marca no futuro?

POSICIONAMENTO: Com quem você está falando? Qual segmento do mercado sua marca atende? Qual é a promessa da sua marca? O que é único na sua marca?

ESSÊNCIA: Que emoções os consumidores encontram com a sua marca? Se sua marca fosse uma pessoa, como ela agiria? Sua marca é séria ou divertida? Criativa? Extrovertida? Qual é o estilo com que a marca se expressa?

2.2 Canais

Quais canais seu público-alvo usa para se conectar/relacionar à outras pessoas?
Crie um site para ser encontrado em procuras na internet e, depois, crie perfis em redes sociais para interagir com os consumidores.

2.3 Conteúdo

Um bom conteúdo ajuda a sua marca a se destacar e alcançar visibilidade e confiança.

A importância do branding na era digital


Marcas sem personalidade no meio digital não tem lugar mais, as pessoas estão mais exigentes, se informando sobre a marca nas redes sociais e críticas antes de do primeiro contato.

O branding digital analisa os produtos, conceito e valores para a formação da personalidade online da marca, proporcionando interações nas redes sociais, a fim de gerar emoções nos consumidores.

A ideia dessa jogada de marketing é provocar e gerar uma certa curiosidade nas pessoas, para posteriormente, fixá-la na mente do ṕublico.

A credibilidade é tudo que uma marca quer do seu público. O objetivo é se tornar referência no seu segmento. A proposta da sua marca deve ser claro e autêntico.

Identidade é o que traz confiança à sua marca, por isso, utilize palavras-chave, cores, objetos e imagens que o público consiga identificar a marca sem ter que ver a logo.

Conclusão

Podemos concluir que o branding tem uma vital importância para o negócio, devendo ser focado em ações estratégicas, que mantenham a imagem da empresa sempre em um lugar de destaque na lembrança do consumidor. Além do mais, os resultados a longo prazo são incríveis, vão desde a redução de custos de aquisição e retenção de clientes, até o aumento significativo das vendas diretas.

O branding define quem é você no mercado e o que os clientes pensam a respeito da sua marca, resultando em fidelidade garantida e vida longa ao seu negócio!

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Imagem: Freepik

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