Como a automatização do seu processo de venda afeta seu lucro
[GUEST POST MERCOS]
Manter as vendas organizadas é fundamental para o bom andamento dos negócios, mais do que isso, é essencial para sua lucratividade.
Primeiramente, vamos relembrar do que se trata lucro:
- Lucro é a diferença entre as receitas e todos os gastos e custos envolvidos em uma operação.
Como vemos, não se trata apenas de vender mais, mas também de reduzir seus custos. Para uma equação perfeita, é necessário minimizar suas despesas e maximizar seus ganhos.
Utilizar uma ferramenta para o gerenciamento e controle é uma boa forma de manter o trabalho fluído e centralizado. Além de otimizar o tempo do seu vendedor, permitindo que ele consiga destinar esse período sobressalente para novas vendas.
David Souza, Gerente de Canais da Mercos, compartilha com a gente um cálculo importante:
“Um vendedor perde muito tempo digitando pedidos que foram recebidos por e-mail, WhatsApp e por telefone. Esse tempo gira em torno de 7 horas e 20 minutos por semana. É um impacto da falta de produtividade.“
E a gente sabe que falta de produtividade afeta diretamente no resultado dele no final do mês, né?
Além disso, se o pedido não chega na hora para o seu ERP, como você pode fazer o controle do estoque? Programar melhor sua produção ou até melhorar seu processo logístico?
Você já chegou a fazer a conta do custo que você tem com pedidos errados e quanto eles representam na sua operação? Indicamos esse exercício para você entender melhor.
Conhecemos algumas empresas que tem uma pessoa ou equipe exclusivamente para fazer essa digitação de pedido e minimizar os erros, e então repassar para o ERP. Se for o seu caso, você poderia usar esse capital humano em outra função e deixar que automatização comercial faça isso.
Outro fator muito importante é saber como está rentabilidade dos seus pedidos. Conhecemos casos de pedidos que chegaram para gestão com uma margem tão pequena que não pagava o custo da venda. Você está fazendo esse acompanhamento?
Agora falando sobre seu vendedor externo ou representante, você faz uma análise de como está a capilaridade de atendimento e como ele trata sua carteira de inativos. Sabemos que existem casos de profissionais que acabam sempre fechando pedidos com os mesmos clientes, com um controle mais próximo e o apoio de uma ferramenta de e-commerce B2B, ele poderá fechar novos pedidos aumentando consequentemente seu faturamento.
Por último, quero perguntar a você um ponto bem delicado, caso o vendedor saia da empresa, como ficam os clientes? Você tem um controle para que um novo profissional dê continuidade? Sua carteira de cliente é um dos maiores bens da sua empresa, merece ser tratado com muito carinho, pois o custo da troca pode afetar diretamente seus ganhos.
Por isso, um sistema de força de vendas como o Mercos, aliado ao ERP PARCEIRO mantém os processos mais ágeis e fáceis de controlar, trazendo economia de tempo para a operação. Logo, redução de custos!
O que o Mercos entrega?
- Otimiza o processo de vendas;
- Elimina o retrabalho e minimize erros.
- Aumenta a produtividade da equipe de vendas;
- Entregara o desempenho da sua equipe em tempo real, personalizado conforme sua estratégia;
- Ecommerce B2B integrado ao Mercos.
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Escrito por
Renata Scaff
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